Na Bíblia, Deus também manda fazer imagens – Cultos de Dulia e Latria

| 29 de abril de 2009 | 122 Comentários
Lepanto

Assunto: Idolatria – “Achei o argumento sobre idolatria tão pobre, na verda um daqueles sofismas falaciosos (…)Se me forem enviados alguns versículos das Sagradas Escrituras mensionando tal ensinamento, ou seja de veneração ou dos santos, me torno Católico Romano imediatamente..”

Recebido em 2/3/99
Assunto: IdolatriaAchei o argumento sobre idolatria tão pobre, na verda um daqueles sofismas falaciosos.1. Quando se veneram (adoram) os santos, também  se reconhece implicitamente que os mesmos também possuem atributos divinos.

2. As Sagradas Escrituras também não autorizam, em nenhuma parte, a veneração dos santos, nem sequer que se interceda através dos mesmos.

3. Se nós é autorizado fazer imagens  (as do querubim, as da arca), quando Deus assim o permite (e só quando ele permite), o que dizer das que ele não autoriza nem permite: as de São José, São Benedito,  etc…? São elas autorizadas? Além do mais, se se “veneram” as imagens, como as de uma fotografia, o que se diria se alguém se prostrasse dante da fotografia de um ente querido e lhes  fizessem orações, e até flagelações.

Ora, se isto não é idolatria (culto aos ídolos), o que é então? Omde, por Deus, nas Sagradas Escrituras  nos é ensinado a  venerar as imagens dos santos?

Se me forem enviados alguns versículos das Sagradas Escrituras mensionando tal ensinamento,  ou seja de veneração ou  dos santos, me torno Caatólico Romano imediatamente.
G.

* Resposta

Respondido em 2/3/99

G.,
Antes de responder às suas objeções, quero agradecer seu e-mail.

É bom que você se manifeste e faça as perguntas que fez.

Em primeiro lugar, devemos saber o que é uma idolatria.

Existem três tipos básicos de cultos possíveis: dulia, hiperdulia e latria. A latria é o culto que se deve somente a Deus e consiste em reconhecer nele a divindade. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos nós, etc.

O culto de dulia ou hiperdulia é a veneração ou a hiperveneração, que consiste em reconhecer em outra pessoa virtudes exemplares e impetratórias (intercessão). O culto de hiperdulia se deve somente à Mãe de Deus, é claro.

Por acaso você sabe o que é, então, a idolatria?

A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. Ou seja, teríamos que colocar alimentos para as imagens, como faziam os romanos, os egípcios e os demais povos idólatras. Teríamos que achar que Deus e o santo são a mesma pessoa. No fundo, seria dizer que S. Benedito não é e nem foi S. Benedito, mas foi Deus, etc.

Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus! Mesmo porque isso seria cair em um panteísmo (defendido por Calvino e Lutero em algumas de suas obras).

Ademais, sobre fazer imagens, onde você leu que elas só podem ser feitas com autorização de Deus? Você pede que eu mostre uma autorização, mas não me mostra onde ela é requerida! Ora, se Deus manda fazer imagens em pelo menos três passagens das Sagradas Escrituras e proíbe que se faça imagens em outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou fazer imagens não é idolatria!

Os Judeus, saindo da dominação egípcia, um povo idólatra, tinham muita tendência à idolatria. Basta ver o que aconteceu quando Moisés desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei e encontrou o povo adorando o “Bezerro de Ouro” como se ele fosse uma divindade, um amuleto. É claro, como permitir que um povo tendente à idolatria fosse fazer imagens. Entretanto, o mesmo Deus mandou que se fizesse imagens em outras passagens.

Sobre os santos possuírem atributos divinos, devo dizer que há uma confusão de linguagem. Os santos não possuem atributos divinos, mas sim virtudes que os tornam “semelhantes” a Deus. Lembre-se que S. Paulo disse: “já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim”.

Já viu alguma imagem católica que representasse um vício ou defeito? É claro que não, pois elas são “imagens” de pessoas virtuosas. Virtude essa que provém da graça de Deus. O mesmo não se dava na idolatria, pois os povos idólatras representavam as virtudes e os vícios em seus ídolos.

O poder de interceder pelos vivos está expresso em diversas passagens das Sagradas Escrituras. Lembre-se das Bodas de Canáa, onde Nosso Senhor não queria fazer o milagre, pois “ainda não havia chegado Sua hora” e “o que temos nós a ver com isso (com a falta de vinho)?”. Bastou Nossa Senhora pedir para que seu Filho fizesse o milagre, que Ele adiantou sua hora para atender à intercessão de sua Mãe Santíssima. Quer maior poder de interceder do que esse? Fazer com que Deus, por assim dizer, mudasse seus planos? É tal o poder de Nossa Senhora que a doutrina católica a chama de onipotência suplicante, ou seja, Aquela que tem, por meio de sua súplica a seu Filho, o poder onipotente!

Sobre os santos, também existem diversas passagens em que Deus só atende por meio da intercessão deles, como, por exemplo, no caso de Jó, em que Deus expressamente mandou que um dos que pediam a Ele pedisse através de seu servo Jó. Ou mesmo do discípulo de Santo Elias, que só fazia milagres quando pedia através do Deus de Elias.

