Psicose Ambientalista
Cadastre-se

São Gregório Magno, baluarte da Idade Média nascente

| 2 de setembro de 2012 | 2 Comentários
Plinio Maria Solimeo

Doutor da Igreja, um dos maiores Papas da História, dirigiu a Barca de Pedro com rara habilidade e deu rumo à conturbada época em que viveu.

São Gregório Magno

“Gregório é certamente uma das mais notáveis figuras da história eclesiástica. Exerceu em vários aspectos uma significativa influência na doutrina, organização e disciplina da Igreja Católica. A ele devemos olhar, para a explicação da situação religiosa da Idade Média; com efeito, não se levando em conta seu trabalho, a evolução da forma da Cristandade medieval seria quase inexplicável. Tanto quanto o moderno sistema católico é um legítimo desenvolvimento do catolicismo medieval, não sem razão Gregório deve também ser chamado seu pai. Quase todos os princípios diretivos do subseqüente Catolicismo são encontrados, pelo menos em gérmen, em Gregório Magno”.(1)

Ele “merece o glorioso título de Magno por todas as razões que podem elevar um homem acima de seus semelhantes: porque foi magno em nobreza e por todas as qualidades que vêm do nascimento e dos ancestrais; magno nos privilégios da graça com que o Céu o cumulou; magno nas maravilhas que Deus operou por seu intermédio; e magno pelas dignidades de Cardeal, de Legado, de Papa, para as quais a divina Providência e seus méritos o elevaram”.(2)

Esmerada e virtuosa educação

Trono de mármore de São Gregório Magno

Gregório nasceu em Roma no ano 540. Seu pai, Gordiano, era senador. Muito rico, após o nascimento do filho consagrou-se inteiramente a Deus no serviço dos pobres. Sua mãe, Sílvia, não era menos ilustre nem menos virtuosa, e passou os últimos anos de sua vida em contemplação num pequeno oratório para onde se retirou. Além de sua mãe, duas de suas tias, Tarsila e Emília, foram também elevadas à honra dos altares. Assim, seu primeiro biógrafo, João, o Diácono, fala de sua educação como sendo a de um santo entre santas.(3)

Dotado de excepcional inteligência e brilhante memória, Gregório aprendeu com facilidade as letras divinas e humanas. É bem provável que tenha também estudado Direito. São Gregório de Tours, que nos deixou algumas impressões sobre ele, diz que em gramática, retórica e dialética ele era tão hábil que, segundo voz corrente, não tinha igual em toda Roma. Diz também que ele se entregou a Deus desde sua juventude.

Enquanto seu pai foi vivo, Gregório tomou parte na vida do Estado e chegou a ser prefeito de Roma. Com a morte daquele, resolveu retirar-se do mundo e consagrar-se a Deus. Isso deu-se provavelmente em 574. Com sua grande fortuna, fundou seis mosteiros na Sicília, além de um em Roma, em seu palácio, com o nome de Santo André. Nele tomou o hábito religioso. Sua caridade para com os pobres era tão grande, que foi premiada com vários milagres.

Em 577 o papa Bento I o nomeou cardeal-diácono ou regional. Os que estavam revestidos dessa dignidade, sete ao todo, presidiam às sete regiões principais de Roma para atender às suas necessidades.

Mais tarde o Papa Pelágio II enviou-o a Constantinopla, como legado e embaixador junto ao imperador Tibério. Sua missão principal consistia em mover o imperador a pôr ordem na Itália.

Depois de seis anos de vida diplomática nessa cidade, Gregório foi chamado a Roma, provavelmente em 585, sendo então eleito abade de Santo André. O mosteiro ficou famoso com seu enérgico abade, podendo-se ler muita coisa edificante dele em seus Diálogos. Dedicava-se muito à formação de seus monges, e explicou-lhes vários livros das Sagradas Escrituras, como oPentateuco, o Livro dos Reis, os Profetas, o Livro dos Provérbios e o Cântico dos Cânticos.

Intervenção divina elimina a peste

Procissão rogativa a Sant’Angelo – Giovanni di Paolo, séc. XV. Louvre, Paris

No ano de 590, terríveis inundações seguidas de peste assolaram a Cidade Eterna, privando a Igreja de seu chefe, o Papa Pelágio. O clero, o povo e o Senado de Roma escolheram unanimemente para o Pontificado o diácono Gregório. Ele não queria aceitar, mas por fim acedeu, desde que a indicação fosse ratificada pelo imperador. Ao mesmo tempo escreveu a este, que era muito amigo seu, implorando que não ratificasse a escolha. Mas seu irmão, então prefeito de Roma, interceptou a carta e enviou ao imperador outra, enaltecendo as qualidades de Gregório e pedindo a confirmação no cargo.

Enquanto não vinha a resposta, Gregório assumiu interinamente o posto, devido ao estado de calamidade em que Roma se encontrava. Para fazer cessar o flagelo da peste, convocou procissões rogatórias gerais, durante três dias, com a presença de todos, inclusive a dos abades dos mosteiros da Cidade Eterna com seus religiosos, e das abadessas com suas religiosas. Gregório portou nessa procissão um antigo quadro da Virgem, cuja autoria é atribuída a São Lucas. Segundo a tradição, por onde passava o quadro, o ar corrompido cedia lugar ao são. Quando ele chegou nas proximidades do mausoléu de Adriano, de acordo com a mesma tradição, ouviram-se coros angélicos que cantavam: “Rainha dos Céus, alegrai-vos, aleluia; porque Aquele que merecestes portar, aleluia; ressuscitou como disse, aleluia”. O povo ajoelhou-se, cheio de devoção e alegria, e Gregório cantou: “Rogai por nós a Deus, aleluia”. No mesmo instante ele viu um anjo que embainhava a espada, para significar que o flagelo cessara. A partir de então o mausoléu de Adriano passou a ser conhecido como Santo Ângelo.

Quando chegou a resposta do imperador confirmando Gregório no cargo, este quis fugir, mas à força foi ordenado sacerdote e coroado Sumo Pontífice.

Capitão, rei, pontífice, pai do povo

São Gregório Magno

Triste situação se apresentava ao novo Papa. A Igreja estava em deplorável estado, necessitando de mão firme que a reformasse. Na África, imperava a heresia donatista; na Espanha, a ariana; na Inglaterra, a idolatria; e na Gália, a simonia, os crimes de Fredegunda e os erros de Brunilda, rainha da Austrásia, na Gália. Na Itália, os lombardos, que eram arianos e rivais do poder imperial, faziam devastações. No Oriente, havia a arrogância dos patriarcas de Constantinopla e a má vontade dos imperadores bizantinos que, não podendo defender nem governar a Itália, ficavam enciumados por ver que os Papas cumpriam esse papel. Enfim, em todas as fronteiras do Império Romano, ondas de bárbaros ameaçavam acabar com o que restava de pé nesse mundo em transição.

O novo Papa “lutava contra a peste, contra os tremores de terra, contra os bárbaros heréticos e contra os bárbaros idólatras, contra o paganismo morto e infecto mas insepulto, contra seu próprio corpo, consumido pelas enfermidades; e se pôde dizer que a alma de Gregório era a única inteiramente sã que existia em toda a humanidade”.(4) Assim, com uma habilidade e energia raras ele se multiplicava, tornando-se capitão, rei, pontífice, pai dos romanos. Arregimentou tropas e pagou seu soldo, forneceu aos bárbaros as contribuições que exigiam para não invadir Roma; alimentou e consolou o povo. Obteve do rei dos lombardos uma trégua para Roma e seu território. Com a ajuda de Teodolinda, rainha dos lombardos, que era cristã e amiga fiel do Papa, conseguiu a conversão de toda a nação lombarda do arianismo para a fé católica. Livrou depois o território pontifício de todos os tiranetes que tinham surgido em meio à anarquia, dando início ao poder temporal dos Papas.

Em 592 o imperador bizantino, por um edito, proibiu seus soldados de abraçar a vida monástica. Imediatamente São Gregório escreveu-lhe mostrando que, com isso, ele feria as leis de Deus e o direito de consciência dos soldados. E lembrou ao imperador Maurício as contas terríveis que ele teria que prestar a Deus por essa decisão, no dia de seu juízo particular.

O grande Papa comunicou a seu embaixador em Constantinopla: “Sei tolerar por muito tempo, mas, uma vez que resolva resistir, lanço-me com alegria em todos os perigos. Antes morrer que ver a Igreja do Apóstolo São Pedro degenerar em minhas mãos”.

Por sua humildade, Gregório foi o primeiro Papa que se chamou “servo dos servos de Deus”. Em sua boca, essa declaração não era mera figura de retórica.

Consolida a liturgia, codifica o canto sagrado

Túmulo de São Gregório Magno

Gregório foi profícuo em seus escritos, tendo todos eles alcançado grande repercussão. Daí o título que merecidamente recebeu deDoutor da Igreja. Em seu Livro da Regra Pastoral, por exemplo, uma de suas obras que mais influíram na Idade Média, fornece ao clero uma norma de vida. Já em suas Homilias, dirige-se ao povo com uma simplicidade comovedora. Sua palavra é tão eminentemente comunicativa, tão viva, tão apropriada, que a multidão a escuta religiosamente, às vezes com lágrimas, outras com aplausos.

