A feliz junção da Europa medieval com a Igreja e a Religião

| 10 de abril de 2014 | Comente!
Plinio Corrêa de Oliveira
El Escorial, castelos medievais

Na Europa medieval, as vidas dos conventos e dos castelos, dos santos e dos heróis se entrecruzaram indissoluvelmente. Por exemplo, o mosteiro do Escorial. Ele, aliás, não é medieval. Mas foi feito por homens que tinham mentalidade medieval. É, ao mesmo tempo, um convento e a residência pessoal do rei mais poderoso da Terra no seu tempo: Filipe II da Espanha. Sem dúvida o Escorial é muito bonito. Mas, a gente pode pensar na salinha do Escorial, ou num dos salões, e ali imaginar Filipe II lendo uma carta de Santa Teresa de Jesus.

Escorial, aposentos Felipe II. Castelos medievais

A gente pode imaginar por perto um Núncio gordalhão, bonachão, renascentista, contrário à reforma dos Carmelos, fazendo suas manobras. E Filipe II, que tinha uma alma maior do que todo o Escorial, decidindo. Santa Teresa de Jesus e Filipe II: havia uma junção entre essas duas almas, porque Santa Teresa era ainda mais Escorial do que Filipe II. Ela encarnava o Escorial do Céu que olha para a Terra e Filipe II representava o Escorial da Terra que fica olhando para o Céu. No Escorial há um entrecruzamento do temporal com o religioso. Por causa disso, a ordem temporal era sacral. Ela reconhecia e afirmava que nada de válido e autêntico podia brotar a não ser da verdadeira visão da Religião Católica, que os santos tiveram nos seus conventos.

El Escorial, aposentos de Felipe II. Castelo medievais

Então nasciam as maravilhas da Civilização Cristã sob a sombra benigna e materna das instituições da Igreja Católica. Foi assim que os santos geraram uma civilização católica, que antes de nascer palpitava na alma de santos como São Bento, São Remígio, e tantos outros. Foi a junção da Europa medieval com a Igreja e a Religião que trouxe a paz de Cristo ao mundo. No Céu nós teremos a Visão Beatífica e o Paraíso Celeste. Deus achou que a Visão Beatífica seria bem completada com o Paraíso Celeste. A prefigura da visão beatífica são as graças sobrenaturais. E a prefigura de Paraíso Celeste é a Civilização Cristã. Fonte : Blog Castelos Medievais

email

Tags: , , , , ,

Categoria: Castelos, Palácios e Catedrais, História, Idade Média

Deixe seu comentário