A História de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano

| 25 de abril de 2012 | 3 Comentários
TFP.org

Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano

A poucos quilômetros da cidade de Roma, fica Genazzano – uma cidade rica em história e abençoada com a presença de uma pintura milagrosa da Virgem Santíssima que tem uma história extraordinária.

As origens de Genazzano remontam aos tempos dos imperadores romanos. Por causa da sua proximidade com Roma, a cidade foi escolhida por muitos patrícios e cortesãos imperiais como um local para suas casas de campo. Os vastos jardins que circundam essas moradias frequentemente serviram como palco de festas perversas, jogos e rituais pagãos em honra dos deuses a quem os romanos atribuíam a fertilidade de seus campos.

Uma dessas celebrações era realizada todo dia 25 de abril em honra da deusa Flora ou Vênus. Para esse evento, pessoas de todas as classes – homens livres e escravos, patrícios e plebeus – se reuniam para uma grande festa. Essa prática gradualmente se dissolveu e os templos caíram em ruinas enquanto o sopro vivificador do Cristianismo regenerava os povos da Europa.

No século III, foi dada uma ordem para construir um santuário dedicado à Mãe de Deus sob a terna invocação de Mãe do Bom Conselho, sobre as ruínas dos templos romanos.

A cidade de Genazzano

Com o passar dos anos, a cidade se tornou mais populosa e o santuário cresceu em fama. Durante a Idade Média, os franciscanos e os agostinianos fundaram mosteiros nas proximidades. Com o tempo, a igreja primitiva erigida em honra da Mãe do Bom Conselho começou a mostrar sinais de degradação. Além disso, como o santuário era pequeno, os fiéis construíram igrejas maiores e mais ricas para suas solenes funções.

Em 1356, por volta de um século antes da aparição da pintura milagrosa que introduziria Genazzano nos anais das maravilhas da Igreja, o príncipe Pietro Giordan Colonna, cuja família adquiriu senhorio na cidade, atribuiu a Igreja mais antiga da cidade e sua paróquia aos cuidados dos Eremitas de Santo Agostinho. Os fiéis teriam, assim, a assistência pastoral necessária, e reparos poderiam ser feitos na Igreja antiga.

Apesar das orações dos fiéis terem se intensificado, as dificuldades financeiras impediram a restauração urgente e necessária do antigo templo. Mas a Mãe que dá sábios conselhos em todas as circunstâncias e atentamente provê as necessidades dos homens, escolheu uma terceira-agostiniana, Petruccia de Nocera, para realizar um prodígio sobrenatural que traria a tão desejada restauração.

Petruccia tinha recebido uma modesta fortuna depois da morte do seu marido em 1436. Vivendo sozinha, ela dedicou a maior parte do seu tempo às orações e aos serviços na igreja da Mãe do Bom Conselho. Entristeceu-a ver o estado deplorável das instalações sagradas e ela rezou fervorosamente para sua restauração. Finalmente, ela resolveu tomar a iniciativa. Depois de obter permissão dos frades, ela doou seus bens para iniciar a restauração na esperança de que outros a ajudariam a concluí-la uma vez que havia começado.

Um plano foi traçado para a construção de uma magnífica igreja. No entanto, uma vez que a ardorosa tarefa havia começado, Petruccia, que já tinha 80 anos de idade, notou que sua generosa oferta foi escassamente suficiente para completar a primeira fase da nova construção. Para piorar a situação, ninguém veio ajudá-la.

Beata Petruccia e o santuário de Genazzano

Para seu espanto, a construção mal havia subido 1 metro, quando a construção parou devido à falta de recursos. Seus amigos e vizinhos começaram a ridicularizá-la. Detratores a acusaram de imprudência. Outros severamente repreenderam-na em público. Para todos eles ela dizia: “Meus queridos filhos, não dêem tanta importância para essa aparente desgraça. Eu lhes asseguro que antes da minha morte a Santíssima Virgem e nosso santo pai Agostinho finalizarão a igreja começada por mim”.

Em 25 de abril de 1467, o dia da festa do patrono da cidade, São Marcos, uma solene celebração foi iniciada com a missa. Era sábado, a multidão começou a se reunir em frente à Igreja da Mãe do Bom Conselho. A única nota discrepante na celebração foi o trabalho inacabado de Petruccia.

A pintura de Nossa Senhora do Bom Conselho descendo sobre Genazzano

Por volta das quatro da tarde, todos ouviram os acordes de uma bela melodia que parecia vir do céu. As pessoas olharam para as torres da igreja e viram uma nuvem branca que brilhava com milhares de raios luminosos e que, gradualmente, se aproximava da multidão estupefata ao som de uma melodia excepcionalmente bela. A nuvem desceu na Igreja da Mãe do Bom Conselho e pousou sobre a parede da capela inacabada de São Biagio, que Petruccia havia começado.

De repente, os sinos da antiga torre começaram a tocar por si. Os outros sinos da torre também tocaram milagrosamente em uníssono. Os raios que emanavam da nuvenzinha se apagaram e a própria nuvem gradualmente desapareceu, revelando um belo objeto, sob o olhar encantado dos espectadores. Era uma pintura que representava Nossa Senhora ternamente segurando seu Divino Filho nos seus braços. Quase imediatamente, a Virgem Maria começou a curar os doentes e conceder consolações incontáveis, cujas memórias foram gravadas para a posteridade pelas autoridades eclesiásticas locais.