De valor mais transcendental foram sua consolidação litúrgica e a codificação do canto eclesiástico (até hoje o canto-chão leva o seu nome, gregoriano). A ele se deve, por exemplo, o costume de cantar o Kyrie eleison na Missa, a introdução do Pai Nosso antes da fração da hóstia, e dos aleluias nos ofícios divinos, mesmo fora do tempo pascal. Teve muito empenho em realizar as cerimônias de culto com muita pompa exterior, para instrução e edificação do povo.(5) Do ponto de vista da liturgia, foi um digno predecessor do Papa São Pio V.

São Gregório Magno teve grande empenho na conversão dos ingleses, de modo a merecer o título de Apóstolo da Inglaterra.

O Pontífice, mesmo antes de ser eleito Papa, havia passado por diversas crises de saúde –– gota e intestinos –– que duraram meses inteiros.

Já no fim de sua vida, escreveu: “Há quase dois anos estou na cama, com grandes dores de gota, de modo que apenas nos dias de festa posso me levantar para celebrar. E logo, com a força da dor, me volto a deitar. […] Assim, morrendo cada dia, nunca acabo de morrer, e não é maravilha que eu, sendo tão grande pecador, Deus me mantenha tanto tempo neste cárcere”. O grande Papa faleceu no dia 12 de março de 604, aos 60 anos de idade.

________________

Notas:

1. F.H. Dudden, Gregory the Great, 1, p. v, in The Catholic Encyclopedia, Volume VI, Copyright © 1909 by Robert Appleton Company, Online Edition Copyright © 2003 by Kevin Knight.

2. Les Petits Bollandistes, Vies des Saints, Bloud et Barral, Libraires-Éditeurs, Paris, 1882, tomo III, p. 360.

3. G. ROGER HUDLESTON, Saint Gregory the Great, The Catholic Encyclopedia.

4. Fr. Justo Perez de Urbel, O.S.B., Año Cristiano, Ediciones Fax, Madrid, 1945, tomo I, p. 488.

5. Cfr. Edelvives, El Santo de Cada Dia, Editorial Luís Vives, S.A., Saragoça, 1947, tomo II, p. 126.

email

Tags: , , , ,

Categoria: Vida de Santos

Comentários (2)

Trackback URL | Feed RSS de Comentários

  1. EDMILSON disse:

    VEJA COMO ESSES VERSÍCULOS DO SALMO 45:6,9 SÃO PROFECIAS DA MULHER DO APOCALIPSE 12

    QUE SE CUMPRE EM MARIA A MULHER DO APOCALIPSE 12:

    /

    VAMOS AS PROVAS:
    EM SALMO 45:6,9 LEMOS:

    Salmo 45: 6,9 – “O teu trono, ó Deus, é para sempre;
    O CETRO do teu reino é um CETRO de justiça. …
    A rainha está à sua direita, adornada com ouro …

    ///////////////////////////

    NOTAS:
    AQUI DIZ: QUE O TRONO É DE DEUS PARA SEMPRE!
    E AINDA DIZ QUE A RAINHA ESTÁ A SUA DIREITA NO CÉU.

    ////////////////

    E MAIS…

    DAVI FALA DO CÉU DO TEMPLO DE DEUS
    E NÃO DESSE MUNDO NO QUAL OS SERES VIVOS ABITAM.

    ////////////////////////////////////
    AGORA VAMOS A PROFECIA DO SALMO 45: 6,9
    PARA SABER QUEM É ESSA RAINHA:

    /

    NOTAS:
    O SALMO 45:6,9 SE PROFETIZA NA MULHER DO APOCALIPSE 12
    VEJA A PROVA:
    LEMOS EM APOCALIPSE 12: 1-5: Que diz: Um grande e maravilhoso (SINAL) apareceu no céu: uma (MULHER) vestida do (SOL), tendo a (LUA) debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

    /////////////////
    E MAIS…

    ELA deu à luz uma criança do sexo masculino, aquele que há de reger todas as nações com VARA DE FERRO, mas seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu TRONO [APOCALIPSE. 12:1, 5].

    SEM DUVIDAS ESSE FILHO QUE SUBIU AO CÉU E SENTOU NO SEU TRONO SE CHAMA JESUS.
    MAIS QUEM DEU A LUZ JESUS?
    É CLARO QUE É MARIA.
    /
    E PARA NÃO RESTAR NENHUMA DÚVIDA?

    NOTE: Que essa (MULHER) que dá à luz uma criança do sexo masculino que há de reger as nações com VARA DE FERRO E MARIA.
    NO QUAL SÃO JOÃO NO LIVRO DO APOCALIPSE SÓ RELATA ESSE ACONTECIMENTO PASSADO
    NO TEMPO EM QUE O REI HERODES MANDOU MATAR TODOS OS RECEN NASCIDOS.
    E QUE MARIA FICOU ESCONDIDA COM SEU FILHO JESUS.

    ///////////////
    POR ISSO ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DO APOCALIPSE 12 : 17
    Que o Dragão, enfurecido com a (MULHER) e foi lutar o resto de sua descendência , contra os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.´
    /////////////////////////
    RESUMINDO:
    A RAINHA DO SALMO 45:6,9
    É MARIA DO LIVRO DO APOCALIPSE 12
    POIS ELA SURGE DO CÉU AO LADO DA ARCA DA ALIANÇA
    COM UMA COROA DE 12 ESTRELAS
    ////////////////////////

  2. EDMILSON disse:

    PURGATÓRIO ONDE ESTÁ NA BÍBLIA?

    RESPONDENDO:
    ///

    MOTAS:
    Uma das doutrinas mais incompreendidas de grupos não católicos.
    De fato, em grupos não católicos, que têm opiniões diferentes sobre o que este purgatório doutrina.
    /
    Alguns dizem que esta é uma segunda chance por que as almas para o inferno ter uma nova oportunidade de ser aceito no céu.
    /
    Outros vão dizer que os católicos acreditam que há uma necessidade de almas para completar a graça de Cristo e as nossas boas obras.
    /
    Outros, não mais inteligente, você diz que esta doutrina era desconhecida na época de Cristo; que não existe na Bíblia e que foi inventado pelos católicos.
    //////////////
    RESPOSTA:
    Todos esses preconceitos são errados!

    A PROVA:
    A palavra “PURGATÓRIO” vem do latim “PURGATIO”, que significa “PURIFICAÇÃO”.

    /

    Uma pessoa que se submete a PURGAÇÃO se há de purificar, lavado.
    VEJA QUE O:
    Salmo 58: 9-11 nos dá uma espécie de definição do Purgatório; ele diz: Tire os meus pontos com hissopo, ficarei limpo; lava-me, ficarei mais alvo do que a neve.
    Dê-me o som de alegria e celebração: dançam, os ossos que broyas! Esconder a tua face dos meus pecados e todas as minhas iniqüidades apagar.

    //////////////////
    ASSIM ESTÁ ESCRITONO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA QUE DIZ:
    Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas ainda imperfeitamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, mas após a morte passam por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu . (Catecismo # 1030)

    /////////////////////////////
    Agora que temos uma idéia do que o Purgatório refute aqueles que, em sua ignorância (desculpem-me o termo) afirmam que esta doutrina é uma invenção da Idade Média!

    ///////////

    É realmente infeliz e lamentável ver como as pessoas pensam assim.

    /
    Mesmo nas escolas, essa falsa idéia se espalhou.
    Então, vamos refutar essa idéia em duas fases:
    /
    Primeiro por uma visita rápida da história, e no final do artigo, a prova irrefutável de que a oração pelos mortos não foi inventada na Idade Média (…)
    Por muito tempo, muito antes das catedrais foram construídas; bem antes de Constantino, os católicos rezaram pelos mortos .

    /
    Os primeiros cristãos rezavam pelos mortos, incluindo os Padres da Igreja, como Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes, Cipriano, Jerônimo, Ambrósio, Agostinho (entre 200 e 500 Ap. AD).

    /
    E nós sabemos das Escrituras que, se alguém está no inferno, não há nada que nossas orações podem fazer por ele.
    /
    AGORA:
    O Purgatório foi só mais tarde que definimos este lugar como “Purgatório”, mas não se inventou!

    /
    Ao contrário da crença de muitas pessoas ignorantes, o purgatório não foi inventada no Concílio de Trento, que definimos como uma doutrina porque foi desafiado pela primeira vez.

    /

    É como a doutrina da Trindade, como são aqueles que acreditam que nós inventamos, no Concílio de Nicéia?

    /
    No entanto, os primeiros pais da Igreja já acreditava na divindade de Yeshua antes deste Conselho.

    /
    Nós definimos a doutrina da Trindade no Concílio de Nicéia se opor as heresias e os que negam esta doutrina.
    /
    Para o purgatório, é semelhante, foi definido como havia aqueles que duvidaram.
    /
    Mas não foi inventada na Idade Média, esqueça seus contos de fadas!

    ////////////////////////////////////////////////
    NOTAS:
    Depois de mostrar isso para dizer o Purgatório é uma invenção é pura ignorância,
    Agora vemos nas Escrituras SANTOS, que fala de oração para os mortos …
    Nós lemos o contrário, que beneficiaria aqueles que se batizam pelos mortos ? Se os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles? [i Coríntios 15, 29] Para aqueles que não entendem este versículo, Paulo está se referindo a pessoas que se batizam pelos mortos para a expiação de seus pecados .

    /
    Essas pessoas mortas não pode estar no céu, porque você não pode expiar pecados no Paraíso; essas pessoas não podem estar no inferno também, porque não há pecado não pode ser perdoado! pessoas que não apresentar no paraíso ou no inferno, onde estão eles? Sim …
    Você adivinhou: eles estão em uma área de transição: Purgatory!
    Como se por serendipity, a transição – a de uma Corenthiens 15, 29 – refere-se diretamente a II Macabeus 12, 44-45, Incrível não é?

