Assunção – O triunfo de Nossa Senhora

| 15 de agosto de 2016 | Comente!
Plinio Corrêa de Oliveira

É dogma de fé a Assunção de Nossa Senhora aos Céus em corpo e alma festa que a Santa Igreja celebra hoje. A proclamação desse dogma confirmou a devoção já praticada desde os primeiros séculos. A propósito dessa data, transcrevemos comentário do Prof. Plinio proferido em palestra de 14-8-1965

adns_201008A respeito da Assunção de Nossa Senhora aos Céus não existem descrições, e o que se pode fazer é imaginá-la, fazendo uma recomposição de lugar. Por exemplo, os Apóstolos ajoelhados em terra e rezando, com a expressão enlevada de personagens de Fra Angélico, enquanto no Céu a recebem os anjos em coortes magníficas, num espetáculo absolutamente incomparável.

A glória de Nosso Senhor Jesus Cristo transfigurado, comunicando-se a Nossa Senhora, faz com que Ela vá se tornando cada vez mais majestosa e mais materna. Assim começa o triunfo de Nossa Senhora no Céu.

Algo que pode nos revelar alguma semelhança desse esplendor são os triunfos que os homens preparavam para receber seus grandes batalhadores. Por exemplo, para as tropas francesas que venceram os alemães na guerra de 1914-18, desfilando sob o Arco do Triunfo. Embora inferior, o triunfo preparado para o general MacArthur, nos Estados Unidos; e também as homenagens que os romanos preparavam para seus generais vencedores.

Compreendemos que Nosso Senhor Jesus Cristo, infinitamente mais generoso, deve ter premiado Nossa Senhora com um triunfo incomensuravelmente maior. Tudo o que há de mais glorioso e triunfal terá certamente brilhado no momento da Assunção de Nossa Senhora.

 

email

Tags: , , , ,

Categoria: Catolicismo, Datas Importantes, Plinio Corrêa de Oliveira

Deixe seu comentário