As noticias da pintura e seus milagres se espalharam pela província e além, atraindo as multidões. Algumas cidades formaram procissões entusiásticas para ver a imagem que o povo chamou de Madonna do Paraíso por causa da sua celestial entrada na cidade. Numerosas esmolas foram doadas como resposta à confiança inabalável que Nossa Senhora inspirou em Petruccia.

Em meio ao entusiasmo geral causado pela pintura, Nossa Senhora quis divulgar a verdadeira origem do maravilhoso afresco para seus devotos. Dois estrangeiros, cujos nomes eram Giorgio e De Sclavis, entraram na cidade no meio de um grupo de peregrinos que vinham de Roma. Eles vestiam roupas estranhas e falaram uma língua estrangeira, dizendo que eles haviam chegado em Roma no início daquele ano a partir da Albânia. Enquanto a maioria das pessoas se recusava a acreditar nos dois estrangeiros, a história deles teve um significado especial para os habitantes de Genazzano.

 *   *   *

Jorge Castriota, melhor conhecido como Skanderberg

Jorge Castriota, melhor conhecido como Skanderberg

Em Janeiro de 1467 morreu o último grande líder albanês, Jorge Castriota, melhor conhecido como Skanderbeg. Elevado por um chefe albanês, ele se colocou à frente do seu próprio povo.

Posteriormente, Skanderbeg infligiu impressionantes derrotas ao exército turco e ocupou fortalezas por toda a Albânia.

Com a morte de Skanderbeg, o exército turco, finalmente livre deste Fulminante Leão da Guerra, voltou para Albânia, ocupando todas as fortalezas, cidades e províncias com exceção de Scutari, no norte do país.

No entanto, a capacidade de resistir da cidade era limitada e sua captura era esperada a qualquer momento. Com sua queda, a Albânia cristã seria derrotada. Diante desta perspectiva, aqueles que queriam praticar sua fé em terras cristãs começaram um triste êxodo. Giorgio e De Sclavis também estudaram a possibilidade de fugir, mas algo os manteve em Scutari, onde havia uma pequena igreja, considerada o santuário de todo o Reino Albanês. Nessa igreja os fiéis veneravam uma imagem de Nossa Senhora que tinha misteriosamente descido dos céus duzentos anos antes.

De acordo com a tradição, ela veio do leste. Tendo derramado inumeráveis graças sobre toda a população, sua igreja se tornou o principal centro de peregrinação na Albânia. O próprio Skanderbeg tinha visitado esse santuário mais de uma vez para ardentemente pedir a vitória nas batalhas. Agora o santuário estava ameaçado por uma iminente profanação e destruição.

Os dois albaneses ficaram aflitos com a idéia de deixar o grande tesouro da Albânia nas mãos do inimigo para fugirem do terror turco. Na sua perplexidade, eles foram para a antiga igreja pedir à Santíssima Virgem o bom conselho que eles precisavam.

Naquela noite, a Consoladora dos Aflitos os inspirou a ambos em seu sono. Ela os ordenou que se preparassem para deixar seu país, que jamais veriam novamente. Ela acrescentou que o milagroso afresco também estava deixando Scutari para outro país para escapar da profanação dos turcos. Finalmente, ela os ordenou a seguir a pintura onde ela fosse.

Na manhã seguinte, os dois amigos foram ao santuário. Em certo momento eles viram a imagem se destacar da parede onde esteve pendurada por dois séculos. Deixando seu nicho, ela pairou no ar por um momento e foi, de repente, envolta numa nuvem branca na qual a imagem continuava ainda visível.

A pintura peregrina deixou a igreja e os arredores de Scutari. Viajou lentamente pelo ar numa altitude considerável e avançou em direção ao mar Adriático numa velocidade que permitia os dois albaneses acompanhá-la. Depois de percorrer uns 38 quilômetros, eles chegaram à costa.

Nossa Senhora Bom Conselho e os albaneses atravessando o Adriático

Sem parar, a imagem deixou a terra e avançou sobre as águas, enquanto Giorgio e De Sclavis, mantendo a confiança, continuaram a segui-la, caminhando sobre as ondas assim como seu Divino Mestre fez no Lago de Genesaré.  Quando a noite caía, a nuvem misteriosa, que os havia protegido com sua sombra do calor do sol, guiava-os à noite com luz, como a coluna de fogo no deserto guiou os Judeus em seu êxodo do Egito.

Eles viajaram dia e noite até chegarem à costa italiana. Lá, continuaram a seguir a imagem milagrosa, escalando montanhas, vadeando rios e passando através de vales. Finalmente, chegaram à vasta planície de Lazio, de onde podiam ver as torres e cúpulas de Roma. Ao chegar às portas da cidade, a nuvem desapareceu de repente diante de seus olhos decepcionados.

Giorgio e De Sclavis começaram a procurar na cidade, indo de igreja em igreja, perguntando se a pintura havia descido lá. Todas suas tentativas para encontrar a pintura falharam e os romanos receberam os dois estrangeiros e seu estranho conto com incredulidade.

Pouco tempo depois, notícias surpreendentes chegaram a Roma: uma imagem de Nossa Senhora apareceu nos céus de Genazzano ao som de uma bela música e tinha vindo para ficar na parede de uma igreja que estava sendo reconstruída. Os dois albaneses correram para encontrar o tesouro amado de seu país milagrosamente suspenso no ar próximo à parede da capela onde permanece até hoje.

Embora alguns habitantes acharam a história dos estrangeiros difícil de acreditar, investigações cuidadosas mais tarde provaram que os dois estavam contando a verdade e que a imagem era mesmo a mesma que agraciava o santuário em Scutari.