    /
    Nesta passagem, vamos voltar mais tarde em nossa apresentação.
    Mas continue …
    Novamente lemos: Que o Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me revigorado, e não se envergonhou das minhas cadeias; em vez disso, na sua chegada a Roma, ele ativamente me procurou e encontrou-me. Que o Senhor conceda a ele para encontrar a misericórdia do Senhor naquele dia . Quanto aos serviços que ele prestou para mim em Éfeso, você sabe melhor do que ninguém.

    //////////////////////

    [II Timóteo I, 16-18] Onésiphore é certamente morto.
    No entanto, Paulo pede ao Senhor que tenha misericórdia dele naquele dia (o último dia assim!).

    /
    AGORA:
    Se Onesíforo estava no céu, ele não haveria necessidade de misericórdia;
    Inferno, não podemos obter a misericórdia; Mas então, onde está Onesíforo?

    NOTAS:
    Considere também a seguinte passagem: Que se construir sobre este fundamento com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; Dia, de fato, irá declarar, como deve ser no fogo, e c é o fogo provará a qualidade da obra de cada um (…) Se o seu trabalho se queimar, sofrerá ele dano; Enquanto isso, ele será salvo, mas como que através do fogo [I Coríntios III, 12-15];

    /
    Mais uma vez, é necessário que nós dar uma explicação, mesmo que este versículo é tão claro que uma explicação não foi ainda relevante.

    Vimos que o Purgatório tem o sentido de purificação, e aqui somos informados de purificação pelo fogo …
    /
    Na verdade, encontramos essa idéia, para a surpresa daqueles que negam Purgatório no Livro dos Salmos
    * Você nos testada, ó Deus, purificado como o dinheiro é purificada; fez-nos cair na rede, você coloca em nossas costas um abraço; tu montar nossa cabeça mortal, passamos pelo fogo e pela água , então você fez-nos tomar fôlego *. [Salmos 66, 10-12];

    /////////
    Interessante, não é? Mesmo o Antigo Testamento fala! E o que é importante é que estamos falando de um fogo purificador …
    Isso é o Purgatório certo!

    //////////////////////////

    A partir desta passagem (o que eu Coríntios III, 12-15), conclui-se que o purgatório é o processo pelo qual remover os últimos obstáculos …
    /

    E como eu disse, o purgatório não foi inventada na Idade Média, este prática existia antes do nascimento de Jesus, de modo que no livro de Macabeus, lemos:

    E vai uma coleção de cerca de 2.000 dracmas, que enviou a Jerusalém para que deve oferecer um sacrifício pelo pecado, agindo bem e nobremente de acordo com o conceito de ressurreição. Pois se ele não esperava que a queda dussent ressuscitar era supérfluo e tolo rezar pelos mortos, e se ele estava considerando um grande recompensa é para aqueles que adormecem na piedade, era um pensamento santo e piedoso. “É por isso que ele fez esta expiação pelos mortos, para que pudessem ser entregues a partir de seu pecado . ” [II Macabeus 12, 43-45];

    //////////////////
    E como dissemos anteriormente, esta passagem se refere Macabeus bem do que eu Coríntios 15,29.
    Ha … eu esqueci alguma coisa!
    Os protestantes podem argumentar aqui que o Livro dos Macabeus é um livro apócrifo e, portanto, não devemos considerá-lo! Para essa objeção,

    /

    respondemos o seguinte: o Livro dos Macabeus sempre fez parte do cânon da Bíblia.
    /
    Este é Martinho Lutero quando ele prometeu sua reforma negou a autenticidade do deuterocanônicos, e foi excluído do cânone bíblico.

    /
    Você sabe que o Sr. Lutero também negou a autenticidade do Apocalipse de João, a Epístola de Tiago, a Carta de Judas …
    /
    Só vamos lembrar que este livro é de fato autêntico e que Lutero banido sem motivo na Bíblia …
    Ele levanta a questão que direito é que ele fez? E o mais importante, e como discutido anteriormente, este não foi o único livro que ele excluiu do cânon bíblico …
    /////////////////////////////////////
    REFUTAÇÃO PESADA AOS PROTESTANTES:
    Para revigorar o nosso argumento, podemos informar aqueles que não sabem que essa prática (a que se refere o II Macabeus 12, 43-45) é conhecido como o “Kadish”, e continua até hoje no judaísmo …

    ////////////////////////////////

    Temos de parar de martelar por isso inventou esse dogma que irrompe maravilhas nas Escrituras !
    Além disso, é nele que ele [Jesus] foi ainda pregar aos espíritos em prisão, aqueles que tiveram uma vez se recusou a acreditar quando procrastinado longanimidade de Deus, nos dias em que Noé construiu a arca em na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água [I Pedro III, 19-20]

    /////////////////////////////////////////////
    E Cristo? Será que ele mesmo sugerir um lugar como existe o purgatório?
    Nós respondemos afirmativamente! De fato, Cristo tinha dito, * Então, quando você vai com seu acusador perante o magistrado, tarefa, aliás, para acabar com ele, para que ele não arrastá-lo ao juiz, e o juiz lado você reservar ao executor, e o executor será jogado na cadeia. Eu lhe digo, você não sair até ter feito mesmo o último centavo *. [Lucas 12, 58-59];

    /
    aqui, eu não acho que alguma coisa precisa ser adicionado! este versículo apresenta certo e claro existência do Purgatório.

    /
    A prisão em questão aqui é diferente do que a que se refere o Pedro 3: 19-20; mentes que Jesus foi pregar as boas novas.

    /
    O termo “cada centavo” obviamente você entender o significado: pode ser entendido como: Você não vai sair do purgatório (PRISÃO) até que você não foram totalmente purificados! Mas é tão simples e lógico …
    Tal imagem – a do verso Lucas 12,58-59 – não é no céu, porque ele não tem uma prisão; não é adequado ou para o inferno, onde não há arrependimento ou saídas; Há apenas uma possibilidade: o lugar em questão é o Purgatório …! É óbvio …

    /////////////////////

    Finalmente, para aqueles ignorantes da história do cristianismo e do catolicismo ainda mais que dizem que a oração pelos mortos ou Purgatório foi inventado na Idade Média,
    /
    Veja o que escreveu Tertuliano (nascido por volta de 150 dC, c ou seja, 40 anos após o fim da escrita do Evangelho segundo São João) honra para silenciar equívocos generalizados:
    Finalmente, peço a própria mulher. Diga-me, minha irmã, que mandou seu marido em paz antes de você? O que ele respondeu? Em meio às divergências de discórdia? Mas isso é mais intimamente ligados: ainda é o único com quem ele terá que defender seu caso diante de Deus. Ponto de separação aqui ou links permanecem. Nós nos separamos em paz, ela diz (…) Na verdade, ela reza para o descanso de sua alma; ela pede a ele para se refrescar; que evoca Deus de se juntar a ele no Dia da Ressurreição, ea cada ano celebra o aniversário de sua morte por meio da oferta de sacrifício. Se ele falhar nestes deveres piedosos, ela realmente repudiou o marido, como ele está na mesma, e que, com muito mais injustiça que não pode repudiá-la, ela fez isso da única maneira que podia; e tudo mais indignidade, seu marido não merecia (…)
    //////////////////////////////////////////////////////////////////////////
    Incrédulos e ignorantes (na história) diz que o purgatório não existe na Bíblia;
    Jesus nunca falou de um lugar, nem os apóstolos; o conceito de “purgatório” surgiu na Idade Média;
    Catolicismo inventou essa doutrina que é anti bíblico…
    Mas … tudo o que está na Bíblia! não só ela, mas também a tradição dos Padres da Igreja (citamos Tertuliano para breve, poderiam ser citados outros textos de São Jerônimo, Santo Agostinho, São Cipriano, etc).
    Estranhamente, até mesmo intrigante: ao conversar com os protestantes, que muitas vezes elogiar seus pais (Lutero, Calvino, Zwinglio), como haviam provado a “falsidade” das doutrinas católicas … O que me intriga mesmo Além disso, porque o Pai do protestantismo Martinho Lutero, tendo lançado a sua reforma, confessou:
    Para mim, que acredito fortemente, ouso dizer mais, eu sei que o purgatório existe, eu sou fácil de me convencer de que a Escritura faz menção. Tudo o que sei do purgatório é que as almas estão sofrendo e pode ser aliviada por nossas obras e orações .
    ///////////////////////////
    Com isso, não temos nada mais a acrescentar! O Incrédulo lamentando, dizendo que esta doutrina não é bíblica e é uma invenção, ou a prova de que temos apresentado evidências em contrário …
    Que todo mundo toma como ele quer! Em qualquer caso, em relação a mim e a todos os católicos em outros lugares, e até mesmo Martin Luther, está claro que o lugar chamado Purgatório existe …
    Vamos esquecer todos esses contos de fadas sobre a invenção do Purgatório na idade média!
    _______________________________

  3. EDMILSON disse:

    APOLOGÉTICA DA IGREJA CATÓLICA

    Mateus 16

    18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

    Hebreus 12-23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

    Assembléia = Igreja

    Universal = Católica

    A Igreja Católica (o termo “católico”, derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa “universal” ou “geral”),

    Paulo Efésios 2, 20 :“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;”

    Jesus realmente prometeu que o Espírito Santo estaria com Sua Igreja e a ensinaria para sempre (cf. João 14,16-17)!

    Estas coisas te escrevo, mas espero ir visitar-te muito em breve. Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é A IGREJA de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.”
    1Timóteo 3:14-15

    (Atos dos Apóstolos 20,28)

    Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.

    Eu escrevi esse pequeno estudo só com documentos registros e provas de escritores eclesiástico e de padres da igreja

    E também de alguns historiadores não cristãos do primeiro segundo e terceiro século muito antes de Constantino ter nascido

    Sabe porque? Por que quantas e quantas vezes Meus irmãos católicos e minhas irmãs católicas vocês tiveram que escutar a palhaçada desses pastores e historiadores protestante que tem a cara de pau e a mentira e a safadeza de vim dizer que a Santa Igreja Católica foi fundada por Constantino no século IV?

    E o pior disso tudo é que eles dizem descaradamente só para os leigos mostrando sempre a mesma história e os mesmos documentos falsificados e sem nenhuma origem e sem nenhuma fonte histórica

    resumindo sobre Constantino ter fundado a igreja católica isso é uma piada cheia de mentiras contradições e falsificações barata que só ilude mesmo quem não estuda e prefere viver na mentira

    Por isso não caia na farsa dividida em mais de 50 mil seitas no Brasil

    De nome Protestantismo,

    E o pior é que muitos pastores sabem mais descaradamente não aprendem ou não querem aprender que a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por JESUS CRISTO

    assim também todos os Padres da Igreja afirmam e confirmam em seus escritos que Jesus cristo fundou a Igreja Católica.

    Agora os únicos que acreditam na historinha de Constantino

    são os protestantes baseados em fábulas inventadas por historiadores protestantes séculos depois dos fatos narrados por eles;

    E MAIS: todos os fatos narrados por esses tais historiadores protestantes são baseadas em fábulas que eles mesmos criaram sem qualquer fonte material ou documental de testemunhas oculares. Isso é fato

    AGORA SIM ESSA É

    A verdadeira historia da Igreja Católica segundo os Padres da Igreja.

    VAMOS AO ESTUDO QUE MOSTRARAR CLARAMENTE A IGREJA CATÓLICA FUNDADA POR JESUS CRISTO NA HISTÓRIA E NOS ESCRITOS E NA ARQUEOLOGIA

    E MAS AQUI NESSE PEQUENO ESTUDO MOSTRAREI CLARAMENTE

    A IGREJA CATÓLICA MUITO ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO

    AGORA DESMASCARANDO A SEITA PROTESTANTE VEJA O QUE DIZ SANTO IRINEU DE LYON NASCIDO NO ANO 130 DA ERA CRISTÃ

    Santo Irineu carta contra heresias:

    “Mas visto que seria coisa bastante longa elencar, numa obra como esta, as sucessões de todas as igrejas, limitar-nos-emos à maior e mais antiga e conhecida por todos, à igreja fundada e constituída em Roma, pelos dois gloriosíssimos apóstolos, Pedro e Paulo, e, indicando a sua tradição recebida dos apóstolos e a fé anunciada aos homens, que chegou até nós pelas sucessões dos bispos, refutaremos todos os que de alguma forma, quer por enfatuação ou vanglória, quer por cegueira ou por doutrina errada, se reúnem prescindindo de qualquer legitimidade. Com efeito, deve necessariamente estar de acordo com ela, por causa de sua origem mais excelente, toda a Igreja, isto é, os fiéis de todos os lugares,porque nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradição que deriva dos apóstolos.”

    IRMÃOS ISSO É INCONTESTÁVEL

    ISSO É A PATRÍSTICA QUE MOSTRA CLARAMENTE A IGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO

    AGORA SE ALGUM PASTOR OU HISTÓTIADOR PROTESTANTE DUVIDA OU CONTESTA ISSO

    ME MOSTRE PROVAS MAIS ME TRAGAM PROVAS QUE PROVE O CONTRÁRIO COISA QUE CERTAMENTE É IMPOSSIVEL

    POIS A HISTÓRIA POR SI PRÓPRIA RELEVA OS FATOS

    AGORA PARA CONFIRMAR ESSA BEM AVENTURANÇA DE QUE A IGREJA NASCEU CATÓLICA VEJA

    O QUE DIZ O DISCÍPULO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA

    Santo Inácio de Antioquia NASCIDO NO ANO 35 DA ERA CRISTÃ E MORTO NO ANO 107 DA ERA CRISTÃ pelo Imperador Trajano

    VEJA O QUE ELE DIZ

    Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA”

    (Epístola aos Esmirnenses c 8, 2).

    ISSO É INCONTESTÁVEL E FASCINANTE

    A IGREJA NASCEU CATÓLICA AGORA SE ALGUM PROTESTANTE QUERER VIM ME REFUTAR SAIBAS QUE ESTOU AO DISPOR

    MAIS RESUMINDO EU SÓ RESPONDO COM FONTE HISTORICA E TESTEMUNHAS OCULARES E FATOS VERÍDICOS DA ÉPOCA

    POIS NA HISTÓRIA UM SÓ ACENTO QUE SE TIRA DE QUAL QUER OBRA É MOSTRADO E DESMASCARADO

    AGORA VAMOS CONTINUAR A AULA

    VEJA O QUE DIZ

    São Policarpo:

    NASCIDO NO ANO 69 DA ERA CRISTÃ E FALECIDO NO ANO 156 DA ERA CRISTÃ

    VEJA O QUE ELE DIZ EM UMA DE SUAS OBRAS

    “A Igreja de Deus que peregrina em Esmirna à Igreja de Deus que peregrina em Filomélio e a todas as paróquias da IGREJA SANTA E CATÓLICA em todo o mundo”.

    “fez menção de todos quantos em sua vida tiveram trato com ele, pequenos e grandes, ilustres e humildes, e especialmente de toda a IGREJA CATÓLICA, espalhada por toda a terra”

    SÓ POR AQUI CAI TODA FARSA PROTESTANTE DE DIZER QUE CONSTANTINO FOI QUEM FUNDOU A IGREJA CATÓLICA

    E MAS CAI A FARSA TAMBÉM DE AFIRMAR QUE A IGREJA PRIMITIVA NÃO ERA CATÓLICA ESSA AFIRMAÇÃO É SEM BASE E É PRATICAMENTE RIDÍCULA

    AGORA SIM ISSO É A IGREJA CATÓLICA AMIGOS E AMIGAS

    CHOREM E LOUVEM A DEUS POIS É A IGREJA CATÓLICA COM 2000 MIL ANOS E É A MESMA IGREJA QUE JESUS DIZ

    QUE AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA

    CONFIRMANDO ISSO

    VEJA O QUE DIZ FIRMILIANO DO SÉCULO TRÊS ISSO É MUITO ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO

    MAS UMA VEZ CAI A MASCARA PROTESTANTE

    VEJA

    No século III, Firmiliano, bispo de Capadócia, diz assim: “Há uma só esposa de Cristo que é a IGREJA CATÓLICA” (Ep. De Firmiliano nº 14).

    ISSO TOCA O CORAÇÃO ISSO É A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA CONVERTENDO PESSOAS NOS SEUS PRIMEIROS SÉCULOS DA ERA CRISTÃ E MAIS A MAIORIA DESSES BISPOS E PADES DA IGREJA QUE ESTOU MOSTRANDO AQUI FORAM MARTIRIZADOS E MORTOS POR IMPERADORES

    E A ARQUEOLOGIA E A GEOLOGIA COMPRAVAM TUDO ISSO E MAIS A PRÓPRIA HISTÓRIA NOS SEUS ARQUIVOS AS TESTIFICAM

    AGORA PARA CONFIMAR TUDO ISSO MAIS UMA VEZ

    VEJA O QUE DIZ

    São Frutuoso, martirizado no ano 259, diz:

    “é necessário que eu tenha em mente a IGREJA CATÓLICA, difundida desde o Oriente até o Ocidente”. (Ruinart. Acta martyrum pág 192 nº 3).

    ISSO MOSTRA MAIS UMA VEZ POR QUE O NOME DA IGREJA É CATÓLICA

    ESSA RESPOSTA É MUITO SIMPLES A IGREJA É UNIVERSAL POR QUE ELA TEM A MISÃO DE CONVERTER O MUNDO PARA O CRISTIANISMO

    AGORA IRMÃOS CATÓLICOS E CATÓLICAS DO BRASIL

    VEJA O QUE DIZ O QUARTO PAPA DA IGREJA CATÓLICA SÃO CLEMENTE ROMANO

    PARA QUEM NÃO SABE ESSE PAPA É NARRADO EM FILIPENSES PELO PRÓPRIO APOSTÓLO DE JESUS CRISTO DE NOME SÃO PAULO

    VEJA O QUE SÃO CLEMENTE ROMANO DIZ

    São Clemente:

    NASCIDO NO ANO 30 E FALECIDO NO ANO 102 DA ERA CRISTÃ

    “Não só pela essência, mas também pela opinião, pelo princípio pela excelência, só há uma Igreja antiga e é a IGREJA CATÓLICA. Das heresias, umas se chamam pelo nome de um homem, como as que são chamadas por Valentino, Marcião e Basílides; outras, pelo lugar donde vieram, como os Peráticos; outras do povo, como a heresia dos Frígios; outras, de alguma operação, como os Encratistas; outras, de seus próprios ensino, como os Docetas e Hematistas“.(Stromata 1.7. c. 15).