*   *   *

Quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho em Genazzano

Assim Maria Santíssima, com a humilde participação de uma piedosa terceira-agostiniana de um lado do Adriático e dois fiéis albaneses do outro, transportou seu misterioso afresco da infeliz e desventurada Albânia para uma pequena cidade muito perto do coração da Cristandade. Começando sua histórica jornada do pequeno santuário albanês, que ela havia escolhido não por acaso, ela viajou sobre o mar para derramar sobre o mundo uma nova torrente de graças sob a invocação de Mãe do Bom Conselho.

Esse artigo foi originalmente publicado em:

http://www.tfp.org/tfp-home/about-our-lady/the-story-of-our-lady-of-genazzano.html.

Tradução livre por Paulo Américo e Gabriel Ferreira.

email

Tags: , , , , , , ,

Categoria: Devoções Católicas

Comentários (3)

Trackback URL | Feed RSS de Comentários

  1. EDMILSON disse:

    AS SEITAS PROTESTANTES DIZEM DESCARADAMENTE QUE NÃO EXISTE O PURGATÓRIO BÍBLICAMENTE ISSO É UMA PIADA

    PRIMEIRO O NOME PURGATÓRIO NÃO EXISTE NA BÍBLIA
    POR QUE FOI A IGREJA QUE COLOCOU ESSE NOME

    PARA SE REFERIR AO NOME DO DOGMA DO PURGATÓRIO

    AGORA PRA CALAR DE VEZ AS SEITAS PROTESTANTES SOBRE O QUE REALMENTE É O PURGATÓRIO VOU MOSTRAR BIBLICAMENTE PARA QUEM NÃO SABE
    QUE O PURGATÓRIO PODE SER CHAMADO DE ESPIAÇÃO DAS ALMAS

    OU A PURGAÇÃO DAS ALMAS E ISSO VOCÊ ENCONTRA EM VÁRIAS PASSAGENS BÍBLICAS

    RESUMINDO A ESPIAÇÃO E A PURGAÇÃO EXISTENTES BÍBLICAMENTE
    A ESSES DOIS NOMES A IGREJA COLOCOU O NOME DE PURGATÓRIO

    MUITO SIMPLES DE COMPREENDER POIS NENHUM PADRE DA IGREJA NENHUM BISPO DA IGREJA NENHUM ESCRITOR ECLESIÁSTICO E NENHUM PADRE DA IGREJA DO PRIMEIRO SEGUNDO E TERCEIRO SÉCULO DA ERA CRISTÃ CONSTESTOU ISSO
    SABE POR QUE POR QUE NÃO EXISTE CONTRADIÇÕES

    E A IGREJA CATÓLICA NUNCA ERROU EM DOGMA

    Agora Irmãos e irmãs católicas o nome expiação e purgação é facilmente encontrado na bíblia
    E possui o mesmo grau e sentido do nome purgatório,que é pregado indiscutivelmente pela doutrina da santa Igreja Católica Apostólica Romana
    Resumindo purgatório purgação ou expiação pelo pecado é um estado no qual os fiéis que morreram com pecados veniais não arrependidos em vida
    Serão purificados desses pecados veniais depois da morte, antes de entrar no céu.
    Essa doutrina é verdadeiramente bíblica e é muito simples e fácil de entendê-la
    Primeira a palavra purgatório não é mencionada na Bíblia ,
    mas as palavras purgação como expiação existem
    por isso o nome purgatório foi a igreja que deu para essa doutrina da mesma forma que termos como ‘encarnação’, ‘Santíssima Trindade’ ou até mesmo a palavra Bíblia,
    também não aparecem nas Escrituras.
    Mais estudando biblicamente e profundamente você notará que a expiação é um “lugar de purgação”, o qual de fato é mencionado na Bíblia várias vezes
    E por isso é aprovado e pregado por todos os padres apostólicos e por todos os padres da igreja e por todos os escritores eclesiásticos dos primeiros século incontestavelmente
    Irmãos e irmãs católicas contestações sobre a doutrina do purgatório só nasceram depois de surgir no mundo as seitas protestantes que nem 500 anos ainda tem

    Resumindo o purgatório também é chamado de purgação ou expiação
    agora a única diferença disso tudo é apenas o nome que a igreja deu a esse processo que se chama purgatório

    VEJE NESSE ESTUDO
    ALGUNS VERSÍCULOS BÍBLICOS QUE COMPROVAM A EXISTÊNCIA DA PURGAÇÃO E DA EXPIAÇÃO QUE A IGREJA DEU O NOME DE PURGATÓRIO

    Porém, diz o Senhor pelo profeta Zacarias, que Ele mesmo, mais que o fogo, purgará e limpará a alma eleita, ativando com Seu hálito as suas chamas (Zac 3, 9).

    IRMÃOS E IRMÃS NESSA PASSAGEM DEUS AFIRMA CLARAMENTE QUE DEPOIS DE MORTO

    ELE DIZ QUE LIMPARÁ A ALMA ELEITA
    E SE A ALMA JÁ É ELEITA ELA JÁ NÃO É MAIS CONDENADA

    MAIS MESMO ASSIM DEUS DIZ CLARAMENTE QUE LIMPARÁ A ALMA ELEITA COM PURGAÇÃO E COM SEU HÁLITO E CHAMAS

    AQUI MOSTRA CLARAMENTE QUE ATÉ MESMO UMA ALMA ELEITA PODE MORRER COM UM PECADO VENIAL E POR ISSO ELA TEM QUE PASSAR POR UMA ESPIAÇÃO PARA SE PURIFICAR