    RESUMINDO

    QUEM ESTUDA A PATRÍSTICA A SÉRIO SE CONVERTE AO CATÓLICISMO DE CORPO E ALMA POIS AMIGOS E AMIGAS NÃO EXISTEM DUAS HISTÓRIAS POR ISSO QUANDO UM PROTESTANTE VIER COM MENTIRAS CONTESTAÇÕES E FALACIAS CONTRA PAPAS SANTOS ETC..

    PEÇA A ELES PROVAS DOCUMENTOS FONTE HISTÓRICA NOME DE AUTORES TESTEMUNHAS OCULARES DA ÉPOCA

    AÍ ENTÃO ELES NÃO PROVARÃO NADA E LEVARÃO O NOME DE MENTIROSOS E FALSIFICADORES

    AGORA VEJAM O QUE DIZ

    São Cipriano em 249, isso é muito antes de Constantino nascer, e antes do Concílio de Nicéia, já testemunhava:

    Cipriano (NASCIDO NO ANO 200 E MORTO NO ANO 258 DA ERA CRISTÃ)

    vejam

    “atrevem-se estes a dirigir-se à cátedra de Pedro, a esta igreja principal de onde se origina o sacerdócio… esquecidos de que OS ROMANOS NÃO PODEM ERRAR NA FÉ”

    (Epist. 59,n.14, Hartel, 683)

    “Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica.”

    (Epist. 55, n.1, Hartel, 614);

    “E não há para os fiéis outra casa senão a Igreja Católica.”

    (Sobre a unidade da Igreja, cap. 4);

    “Roma é a matriz e o trono da Igreja Católica.”

    (Epist. 48, n.3, Hartel, 607).

    AMIGOS E AMIGAS CATÓLICOS DO BRASIL ISSO É INCONTESTÁVEL ISSO É INREFUTÁVEL POIS TEM FONTE HISTÓRICA E POSSUI TESTEMUNHAS OCULARES COM FATOS VERDADEIROS E VERÍDICO

    AGORA EU VOU MOSTRAR MAIS UM GRANDE DOCUMENTO ESCRITO POR UM PADRE DA IGREJA MUITO TEMPO ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO

    VEJA

    Conheça o Cânon de Muratori.

    ISSO É A IGREJA CATÓLICA SAIBAM QUE TODOS OS HISTÓRIADORES PADRES DA IGREJA AFIRMAM QUE A OGREJA FOI FUNDADA POR JESUS CRISTO

    POIS NÃO EXISTE NENHUM HISTÓRIADOR DA ÉPOCA OU PADRES DA IGREJA OU ESCRITORES ECLESIASTICOS QUE ESCREVERAM OU AFIRMARAM QUE A IGREJA CATÓLICA FOI FUNDADA POR HOMENS QUEM AFIRMA O CONTRÁIO É MENTIROSO E HEREGE.

    AGORA VEJA A GRANDE PROVA

    NO CÂNON DE MURATORI.

    ISSO É MUITO MAIS MUITO ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO ISSO TEM FONTE HISTÓRICA TEM TESTEMUNHAS OCULARES É CONFIMADO PELA GEOLOGIA E PELA ARQUEOLOGIA

    INCRIVEL

    ISSO SE CHAMA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

    Amigos e amigas eu já estou de saco cheio de escutar a mesma historinha protestante de que até o Século IV a Igreja Católica não existia e que só após uma suposta conversão do Imperador Constantino a Igreja Católica foi fundada e nasceu para o mundo, assim eles negam a Cátedra do Bispo de Roma, o Papado e sua autoridade;

    Para desmascara essa mentira eu mostrarei aqui para vocês um documento do Século II e foi escrito pelo Pastor Hermas por volta do ano 150 D.C, esse documento é chamado:

    Cânon de muratori nele o autor cita alguns livros que hoje temos como canônicos e outros que nem temos conhecimento dos seus conteúdos.

    O mais importante nesse documento são as citações sobre a Igreja Católica e a autoridade do bispo de Roma (PAPA).

    “E além disso, são tidas como sagradas uma [epístola] a Filemon, uma a Tito e duas a Timóteo; ainda que sejam filhas de um afeto e amor pessoal, servem à honra da Igreja católica e à ordenação da disciplina eclesiástica.

    Correm também uma carta aos Laodicenses e outra aos Alexandrinos, atribuídas [falsamente] a Paulo, mas que servem para favorecer a heresia de Marcião, e muitos outros escritos que não podem ser recebidos pela Igreja católica porque não convém misturar o fel com o mel.”

    Perceberam meus Irmãos Católicos, o autor “Hermas morto no ano 160 da era cristã”

    um Cristão do II Século, muito tempo antes de Constantino foi bem claro em sua afirmação sobre a autoridade da Igreja Católica, mas nossos amigos hereges podem vir com aquela falácia de que tudo bem a Igreja se chamava mesmo Católica, mas não era romana.

    Infelizmente o mesmo autor “Hermas” cita a autoridade da Cátedra do Bispo de Roma, pois ele nada mais era do que irmão do Santo Padre PIO.

    Veja a grande prova

    Cânon de Muratori.

    “Recentemente, em nossos dias, Hermas escreveu em Roma “O Pastor”, sendo que o seuirmão, Pio, ocupa a cátedra de bispo da Igreja de Roma. É, então, conveniente que seja lido, ainda que não publicamente ao povo da Igreja, nem aos Profetas – cujo número já está completo -, nem aos Apóstolos – por ter terminado o seu tempo. De Arsênio, Valentino e Melcíades não recebemos absolutamente nada; estes também escreveram um novo livro de Salmos para Marcião, juntamente com Basíledes da Ásia…”

    Agora caiu a mascara protestante, pois além do autor que se chama “Hermas” ter citado a igreja Católica ele cita a Cátedra do Bispo de Roma, ou seja, (PAPA);

    O autor desse documento chamado “Hermas falecido no ano 160 da era cristã” escreveu por volta de 150 D.C e se apresenta como irmão de PIO que ocupava a Cátedra de Bispo da Igreja de Roma, para quem não sabe esse BISPO PIO era nada mais nada menos que:

    São PIO bispo de Roma entre 140 a 155DC nascido em Aquiléia na Grécia, foi o décimo PAPA depois de São Pedro sucedeu a São Higino e foi sucedido por Santo Aniceto.

    Como EU SOU FELIZ de ser Católico da única e verdadeira Igreja de Jesus Cristo, será que agora mesmo sabendo disso os hereges continuarão em suas seitas satânicas? Fingindo que acreditam nas mentiras que seus pastores inventam?

    Assim diz as escrituras sagradas.

    Mateus 16

    18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

    AGORA MAIS UM POUCO DE ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA

    VEJA AQUI PROVAS CLARAS DA ÉPOCA DO OCORRIDO E DOS FATOS

    VEJAM

    O TROFÉU DE GAIO é o monumento construído sobre o túmulo do Apóstolo Pedro “ A tradição cristã atesta que o apóstolo Pedro foi crucificado em Roma e sepultado no cemitério Vaticano ”

    Como também os padres da igreja confirmam isso e também a arqueologia também confirmam tais verdades absolutas vamos lá

    VEJA A GRANDE PROVA AQUI

    ISSO É A PATRÍSTICA ISSO É HISTÓRIA E OS FATOS QUE SE UNEM E SE CONFIRMAM POR SI PRÓPRIA SEM NENHUMA CONTRADIÇÃO

    VEJA

    Gaio, presbítero romano, em 199 da era cristã: “diz assim

    nós aqui em Roma temos algo melhor do que o túmulo de Filipe. Possuímos os troféus dos apóstolos fundadores desta Igreja local. Ide à Via Ostiense e lá encontrareis o troféu de Paulo; ide ao Vaticano e lá vereis o troféu de Pedro.“

    E CONTINUA O SEU DISCUSO AFIRMANDO O QUE TODOS PADRES DA IGREJA AFIRMAM em seus escritos de SÃO PEDRO SER O PRIMEIRO BISPO EM ROMA

    VEJAM

    Gaio dirigiu-se nos seguintes termos a um grupo de hereges: “Posso mostrar-vos os troféus (túmulos) dos Apóstolos. Caso queirais ir ao Vaticano ou à Via Ostiense, lá encontrareis os troféus daqueles que fundaram esta Igreja.

    História também contada pelo maior historiador cristão ”(Eusébio de Cesaréia nascido no ano 265 da era cristã, História Eclesiástica, 1125, 7.)

    ISSO É FANTÁSTICO MEUS IRMÃOS CATÓLICOS

    E MAS ESSES TESTEMUNHOS HISTÓRICOS DE GAIO TEM BASES E POSSUEM SUSTENTAÇÕES

    PRA QUEM NÃO SABE O PRESBÍTERO GAIO OU CAIO VIVEU NO TEMPO DO PAPA ZEFERINO NASCIDO NO ANO 199 E FALECIDO NO ANO 217 DA ERA CRISTÃ

    Agora voltando ao texto o presbítero Gaio ao discutir com Probo, chefe da seita dos catafrígios, indica onde Pedro e Paulo foram sepultados: “ Eu, porém, posso mostrar o troféu dos Apóstolos. Se, pois, quiseres ir ao Vaticano ou à Via Ostiense, encontrarás os troféus dos fundadores desta Igreja ”

    VOU DA MAIS UMA REFERÊNCIA MEUS AMIGOS E AMIGAS

    ESSE EPISODIO VOCÊ ENCONTRA NO LIVRO

    DO MAIOR HISTORIADOR CRISTÃO DA HUMANIDADE NASCIDO NO ANO 265 DE NOME EUSÉBIO DE CESARÉIA QUE FOI MORTO NO ANO 339 DA ERA CRISTÃ}

    O BISPO EUSÉBIO DE CESARÉRIA ESCREVEU A HISTÓRIA ECLESIÁSTICA QUE CONTA EM 10 VOLUMES A HISTÓRIA DA IGREJA COM MAIS OU MENOS 5000 MIL PAGINAS

    NESSA OBRA VOCÊ ENCONTRARÁ UM POUCO DOS FATOS E DA HISTÓRIA DE MUITOS ESCRITORES ECLESIÁSTICOS E DOS BISPOS PADRES DA IGREJA

    E DE VARIAS OBRAS E ESCRITOS COMO TAMBÉM DAS HERESIAS E DOS RELATOS DOS MÁRTIRES E DOS IMPERADORES DO PRIMEIRO SÉCULOS ATÉ O ANO 303 DA ERA CRISTÃ

    E MAS NESSA OBRA HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DE EUSÉBIO DE CESARÉRIA ELE FAZ REFERÊNCIAS A UMAS 250 OBRAS ESCRITAS DE VÁRIOS PADRES DA IGREJA E ESCRITORES ECLESIÁSTICOS

    AGORA VAI UMA DICA TEM UNS HISTORIADORES PROTESTANTES VAGABUNDOS E MENTIROSOS QUE DIZEM QUE EUSEBIO DE CESAREIA NÃO CITA SÃO PEDRO COMO O PRIMEIRO PAPA ISSO É UM ABSURDO

    PRIMEIRO EUSEBIO DE CESAREI FOI UM BISPO DA IGREJA E MAIS OS PADRES DA IGREJA DO SEU TEMPO TESTIFICAM ISSO

    COMO TODOS OS PADRES DA IGREJA TAMBÉM TESTIFICAM E AINDA FAZEM REFERÊNCIAS POR ISSO EU DIGO CUIDADO COM ESSES HISTORIADORES PROTESTANTES POIS ELES TIRAM FRASES DO CONTESTO E FAZEM JOGO DE PALAVRAS TIRANDO VERSOS E PALAVRAS DE SUAS REAIS FRASES

    AGORA DESMASCARANDO A CEITA PROTESTANTE QUE AFIRMAM QUE CONSTANTINO FOI QUEM FUNDOU A IGREJA CATÓLICA

    VOU MOSTRAR E PROVAR AGORA

    REAIS PROVAS CLARAS QUE É TESTIFICADO NOS ESCRITOS DO SEU TEMPO

    COMO É TAMBÉM CONFIRMADO COMO VERDADEIRO PELA ARQUEOLOGIA

    VAMOS LÁ

    = Pedro jaz aqui ou Pedro está aquiine sortePMas extraordinária foi a descoberta, no muro vermelho, de uma inscrição em grego afirmando que Pedro está ali. A pedra onde está escrito PETR[…] ENI[…] –

    = Pedro em paz .]ener[i ne ]so[rteP14. Outra interpretação: PETR[OC] EN I[RENE] –

    = Pedro jaz aqui .ine sorteP15. Desenho da pedra escrita

    16. No muro “g” foram encontrados grafites com inscrições e símbolos

    17. Alguns grafites do muro “g”

    18. O muro “ g ” , onde estão os grafites

    , e em Pedro = PE nome em forma de chave simb óli ca.sotsirC19. Grafites do muro “g” com o desejo de vida em Cristo XP = IN

    , Cristo), e P E (PETRUS, Pedro).sotsirC20. Aparece tamb ém o nome de Maria nos grafites do muro “g” junto com os s ímbolos XP (

    21. Conclusões – o TROFÉU DE GAIO prova que o Apóstolo Pedro foi sepultado em Roma – prova também que a devoção a Maria estava presente em Roma antes da construção da basílica de São Pedro por Constantino, ou seja, 100 anos antes do Concílio de Éfeso, que decretou o dogma de que Maria é Mãe de Deus

    TESTIFICANDO ISSO VOU MUITRAR AQUI UM TESTEMUNHO DESSAS VERDADES MUITO ANTES DISSO

    QUEBRANDO TODA TESE DOS PROTESTANTES

    VEJAM

    Esse é uns dos textos mais antigo relatando a Assunção de Virgem Maria é o texto de Dionísio Areopagita morto no ano 96 da era cristã :

    Dionísio de Areopagita (morto no ano 96 da era cristã,Foi discípulo do apóstolo São Paulo

    Esses testemunhos é relatado na tradição

    nos escritos dos padres da igreja e guardado na história incontestavelmente

    VEJA

    Um pedaço da carta de Dionísio de Areopagita que fala sobre Maria

    veja

    “Pois até mesmo entre os nossos hierarcas inspirados, quando, como tu sabes, nós juntamente com ele [um presbítero ateniense chamado Hierotheos] e muitos de nossos santos irmãos se reuniram para contemplar aquele corpo mortal [de Maria], Fonte da Vida, que recebeu o Deus encarnado, e Tiago, irmão de Deus [isto é, Tiago de Jerusalém] estava lá, e Pedro, o chefe maior dos escritores sagrados.

    E ainda existem protestantes que dizem que São Pedro não foi o chefe dos apóstolos isso é uma piada e mais essa carta é do primeiro século e escrita por um discípulo do apóstolo São Paulo e mais isso é no primeiro século meus irmãos amados

    ISSO É A IGREJA CATÓLICA MEUS AMIGOS E AMIGAS

    VEJA O QUE DIZ AGORA

    o bispo Dionísio de Corinto morto no ano 170 da era cristã,

    Veja o que ele diz num extrato de uma de suas cartas aos romanos (170):

    “Tendo vindo ambos a Corinto, os dois apóstolos Pedro e Paulo nos formaram na doutrina evangélica. A seguir, indo para a Itália, eles vos transmitiram os mesmos ensinamentos e, por fim, sofreram o martírio simultaneamente.”

    ISSO É INCONTESTÁVEL POIS TEM FONTE HISTÓRICA E MOSTRA CLARAMENTE A IGREJA CATÓLICA COM SEUS BISPOS

    ISSO É FATO

    PARA QUEM NÃO SABE SE VOCÊ COLOCAR UMA SÓ VÍRGULA EM QUAL QUER ESCRITO ANTIGO

    A PRÓPRIA HISTÓRIA MOSTRA QUE ESSE ATO FOI ADULTERADO

    SE CASO ISSO FOSSE MENTIRA TERIAMOS MILHARES DE ESCRITOS

    QUE POR SI PRÓPRIO IRIAM SE CONTRADIZER

    SENDO ASSIM A HISTÓRIA ENTRARIA EM CONTRADIÇÕES COISA QUE NÃO EXISTE

    VOU MOSTRAR AGORA OUTRO FATO OCORRIDO NA HISTÓRIA QUE É CONFIRMADO PELA ARQUEOLOGIA E PELOS PADRES DA IGREJA DA ÉPOCA

    E MAIS EXISTEM MILHARES DE PROVAS E ESCRITOS E TESTIFICAÇÕES DE VÁRIOS PADRES DA IGREJA DESSE FATO OCORRIDO QUE É INCONTESTÁVEL

    CONHEÇAM O EPITÁFIO DE ABÉRCIO DE HIERÁPOLIS MORTO NO ANO 167 DA ERA CRISTÃ

    VEJA

    O epitáfio de Abércio de Hierápolis, do final do século II, é o monumento de pedra mais antigo que se refere à eucaristia. Abércio tinha sido bispo de Hierápolis, na Frígia. Aos 72 anos de idade mandou fazer a inscrição, na qual fala, entre outras coisas, do seu envio a Roma pelo Pastor, encontrando por toda parte irmãos na fé, dos quais recebeu o “peixe” (ICHTHYS, em grego, abreviação de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” – a iconografia cristã aproveitará esta simbologia), vinho misturado e pão. Atesta o costume cristão de se orar pelos mortos.

    ISSO É A IGREJA CATÓLICA

    AGORA TIREM MAIS PROVAS CLARAS NOS ESCRITOS DE ORÍGINES (NASCIDO NO ANO 185 E FALECIDO NO ANO 253 DA ERA CRISTÃ)

    Orígenes foi responsável pela Escola catequética em Alexandria

    veja o que ele afirmou:

    “Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo”

    “Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo.”