    OLHA PURGARÁ É UM NOME QUE TA DENTRO DA BÍBLIA
    E O NOME PURGARÁ POSSUI A MESMA EXÊNCIA DO NOME PURGATÓRIO
    OU DO NOME EXPIAÇÃO POIS POSSUEM O MESMO SENTIDO

    VEJAM AQUI
    ALGUMAS OUTRAS REFERÊNCIAS QUE COMPROVAM A PASSAGEM PELO FOGO

    Porque todo homem será salgado pelo fogo” (Marcos capítulo 9)
    SERÁ QUE UM HOMEM É SALGADO VIVO NO FOGO?
    AGORA VEJA NESSE VERSÍCULO OUTRA REFERÊNCIA SOBRE A PURGAÇÃO
    Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
    Cada galho em mim que não produz fruto ele tira fora: e cada galho que produz fruto,
    ele o purga para que traga mais fruto (João 15:1, 2).
    Se o homem não permanece em mim, ele é lançado fora como um galho, e é murchado; e homens os
    ajuntam e os lançam dentro do fogo, e eles são queimados (verso 6).

    QUEM ENTENDE PARABÓLAS FACILMENTE NESSA PASSAGEM SABE DO QUE JESUS SE REFERE
    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS
    Agora vejam aqui mais um exemplo bem claro desta purificação
    está em (Malaquias 3, 1- 4) onde diz: “Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho.
    E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais.
    Ei-lo que vem – diz o Senhor dos exércitos.
    Quem estará seguro no dia de sua vinda?
    Quem poderá resistir quando ele aparecer?
    Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros.
    Sentar-se-á para fundir e purificar a prata;
    purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata;
    então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm.
    E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora”.
    NESSA PASSAGEM MOSTRA CLARAMENTE A DOUTRINA DO PURGATÓRIO
    OU SE AS SEITAS PROTESTANTES PREFERERIR A DOUTRINA DA PURGAÇÃO OU A DOUTRINA DA ESPIAÇÃO

    AGORA VEJA E MAIS NESSE VERSÍCULO DIZ

    Hebreus 12: 22-23 – Você, no entanto, você veio ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, a miríades de anjos, atendendo assembléia solene dos primogênitos inscritos nos céus,
    e a Deus, juiz universal e aos espíritos dos justos sua consumação.

    NESSE VERSÍCULO DIZ QUE DOS ESPIRÍTOS DOS JUSTOS SUA CONSUMAÇÃO
    ESSE PASSAGEM DIZ TUDO
    AGORA NOTE AQUI NESSE VERSÍCULO OUTRA REAL COMPROVAÇÃO
    DE QUEM MORRE COM UM PECADO NÃO ESPIADO EM VIDA TEM QUE PAGA-LO NA MORTE

    VEJA

    (Mateus 5, 25-26) a luz é um delito que deve ser purgado
    antes da ressurreição, ninguém vai duvidar que a alma passa por uma purificação no Hades, sem prejuízo para a plenitude da sua ressurreição, após o que haverá também alguma recompensa na carne. ”

    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS O PURGATÓRIO NÃO É FABULA MAIS É REAL

    E A PRÓPRIA BÍBLIA MOSTRA ISSO CLARAMENTE SEM NENHUMA CONTRADIÇÃO

    RESUMINDO A IGREJA PODERIA USAR O MESMO NOME BÍBLICO QUE EXISTE DENTRO DA BÍBLIA DE PURGAÇÃO OU DE ESPIAÇÃO E ASSIM USAR O NOME BÍBLICO DE AS ALMAS SE ENCONTRAM EM ESPIAÇÃO OU DE PURGAÇÃO

    AQUI A UNICA DIFERENÇA É COMO EU JÁ DISSE

    É SÓ O NOME QUE A IGREJA COLOCOU DE PURGATÓRIO

    AGORA REFORÇANDO ESSA TESE VEJA O QUE DIZ SÃO PAULO

    Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já foi posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará;
    na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento, mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (1 Coríntios 3:11-15).

    SÃO PAULO AQUI MOSTRA CLARAMENTE A EXISTÊNCIA DO PURGATÓRIO
    O QUE É COMPROVADO INDISCUVELMENTE POR TODOS PADRES DA IGREJA DOS PRIMEIROS SÉCULOS DA ERA CRISTÃ

    AGORA ALGUMAS SEITAS PROTESTANTES INOCENTEMENTE AFIRMAM QUE NESSE VERSÍCULO

    O apóstolo Paulo está falando sobre a sabedoria, e os coríntios estavam tentando edificar a sua igreja por meio de sabedoria humana, que era próprio dos gregos (I Cor. 1:22),

    IRMÃOS E IRMÃS ESSA AFIRMAÇÃO PROTESTANTE É FALSA HERETICA
    E CONTRADITÓRIA SEM NENHUMA BASE BÍBLIA E MUITO MENOS HISTÓRICA

    VOU DA SÓ ALGUNS EXEMPLOS SIMPLES
    SE ESSA AFIRMAÇÃO PROTESTANTE FOSSE VERDADEIRA

    SÃO PAULO CHAMARIA A COMUNIDADE DE CORINTIOS DE HERESES
    POR TENTAR MUDAR O FUNDAMENTO DA IGREJA QUE É JESUS CRISTO

    E MAIS AS COMUNIDADES DE CORINTIOS JÁ TINHA SEUS BISPOS DIÁCONOS E PRESBÍTEROS E ACIÕES
    E NADA ERA DECIDIDO SEM O OVAL DELES

    AGORA QUAL QUER UM DELES QUE QUERESSE TENTAR MUDAR OS ENSINAMENTOS DA IGREJA QUE É JESUS CRISTO
    ISSO SERIA CONSIDERADO UMA GRANDE HERESIA E SÃO PAULO OS ADVERTIRIA DURAMENTE PARA O ARREPENDIMENTO