    AQUI

    ORÍGENES ESSE GRANDE PADRE DA IGREJA

    CONFIRMA O QUE O PRÓPRIO HISTORIADOR ROMANO DE NOME CORNÉLIO TÁCITO NASCIDO NO ANO 55 DA ERA CRISTÃ ESCREVEU

    QUE NERO MATAVAM OS CRISTÃOS DO SEU TEMPO

    E MUITOS DELES ERAM MORTOS NO SEU CIRCO

    O FAMOSO E CONHECIDO CIRCO DE NERO ESCRITO PELO HISTORIADOR ROMANO CORNÉLIO TÁCITO NASCIDO NO ANO 55 DA ERA CRISTÃ

    AGORA VAI UM AVISO SINCERO

    MEUS CAROS IRMÃOS CATÓLICOS

    NUNCA LEIAM NADA DAS MÃOS DE PROTESTANTES POIS ELES ADULTERAM TEXTOS SAFADAMENTE E VENDEM CALUNIAS E MENTIRAS QUE CONTAMINAM A MENTEPARA ENGANAR PESSOAS DE BOA FÉ

    POR ISSO VAI UM AVISO

    LEIAM SEMPRE OS ORIGINAIS

    AGORA PRA CALAR A BOCA DE TODOS OS HEREGES HISTORIADORES PROTESTANTES QUE NEGAM A IGREJA CATÓLICA E O PRIMADO DE SÃO PEDRO EM ROMA

    VOU MOSTRAR INDISCUTIVELMENTE AQUI

    UNS DOIS MAIORES HISTORIADORES DA ÉPOCA DE SÃO PEDRO

    ISSO É FATO VERÍDICO TEM LUZ E PROVAS E É CONFIRMADO E TESTIFICADO POR TODOS

    VOU MOSTRAR AGORA O QUE ESCREVEU NUMA DE SUAS OBRAS UNS DOS MAIORES HISTORIADORES ROMANOS DE TODOS OS TEMPOS

    Públio (Caio) Cornélio Tácito (em latim Publius (Gaius) Cornelius Tacitus) ou simplesmente Tácito, (NASCEU NO ANO 55 E FALECEU NO ANO 120 DA ERA CRISTÃ) CORNÉLIO TÁCITO foi um historiador, orador e político romano.

    Ocupou os cargos de questor, pretor (88), cônsul (97) e procônsul da Ásia (aproximadamente110-113).

    AGORA PRA QUEM NÃO SABE ESSE HISTORIADOR NUNCA FOI CRISTÃO

    VEJA O QUE ELE DIZ EM SEU LIVRO

    O historiador romano Tácito descreveu essa perseguição: “Portanto, em primeiro lugar foram presos aqueles que confessavam abertamente sua crença [na ressurreição de Cristo]; depois, por denúncia destes, foi presa uma grande multidão, não tanto sob a acusação de ter provocado o incêndio, mas, sim, pelo ódio que tinham à espécie humana. À morte de todos eles acrescentava-se o escárnio, pois que, revestidos de peles de animais, pereciam dilacerados pelos cães, ou eram pregados nas cruzes, ou queimados vivos, ao pôr-do-sol, como tochas para a noite. Nero cedeu seus jardins para esse espetáculo, e providenciou jogos circenses, participando deles misturado à multidão, em vestes de auriga, ou de pé sobre o carro. Por isso, embora fosse gente culpada e merecedora de tão originais tormentos, crescia um sentimento de piedade por eles, pois eram sacrificados não para o bem comum, mas em razão da crueldade de um só” (Anais, XV, 44, 4-5).

    ISSO FICA CLARO QUE OS NOSSOS PADRES DA IGREJA SANTO INÁCIO,

    POLICARPO DE ESMIRNA E VÁRIOS OUTROS MÁRTIRES FORAM REALMENTES MORTOS POR MÃOS DE IMPERADORES

    COMO CLARAMENTE MOSTRA ESSE HISTORIADOR DA ÉPOCA

    QUE AFIRMA NO SEU LIVRO QUE OS MÁRTIRES MORRIAM NO COLISEU NA BOCA DE LEÕES

    COMO MOSTRA TAMBÉM QUE NERO MATAM OS MÁRTIRES E MUITOS MORRIAM NUMA CRUZ

    POR ISSO NÃO É LENDA SÃO PEDRO MORREU NUMA CRUZ PREGADO DE CABEÇA PRA BAIXO

    COMO AFIRMAM VÁRIOS ESCRITORES ECLESIÁSTICOS E PADRES DA IGREJA DA ÉPOCA

    ISSO É FATO VERÍDICO

    A IGREJA NASCEU CATÓLICA

    VEJA

    Para provar isso vou mostrar que Santo Ireneu de Lião nascido no ano 130 da era cristã escreveu a lista dos bispos da Cidade Eterna, na qual diz que “depois dos Santos Apóstolos (Pedro e Paulo) terem fundado a Igreja,

    São Lino passou a ocupar o episcopado romano (pra quem não sabe esse papa de nome São Lino é mencionado por São Paulo em 2Timóteo 4,21),agora para confirmar tudo isso

    veja o que diz Santo Irineu de Lião nascido no ano 130 da era cristã

    sendo sucedido por Anacleto e, depois deste, Clemente (Romano), que conheceu Pedro pessoalmente”.

    ISSO ACABA COM QUAL QUER TESE VINDA DE QUAL QUER SEITA PROTESTANTE QUE CONTESTA O PRIMADO DE PEDRO AGORA SE CONTINUAR A CONTESTAR POR FAVOR ME MOSTRE APENAS UM FATO VERÍDICO DA ÉPOCA QUE DIZ O CONTRÁRIO

    EU DUVIDO

    IRMÃO E IRMÃS VOU MOSTRAR MAS PROVAS HISTÓRICAS

    AGORA VEJA COMO A IGREJA CATÓLICA ERA ERA NOS PRIMEIROS SÉCULOS

    OLHA ESSE RELATO DESSE PADRE DA IGREJA

    ISSO É INCONTESTÁVEL

    Tertuliano, nascido no ano 160 da era cristã e morto no ano 220 da era cristã diz isso em sua obra o eminente pai da igreja menciona, por volta do ano 218, “aqueles a quem Pedro batizou no Tibre” (Sobre Batismo, 4). Em seu trabalho Prescrição contra os hereges (36), ele diz que a igreja de Roma “afirma que Clemente foi ordenado por Pedro.”

    “A Igreja também dos romanos pública – isto é, demonstra por instrumentos públicos e provas –que Clemente foi ordenado por Pedro.“

    “Feliz Igreja, na qual os Apóstolos verteram seu sangue por sua doutrina integral!” – e falando da Igreja Romana,“onde a paixão de Pedro se fez como a paixão do Senhor.“

    AGORA VEJA

    O QUE ELE DIZ É CONFIRMANDO O QUE O PRÓPRIO HISTORIADOR CORNÉLIO TÁCITO ESCREVEU NO PRIMEIRO SÉCULO

    VEJA

    Tertuliano, nascido no ano 160 da era cristã

    “Nero foi o primeiro a banhar no sangue o berço da fé. Pedro então, segundo a promessa de Cristo, foi por outrem cingido quando o suspenderam na Cruz.” (Scorp. c. 15)

    AGORA VEJA OUTRA GRANDE PROVA INCONTESTÁVEL

    VEJA O RELATO DE

    Papias (nascido no ano 70 e morto no ano 155 da era cristã ),

    Veja o que diz Papias

    diz-nos que Marcos escreveu seu evangelho (baseado em sermões de Pedro), na cidade de Roma.

    ISSO É MARAVILHOSO E É UM GRANDE TESTEMUNHO DE FÉ POIS MOSTRA CLARAMENTE COMO TODOS OS ESCRITOS DA ÉPOCA QUE SÃO PEDRO VIVEU SUA DE VIDA SENDO BISPO DA CIDADE DE ROMA ISSO É INCONSTESTÁVEL

    MEUS IRMÃOS E MINHAS IRMÃS

    EU VOU MOSTRAR AGORA MAIS UMA VEZ OUTRO DOCUMENTO QUE É MUITO ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO

    COMO TODA MATÉRIA DESSE ESTUDO

    VEJAM

    OLHE O QUE DIZ O PAPA ZEFERINO MORTO NO ANO 217 DA ERA CRISTÃ

    EPÍSTOLA DO PAPA ZEFERINO

    Zeferino,
    Bispo da cidade de Roma,
    aos mui queridos irmãos que servem ao Senhor no Egito.

    “Recebemos uma grande responsabilidade do Senhor, fundador desta Santa Sé e da Igreja apostólica, e do bem-aventurado Pedro, chefe dos apóstolos: a de que possamos trabalhar com amor infatigável pela Igreja universal, que foi remida pelo Sangue de Cristo, e, assim, com autoridade apostólica, apoiar os que servem ao Senhor, bem como ajudar a todos os que vivem fielmente. Todos os que vivem piedosamente em Cristo devem resistir à condenação dos ímpios e dos estranhos; estes devem ser desprezados como estúpidos e loucos. Assim se farão melhores e mais puros aqueles que renunciam às boas coisas temporais com o fim de conquistar as da eternidade. Porém, o desdém e a burla daqueles que os afligem e os desvalorizam se voltarão sobre eles mesmos quando sua abundância tornar-se necessidade e seu orgulho [tornar-se] confusão.”

    ISSO É INCONTESTÁVEL

    Agora Continuando a matéria veja o que diz Santo Inácio de Antioquia nascido no ano 35 da era cristã

    Veja

    “Não é como Pedro e Paulo que eu vos dou ordens; eles foram apóstolos, eu não sou senão um condenado” (Santo Inácio Bispo de Antioquia – Carta aos Romanos 4,3 – 107 d.C).

    ESSE TESTEMUNHO DE SANTO INÁCIO TOCA A NOSSA ALMA DE EMOÇÃO FELICIDADE

    vou mostrar agora algumas outras obras que surgiram no segundo século que falam que São Pedro esteve em Roma

    VAMOS LÁ

    Nos primeiros anos do século II um documento siríaco,

    chamado A Pregação de Pedro, foi escrito. Sua data é indicada pelo fato de que o gnóstico Heracleon, o utilizou em seus escritos durante o tempo do imperador Adriano (117-138 dC).

    Para quem não sabe a pregação de Pedro traz “São Pedro e São Paulo juntos em Roma, e divide os discursos e declarações que tiveram lugar lá entre os dois … é notoriamente fundado sob fato universalmente admitido de São Pedro ter trabalhado em Roma.”

    É inconcebível pensar que tal documento (alegando aceitação como um produto genuíno da era apostólica) teria apresentado uma fábula sem fundamento sobre a presença de Pedro em Roma, numa altura em que muitos que tinham visto o apóstolo ainda estavam vivos!

    Que exemplos

    Procurem por escritos da época e mais pra frente que mostre o contrário isso não existe

    Somente as seitas protestante por não estudar nas fontes as contesta

    E REFORÇANDO ESSA MESMA TESA DE SÃO PEDRO EM ROMA

    Saibas que trinta anos depois do martírio do Apóstolo São Pedro em Roma

    O papa Santo Anacleto construiu um oratório no local onde os fiéis se reuniam. Também se acha o testemunho do papa São Clemente Romano, que escreveu uma carta contemporânea do Evangelho de São João (90 d.C.), em que cita a morte gloriosa do pescador da Galiléia.

    Essa história é registrado em vários escritos primitivos sem nenhuma sombra de duvida

    E PARA REFORÇAR ESSAS VERDADES ABSOLUTAS

    MEUS IRMÃOS CATÓLICOS E CATÓLICAS

    Vou mostrar que dos relatos não-cristãos também se sobressai a crônica de Celso ao imperador Adriano (117-138), em que ele assegura que o nome de Pedro gozava de grande popularidade na capital do Império

    ISSO É FATO

    E MAIS EXISTEM LIVROS DE HISTÓRIA DE VARIOS AUTORES NÃO CRISTÃO DO PRIMEIRO E SEGUNDO SÉCULO QUE COMPROVAM ESSAS VERDADES ABSOLUTAS

    AGORA VEJA MAIS PROVAS PRIMITIVAS CLARAS SOBRE A PRESENÇA DE SÃO PEDRO EM ROMA

    VEJA

    Fílon de Alexandria (grego: Φίλων ο Αλεξανδρινός Fílon o Alexandrinós, hebraico פילון האלכסנדרוני,Pilon ha-Alexandroni) foi um filósofo judeo-helenista (25 a.C. — ca. 50) que viveu durante o período do helenismo.

    Diz a história nos seus livros e nos catálogos que quando Claudio subiu ao trono em 41, ele tentou resolver este conflito – ordenando representantes de ambos os grupos étnicos para comparecerem perante ele em Roma.

    A segunda delegação, mais uma vez dirigida por Fílon, fez a viagem a Roma. Quando eles chegaram, Eusébio afirma que Fílon “Disse ter lido diante do Senado inteiro dos romanos sua descrição da impiedade do [Imperador] Caio, que ele intitulou, com certas ironias, refere a suas Virtudes, e suas palavras eram tão admiradas como se pudessem ter um lugar nas bibliotecas.”

    Enquanto Fílon estava em Roma ele se encontrou com Pedro!

    Note o que Willian Cave disse:

    “Aqui [em Roma], dizem-nos, ele [Pedro] se reuniu com Filon o judeu, que recentemente veio em sua segunda embaixada até Roma, em nome de seus compatriotas em Alexandria, e contraíu uma íntima amizade e familiaridade com ele.” (A vida dos Apóstolos. Oxford 1840. Pp. 200-201.)

    E mais para confirmar e mostrar essas verdades absolutas um grande historiador de nome Eusébio de Cesaréia comenta que “a tradição diz que ele [Filon] chegou a Roma no tempo de Cláudio para falar com Pedro que estava naquele tempo a pregação os de Roma. Isso, de fato, não pode ser improvável uma vez que o tratado a que nos referimos, composto por ele [Filon] muitos anos depois, obviamente, contém as regras da igreja que ainda são observados em nosso próprio tempo”(História Eclesiástica de Eusébio. Harvard University Press, Londres. 1975. p. 145).

    Meus irmãos e minhas irmãs saibam também que a partir do século I uma obra apócrifa chamada Ascensão de Isaías chegou até nós, e este é provavelmente é o primeiro documento mais antigo e que atesta o martírio de São Pedro em Roma.

    Em uma passagem (cap. 4, 2s), lemos a seguinte previsão:

    Então surgirá Belial, o grande príncipe, o rei deste mundo, que governa desde sua origem, e ele descerá do seu firmamento em forma humana, rei da maldade, assassino de sua mãe, ele mesmo é o rei deste mundo, e ele vai perseguir a planta que os 12 apóstolos do Amado plantaram, um dos12 será entregue em suas mãos.”

    Esta é uma clara referência ao imperador Nero, que assassinou sua mãe Agripina em 59 d.C, e colocou Pedro a morte em fevereiro de 68 d.C. Ele não pode ter se referido a Paulo, pois este foi decapitado em janeiro de 67 d.C, por Hélio, um dos prefeitos que foram deixados no comando de Roma enquanto Nero estava longe na Grécia entretendo os bajuladores cidadãos desta província.

    ISSO É FATO POIS NÃO EXISTE CONTRADIÇÕES

    E ESTÁ ESCRITO NA HISTÓRIA

    QUAL QUER UM QUE DUVIDAR É MUITO SIMPLES LEIA OS ESCRITOS DA ÉPOCA E ENCANTE-SE

    Irmão e irmãs notem agora o que diz “Hegésipo nascido no ano 110nos da era cristã e morto no ano 180 da era cristã

    Veja o que ele nos relata – em seu quarto livro de Memórias que chegou até nós – e que nos deixou um registro completíssimo de sua constatação.

    Neles, conta que numa viagem para Roma, encontrou um grande número de bispos e que recebeu a mesma doutrina deles.

    E mais Hegésipo faz referências da Epístola do papa São Clemente aos Coríntios

    isso mostra claramente mais uma vez o que todos os padres da igreja testificam sem nenhuma voz discorde

    E mais Hegésipo ainda fala do papa Aniceto cujo o seu nascimento é do ano 110 da era cristã

    E, cujo diácono era Eleutério.

    E mas Aniceto foi sucedido por Sótero, e esse por Eleutério. Em cada sucessão, e em cada cidade se confirmou que foi pregado de acordo com a lei, os profetas e o Senhor'” essa passagem você também encontrar no livro de 10 volumes de nome história eclesiástica escrito por Eusébio de Cesaréia que nasceu no ano 265 da era cristã (em fragmento na História Eclesiástica de Eusébio 4,22; ~180 dC).

    ISSO TUDO SÃO VERDADES ABSOLUTAS MEUS IRMÃOS E MINHAS IRMÃS

    ISSO SÃO PROVAS CLARISSÍMAS DOS FATOS OCORRIDOS DA ÉPOCA E DOS SEUS ACONTECIMENTOS E MAIS SAIBA QUE EM TODOS OS ESCRITOS DOS PADRES DA IGREJA A MAIORIA FAZEM REFERÊNCIAS DAS OBRAS DE CADA UM

    OLHA O QUE ESCREVEU NUM DE SEUS LIVROS SÃO CIPRIANO DE CARTAGO MORTO NO ANO 258 DA ERA CRISTÃ

    VEJA

    “Nosso Senhor, cujos preceitos e recomendações devemos observar, descrevendo a honra de um bispo e a ordem de Sua Igreja, falou no Evangelho, dizendo a Pedro: ‘Eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.’ Daí, através do passar dos tempos e susseções, a ordem dos bispos e a hierarquia da Igreja permaneceu, de modo que a Igreja está fundamentada sobre os bispos, e cada ato da Igreja está controlado por aqueles mesmos administradores. Desde então, está fundamentada na lei divina. Eu me admiro de que alguns, com atrevida temeridade, preferiram me escrever como se escrevessem em nome da Igreja; isso quando a Igreja foi estabelecida sobre os bispos e o clero, e todos os que permaneceram firmes na fé” (Cipriano, Epístola 26,33 [aos proscritos]; 250 dC).

    15; ~445 dC).

    A IGREJA NASCEU CATÓLICA

    AGORA PARA OS PROTESTANTES QUE FURTAM FRASES DO CONTEXTO VOU DA

    A VERDADEIRA FRASE QUE EUSÉBIO DE CESARÉIA AFIRMA NO SEU LIVRO HISTÓRIA ECLESIÁSTICA

    VEJA

    Historia Eclesiástica XXV Livro VII
    “E Pedro, sobre quem se edifica a Igreja de Cristo, contra a qual não prevalecerão as portas do Hades

    E MAIS

    Note que Eusébio diz ainda que Depois de Pedro Alexandre foi o 5º bispo de Roma ou seja o 6º bispo de Roma:

    Pedro -> Lino -> Anacleto -> Clemente -> Evaristo -> Alexandre

    AGORA ALGUMAS PROVAS BÍBLICAS DOS APÓSTOLOS EM ROMA

    VEJAM

    Romanos 1,7. “a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!”

    Romanos 1, 8. “Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé.”

    E por fim diz que Satanás será esmagado aos pés desta mesma Igreja: católica apostólica romana.

    VEJAM

    Romanos 16,20 “O Deus da paz em breve não tardará a esmagar Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco!”

  4. Eduardo disse:

    Peço que divulguem:

    Não há relação com o artigo, mas passo o LINK para conhecimento dos irmãos:

    http://www.padremarcelotenorio.com/2012/10/pastora-eleita-vice-de-ibirite-prometeu.html

    Diz-se do PSDB, mas tem tudo pra ser esbirro do PT.

Deixe seu comentário