    VEJA

    MAIS NESSE VERSÍCULO É O CONTRÁRIO POIS SÃO PAULO AFIRMA QUE A OBRA DE CADA UM SERÁ DESCOBERTA PELO FOGO MAIS SE QUEIMAR TODA VIA ELE AINDA SERÁ SALVO COMO TODA VIA PELO FOGO

    AÍ EU TI DIGO MEU IRMÃO VOCÊ TEM COMO DESCOBRIR
    TODAS AS OBRAS TODOS E TODOS OS DESEJOS E TODOS OS PENSAMENTOS E OS ATOS QUE SE ESCONDE DENTRO DA CABEÇA E DO CORAÇÃO DE UM FIEL DENTRO DA IGREJA SEJA ELE PADRE BISPO LEIGO OU UM FIEL CLARO QUE NÃO?

    ISSO SÓ SERÁ DESCOBERTO DIANTE DE DEUS NO SEU TRIBUNAL

    VEJA
    Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já foi posto, o qual é Jesus Cristo.
    AQUI SÃO PAULO DIZ QUE DENTRO DO FUNDAMENTO DO QUAL JÁ FOI POSTO QUE É JESUS CRISTO NINGUÉM PODE MUDAR

    MAIS SOBRE ESSE FUNDAMENTO DO QUAL JÁ FOI POSTO SÃO PAULO AFIRMA
    QUE NELES É QUE FICAM NOSSAS OBRAS

    ESSE FUNDAMENTO QUE SÃO PAULO SE REFERE É O DA IGREJA
    POIS JESUS CRISTO
    É A CABEÇA DA IGREJA
    E NÓS SAMOS OS SEUS MEMBROS

    ENTÃO ESSA UNIÃO É O FUNDAMENTO DA IGREJA
    COM TODAS AS SUAS DOUTRINAS

    AGORA MEUS IRMÃOS E IRMÃS SE ALGUM HOMEM QUERER MUDAR ESSE ENSINAMENTO
    ELE JÁ SERIA CONSIDERADO E CHAMADO DE HEREGE

    E ELE JÁ SERIA DURAMENTE ADVERTIDO POR SÃO PAULO PARA UM ARREPENDIMENTO VERDADEIRA

    MAIS NESSA PASSAGEM SÃO PAULO FALA QUE A OBRA DE CADA UM SERÁ MOSTRADA

    VEJA
    a obra de cada um se manifestará;
    na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

    IRMÃOS E IRMÃS ESSE VERSÍCULO MOSTRA CLARAMENTE A EXISTENCIA DO PURGATÓRIO

    RESUMINDO
    TUDO O QUE FAZEMOS POR ATOS PALAVRAS E DESEJOS

    UM DIA SE MANIFESTARÁ
    E TODO HOMEM UM DIA VAI PRESTAR CONTAS A DEUS DOS SEUS ATOS

    É POR ISSO QUE SÃO PAULO DIZ QUE O DIA A DECLARARÁ

    E SE A OBRA PERMANECER RECEBE O GALARDÃO

    E ESSE GALADÃO BÍBLICAMENTE É CHAMADO DE A RECOMPENSA NOS CÉUS

    POR ISSO SÃO PAULO DIZ

    Hebreus 9
    27. Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo,

    AGORA PARA DESMASCARÁ AS SEITAS PROTESTANTES VOU MOSTRAR REFERÊNCIAS SOBRE OS MORTOS BÍBLICAMENTE

    VEJA
    “Dá de boa vontade a todos os vivos, e não recuses este benefício a um morto” ( Eclo 7,37 )

    AGORA
    no livro II dos Macabeus se afirma que “É um santo e saudável pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados”(II Mac. XII , 46).
    AGORA VEJA AQUI
    Um outro exemplo que está na Bíblia é o de (2 Macabeus 12, 43-46) onde se diz: “Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles.
    Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas”.
    TA AÍ MAIS UMA BELA E GRANDE COMPROVAÇÃO DA DOUTRINA DO PURGATÓRIO

    AGORA VEJA QUE O PRÓPRIO SÃO PAULO PREGOU A ARAÇÃO PELOS MORTOS VEJA NESSE VERSÍCULO REFERÊNCIAS CLARAS

    2 Tm. 1:16-18 – Onesíforo está morto, mas Paulo pede misericórdia para com ele “naquele dia.”
    O contexto de “naquele dia” demonstra seu uso escatológico (ver, por exemplo, Rm 2.5,16; 1 Cor 1,8;.. 3,13 e 5,5; 2 Cor 1,14;. Phil 1.6,10;. 2,16; 1 Tessalonicenses 5.2,4,5,8;. 2Ts 2.2,3;. 2 Tm 4.8)..
    Claro, não há necessidade de misericórdia no céu, e não há misericórdia dada no inferno.
    Onde está Onesíforo? Ele está no purgatório
    ESSA PASSAGEM DESMASCARA TODAS AS SEITAS PROTESTANTES BIBLICAMENTE
    NEM VOU USAR ESCRITORES DA ÉPOCA DOS FATOS OCORRIDOS POIS SENÃO ESSA MATERIA FICARIA ENORME

    POR ISSO VOU SÓ USAR A BÍBLIA PARA PROVAR FACILMENTE QUE O PURGATÓRIO COMO AS ORAÇÕES PELOS MORTOS É BÍBLICO
    VEJA
    II Timotio 1
    16. O Senhor conceda sua misericórdia à casa de Onesíforo, que muitas vezes me reconfortou e não se envergonhou das minhas cadeias!
    17. Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude
    E me encontrou.
    18. O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia “junto do Senhor naquele dia”.

    Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso.

    Irmãos e irmãs ao ler esse texto podemos entender claramente que São Paulo estava pedindo misericórdia de Deus para um amigo que já havia falecido.

    E MAIS A PATRÍSTICA E OS ESCRITOS DA ÉPOCA MOSTRAM ISSO INCONTESTAVELMENTE

    VEJA MAIS PROVAS CLARAS BÍBLICAMENTE
    I Corintos 15
    29. De outra maneira, que intentam aqueles que se batizam em favor dos mortos? Se os mortos realmente não ressuscitam, por que se batizam por eles?
    VEJA AQUI MAS PROVAS CLARISSÍMAS QUE DESMASCARAM AS SEITAS PROTESTANTES

    II samuel 1

    17. Compôs então Davi o seguinte cântico fúnebre sobre Saul e seu filho Jônatas,
    18. ordenando que fosse ensinado aos filhos de Judá. É o canto do Arco, que está escrito no Livro do Justo:
    19. Tua flor, Israel, pereceu nas alturas! Como tombaram os heróis?
    AGORA VEJA EM
    II reis 23
    17. E o rei perguntou: Que monumento é esse que eu vejo? Os habitantes da cidade responderam-lhe: É o túmulo do homem de Deus que veio de Judá, e que predisse tudo o que fizeste ao altar de Betel.
    18. Deixai-o, disse o rei; paz aos seus ossos. E os seus ossos ficaram intactos, assim como os ossos do profeta que tinha vindo de Samaria.

    Bem meus irmãos, nesses textos podemos observar um planto de 7 dias em favor de um falecido, uma cerimônia de 7 dias anual pela filha de Jefte, um canto para homenagear Saul escrito pelas mãos de Davi e um monumento feito para um homem de Deus.

    Agora mesmo se não existisse um texto Bíblico onde pessoas faziam cerimônias pelos falecidos (o que não é verdade), também não existe um texto condenando tais cerimônias.

    AGORA NOTE ESSA OUTRA REFERÊNCIA BÍBLICA NO QUAL OS OSSOS DE ELISEU RESUCITAM UM HOMEM MORTO
    VEJA
    Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.
    E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés. 2 Reis 13.

    E NÃO É SÓ ISSO VEJA NA CARTA DE SÃO JUDAS O DIABO QUERENDO POSSUIR O CORPO DE MOISÉS JÁ MORTO

    Carta de São Judas (1,9), Miguel disputou com o Diabo o corpo de Moisés

    Isso nos leva a crer que é da responsabilidade desse anjo tudo o que se relaciona com o mundo dos mortos:

    VEJA
    “Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda ”
    (Jud 1,9)

    As seitas protestantes são leigas nesse assunto

    Agora o que devemos entender em primeiro lugar é que todos os pecados causam danos a alma, porém nem todos os pecados resultam na mesma conseqüência, existem os pecados (Mortais) e os pecados (Não Mortais ou Veniais).

    VEJA A GRANDE PROVA BÍBLICA AQUI

    I João 5 – 16. Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não o conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isto para aqueles que não pecam para a morte.

    Há pecado que é para morte; não digo que se reze por este.
    17. Toda iniqüidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte.

    CONCLUINDO EXISTEM PECADOS MORTAIS E VENIAIS
    AGORA MUITAS SEITAS PROTESTANTES PREGAM QUE NÃO EXISTE PECADO GRANDE OU PEQUENO ESSE ENSINO É UMA HERESIA CHEIA DE BLASFÊMIA POR ISSO TOME MUITO CUIDADO

    VEJA

    “Quem me entregou a ti cometeu pecado maior”, disse Ele a Pilatos (Jo 19,11).

    Saibam que todos os pecados causam danos à alma, porém sabemos que nem todos os pecados levam a morte da alma
    (A morte da Alma é ser jogada no lago de fogo Apocalipse 20-14, ou seja, a separação eterna de Deus).

    VEJA NESSA PASSAGEM ONDE DIZ

    Passam os dias na alegria, e descem tranqüilamente à região dos mortos” (JÓ capítulo 21)

    AGORA VEJA NESSA PASSAGEM O QUE SÃO PAULO DIZ

    Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado até o terceiro céu. Se foi no corpo, não sei. Se fora do corpo, também não sei; Deus o sabe. 3. E sei que esse homem – se no corpo ou se fora do corpo, não sei; Deus o sabe – 4. foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir” (II Coríntios capítulo 12)

    IRMÃOS AS SEITAS PROTESTANTES NEGAM O PURGÁTORIO INOCENTEMENTE
    PRIMEIRO AS SEITAS PROTESTANTES NÃO TEM HISTÓRIA E ARGUMENTOS

    E SEGUNDO RELIGIÃO SE DESCULTE AGORA PONTOS DE VISTA NÃO

    POR ISSO AS SEITAS PROTESTANTES NEGAM PELOS SEUS PONTOS DE VISTA

    VAI ALGUNS EXEMPLOS OS 7 LIVROS DA BÍBLIA QUE ELES TIRARAM DESCARADAMENTE
    OS APOSTÓLOS FAZEM REFERÊNCIAS DESSES LIVROS TIRADOS DA BÍBLIA PROTESTANTE

    AGORA IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS
    VEJA

    NESSA PASSAGEM QUE MOSTRA CLARAMENTE QUE QUANDO MORREMOS NA FÉ
    A NOSSA ALMA VOLTA PARA DEUS
    VEJA

    Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará.
    2. Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça.
    3. E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz!
    4. Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade” (Sabedoria capítulo 3)

    AQUI MOSTRA CLARAMENTE QUE QUANDO MORREMOS NÃO ADORMECEMOS
    QUEM PREGA O CONTRÁRIO É HEREGE

    VEJA MAS UMA GRANDE PROVA BÍBLICAMENTE

    Eles darão conta àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.
    6. Pois para isto foi o Evangelho pregado também aos mortos; para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito” (I Pedro capítulo

    NESSE VERSÍCULO VOCÊ O ESTUDANDO NOTA CLARAMENTE O QUE TODOS OS PADRES APOSTÓLICOS E PADRES DA IGREJA DOS 4 PRIMEIROS SÉCULOS ESCREVERAM
    AFIRMANDO QUE O PURGATÓRIO É REAL

    AGORA SOMENTE UM HOMEM LEGAVADO PELA BURRICE E PELO ENGANO O CONTESTA
    MAIS SE ELE DEIXAR DE LÊ FABULAS PROTESTANTES E FOR NA RAIZ ELE MUDA SUA TESE
    INDISCUTIVELMENTE

    VEJA O QUE JESUS DIZ
    Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena” (Mateus capítulo 10)

    E MAIS VEJA O QUE ELE DIZ NESSA OUTRA PASSAGEM BÍBLICA

    Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo,
    onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.

    AGORA REFORÇANDO A TESE

    VEJA NESSE VERSÍCULO ISAIS DIZENDO CLAMAMENTE

    QUE EXISTE UMA MORADA ONDE MUITOS DOS MORTOS FICAVAM
    VEJAM

    Subirei sobre as nuvens mais altas e me tornarei igual ao Altíssimo. 15. E, entretanto, eis que foste precipitado à morada dos mortos, ao mais profundo abismo” (Isaias capítulo 14)

    Vejam mais referências
    Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;
    2 Pedro 2:4

    AGORA VEJAM NESSA OUTRA PASSAGEM MAIS UMA COMPROVAÇÃO DE QUE A MORADA DOS MORTOS NÃO É SIMBOLO MAIS POSSUI REALIDADE REAL

    VEJA
    A morte e a morada subterrânea foram lançadas no tanque de fogo.
    Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;2 Pedro 2:4
    AGORA VEJA ESSA OUTRA PASSAGEM
    Fil. 02:10 – todo joelho se dobrará a Jesus, no céu, na terra, e “debaixo da terra” que é o reino dos justos mortos, ou o purgatório.

    IRMÃOS E IRMAS TODO JOELHO SE DOBRA AO NOME DE JESUS AGORA
    SE A MORADA DOS MORTOS FOSSE SIMBOLO SERIA APENAS TODO JOELHO SE DOBRE AO NOME DE JESUS NO CÉU NA TERRA E NO INFERNO E NÃO NA MORADA DOS MORTOS POIS A MORADA DOS MORTOS É SÓ UM SIMBOLO

    CLARO QUE NÃO A MORADA DOS MORTOS EXISTE CLARAMENTE E A BÍBLIA AFIRMA

    Irmão e irmãs católicas agora raciocinem com lógica
    E me diz seria jogado algo que não existe dentro do fogo?

    O ENGRAÇADO É QUE AINDA EXISTEM TANTAS SEITAS PROTESTANTES

    QUE CONTESTAM DESCARADAMENTE OU INOCENTEMENTO O PURGATÓRIO ISSO É UMA PIADA

    VEJA MAIS UMA PROVA INCONTESTÁVEL

    “E todo o que disser alguma palavra contra o Filho do Homem, lhe será perdoado; porém, o que a disser contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” (S. Mateus, XII, 32).
    Nesse versículo Jesus supõe a possibilidade de haver um perdão na outra vida.
    E MAIS ESSA PASSAGEM TEM BASE E SUSTENTAÇÕES POIS NÃO É UM FATO ISOLADO
    Exemplo disso foi Jesus ter descido na prisão onde muitos espíritos estavam presos por desobediência a Noé
    VEJA
    “Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados(…) padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito.

    É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos na prisão,

    aqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes (…) Por isto foi o Evangelho pregado também aos mortos; para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito.” ( I Pe 3, 18-19 ; 4, 6 )

    EU FICO IMAGINANDO A BÍBLIA FALA DA EXISTÊNCIA DO CÉU INFERNO PARAISO MORADA DOS MORTOS SEIO DE ABRÃO ABISMO PROFUNDOS E DE UMA PRISÃO

    AI EU ME PERGUNTO POR QUE AINDA AS SEITAS PROTESTANTES QUEREM CONTESTAR ISSO É RIDÍCULO

    AGORA AQUI NESSE OUTRO VERSÍCULO VEJA MAIS UMA GRANDE PROVA DE EXISTIR PECADOS LEVES E PECADOS GRANDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS
    POIS JESUS MORREU NA CRUZ PELA DESOBEDIÊNCIA DE ADÃO E EVA

    E NOS RECONCILIOU COM DEUS

    MAIS SE CONTINUARMOS A PECAR TEREMOS UMA GRANDE DIVIDA CASO NÃO ARREPENDERMOS DE CORPO E ALMA

    VEJA

    (Hebreus 6: 4-6)

    “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.”

    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICOS TEMOS QUE TOMAR MUITO CUIDADO COM NOSSAS ATITUDES
    POIS NÃO PODEMOS TENTAR JAMAIS A BONDADE E MISERICORDIA DE DEUS

    POR QUE TODOS OS PECADOS POSSUEM AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

    AGORA NESSA PASSAGEM QUE EU VOU MOSTRAR
    JESUS DIZENDO CLARAMENTE EM PARABÓLAS
    A EXISTENCIA DO PURGATÓRIO
    OU SE VC PREFERIR A ESPIAÇÃO PELO PECADO NÃO ARREPENDIDO
    VEJA
    O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, ATÉ QUE PAGASSE toda a sua dívida.
    É ASSIM que o meu Pai que está nos céus FARÁ convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.” Mateus 18: 34-35
    Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal.

    Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.

    Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. Mateus 5:25-26

    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS
    Aqui em ambas passagens vemos uma referência implícita ao lugar de expiação o qual a Igreja chama Purgatório.
    Enquanto estamos à caminho do tribunal, uma alusão ao julgamento individual depois da morte, somos obrigados a nos reconciliar, pois adversário ( Satanás, o acusador) nos condenará diante do Juiz (Cristo Nosso Senhor)
    Que por sua vez nos fará justiça, e seremos jogados na prisão (purgatório), até que nossas dívidas (cada pecado cometido e não expiado) sejam pagas.
    Essas passagens são referências ao purgatório e não ao inferno, como alguns alegam, pois afirmam que uma vez que as dívidas são pagas, o devedor ( pecador) sairá da prisão.
    Como sabemos, uma vez condenado, ninguém sai do inferno.
    Enquanto as almas do purgatório, uma vez purificadas, ascendem ao céu.
    NESSE VERSÍCULO
    Nosso Senhor se refere à vida futura.
    Vou da um exemplo
    VOCÊ PODERIA ATÉ ODIAR SEU IRMÃO OU SEJA QUEM FOR
    QUE VOCÊ NUNCA IRIA SER PRESO POR ISSO AQUI NA TERRA
    A NÃO SER QUE VOCÊ O MATE OU O AGRIDE
    CASO CONTRÁRIO SEJA QUAL FOR ESSE SEU ÓDIO
    PELO SEU IRMÃOS SE ELE FICAR SÓ GUARDADO COMO VOCÊ
    TU NUNCA IRIA SER PRESO POR ISSO

    RESUMINDO O QUE JESUS QUIZ DIZER NESSA PASSAGEM
    É PARA TODOS NÓS IRMÃOS FAZERMOS AS PAZES UM COM OS OUTROS
    E NOS PERDOARMOS MUTUAMENTE
    POIS SE UM DIA CASO CONTRÁRIO
    SE UM IRMÃO MORRER COM ODIO NO CORAÇÃO
    COM CERTEZA ELE VAI COMPARER DIANTE DO TRIBUNAL ONDE O JUIZ É DEUS
    QUE TI PEDIRÁS CONTA DE TUDO NA SUA VIDA
    E TAMBÉM O POR QUE DO ÓDIO CONTRA O SEU SEMELHANTE

    Irmãos e irmãs católicas nas Sagradas Escrituras há muitos textos que mostram claramente, que embora nossos pecados possam ser perdoados, Deus ainda impõe-nos a obrigação de sofrer neste mundo duros trabalhos temporais ou no próximo através das chamas do Purgatório.

    Veja o que aconteceu com Adão. Porque ele se arrependeu logo depois de ter cometido o pecado original,
    Deus garantiu a ele que o havia perdoado, mas ainda assim
    Ele o condenou a passar nove séculos sobre esta terra fazendo penitência.
    Penitências que ultrapassam qualquer coisa que possamos imaginar:…maldita seja a terra por tua causa.
    Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de sua vida.
    Ela te produzirá espinhos e tu comerás a erva da terra.
    Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que fostes tirado; porque és pó, e em pó te hás de tornar…(Gênesis 3.17)”

    E mais Davi ordenou, contrariando a vontade de Deus, que se fizesse o recenseamento de Israel
    Atingido pelo remorso de consciência, ele reconheceu o seu pecado, atirou-se ao chão suplicando ao Senhor que o perdoasse.
    Conseqüentemente, Deus tocado pelo seu arrependimento, o perdoou.
    Mas apesar disso, Ele enviou Gad para dizer a Davi que ele teria que escolher entre 3 tipos de punições que Ele havia preparado para Davi reparar pelo seu pecado:
    a peste,a fome ou a guerra. Davi então respondeu: Ah! Caia eu nas mãos do Senhor, porque imensa é a sua misericórdia; mas que eu não caia nas mãos do homem…(I Crônicas 21).
    Ele escolheu a peste e esta durou apenas 3 dias mas matou 7 mil pessoas de seu povo.
    Se o Senhor não tivesse detido a mão do Anjo que estava estendida sobre Israel, Jerusalém inteira teria ficado despovoada!
    Davi ao ver todo o mal causado pelo seu pecado, implorou a graça de Deus pedindo que Deus punisse apenas ele mesmo, mas que poupasse o seu povo que era inocente.

    IRMÃOS NESSE PEQUENO ESTUDO FICA CLARÍSSIMO
    QUE TODOS OS PECADOS PUSSUEM AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

    AGORA ESSA DOUTRINA
    DO PURGATÓRIO É VERDADEIRAMENTE BÍBLICA

  2. Marcelo disse:

    Que a Mãe do BOM CONSELHO,nos conduza pelos caminhos de nossas vidas,que ela nos conduza como conduziu os albaneses até a casa do PAI ETERNO.

  3. Geralda Feitosa disse:

    A proteção com bênçãos, favores e graças de NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO, em nossas vidas e na vida de toda a humanidade, pelo bem do Mundo Inteiro. Amém!

Deixe seu comentário