Ora, é natural que Deus atenda àqueles que estão mais perto dele do que àqueles que estão mais distantes. Quanto maior a virtude de uma pessoa, tanto mais perto de Deus ela está e tanto mais pode interceder.

Quando a Sagrada Escritura diz que Nosso Senhor é o único caminho entre os homens e Deus, não quer dizer que entre os homens e Nosso Senhor não possa haver intercessores. É claro, só Nosso Senhor é o intercessor entre nós e Deus Pai, mas não significa que entre nós e Ele não existam degraus de pessoas que O conheceram, amaram e serviram de forma exemplar.

Sobre a fotografia, só seria idolatria alguém rezar diante de uma fotografia se o que reza pensasse que a foto fosse Deus ou que a pessoa fotografada fosse Deus. Fora isso, não há problema em se rezar para alguém, quem quer que seja, se a intenção é crescer em virtude ou alcançar alguma graça por intercessão dela.

O problema dos protestantes, Gilson, não é conhecer as respostas que estou dando (que são simples e básicas), mas é em reconhecer o orgulho que existe em quem rompe com a Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Sofisma, quem faz são os protestantes, que se fecham para a Igreja, para Nossa Senhora e para a Eucaristia. Querem dizer que seguem a “Bíblia” e se esquecem que a Bíblia foi feita pela mesma Igreja que combatem. Uma Igreja que já existia há 1.500 anos quando apareceu o primeiro protestante. Uma Igreja que recebeu a promessa de que as “portas do inferno nunca prevaleceriam contra ela”. E olhe bem, se não “prevaleceriam” é porque pareceriam prevalecer em algumas épocas históricas!

Gilson, espero que abra seus olhos, pois Deus é um só e não pode haver mais de uma religião verdadeira. Ele não teria vindo ao mundo para deixar os homens sem uma religião (pois todos os povos já tinham a sua) e perdidos no caos do “livre exame”!

As respostas às suas objeções foram dadas, espero que faça a sua parte. Se quiser, procure-me pessoalmente e conversaremos sobre qualquer dúvida que tenha.

Seu em Cristo e Maria,

F.V.
Frente Universitária Lepanto

email

Tags: ,

Categoria: Debate com Protestantes

Comentários (122)

Trackback URL | Feed RSS de Comentários

  1. Edilson Gomes disse:

    a Bíblia diz que somos a noiva de Cristo,
    quem adora a outros Deuses ou santos estar traindo a Jesus seu noivo e isso se chama adultério,
    traição, imagens na igreja é pra quem não tem fé em Deus e precisa ver pra crer, cabe a seus lideres a responsabilidade de falarem para seus discípulos o que é certo ou errado,
    Deus manda fazer imagens sim mas proíbe a adoração a elas e ele mesmo diz que se tona semelhante a elas os que o adoram, imagens ou fotografias é apenas para lembranças.

  2. Bourne disse:

    Como se pode ver na explicação ê um blá blá blá , Sem nenhuma base biblica especialmente pq a biblia proíbe expressamente orar ou consultar quem ja morreu

  3. Glaucia disse:

    Deus abmomina a idolatria, ele deixou isso claro nas escrituras, o que me espanta e vcs renegaren a palavra de Deus. Nao a igreja catolica nao e igreja que Deus deixou, Jesus nuncaaaaaaaaaa pregou placa de igreja, nos somos a igreja cada um de nós, vcs pegaram uma frase isolada da biblia para alegar essa mentira. Sim vcs adoram santoa sim, e mais a igreja catolica foi mudando com o tempo, antes matavam as supostas bruxas kkk ai querem vir falar que e igreja de Jesus.
    Abram o olho a biblia ta ai e so ler.

  4. Daniel Borges disse:

    Me desculpem, meus irmãos. A intenção de usar as imagens como uma recordação de fé é muito bonita, tomada no sentido de
    apenas se lembrar de como foram usadas por Deus. Porém essa prática não é em nenhum sentido proveitosa. E para tanto faço duas colocações, pedindo encarecidamente que leiam sem ira e me apontem o que acharem errado:
    1a. > Deus ordenou que Moisés construisse a estátua da cobra. Também ordenou a maneira precisa de como seria construída a
    arca da aliança.
    Em relação a cobra de bronze: veja que DEUS ordenou isso naquele tempo, pois por causa da dureza de coração do seu povo foi necessário tal procedimento. Se Israel tivesse mais temor e tremor a Deus, saberiam que era apenas um símbolo, uma representação da VERDADEIRA pessoa, de Cristo. Mas ao invés disso vemos claramente que mais tarde o povo feriu os mandamentos de Deus, através DA MESMA ESTÁTUA!! No terceiro ano de Oséias, o rei Ezequias ” fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera; e DESPEDAÇOU A SERPENTE DE BRONZE QUE MOISÉS FIZERA (PORQUANTO ATÉ AQUELE DIA OS FILHOS DE ISRAEL LHE QUEIMAVAM INCENSO). Confiou no Senhor Deus de Israel, de modo que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. 2Reis 18:3 a 5.
    Meus queridos, quantas pessoas se perdem, adorando imagens e esculturas, por causa da ignorância! Quantos pequenos não escutam que as “imagens são apenas lembranças” e nada mais! Quantos erram por causa disso!
    Deus é perfeito! Seus caminhos são justos; Só Ele é justo. Percebam que Deus ordenou a construção daquela serpente, mas não com o propósito de adorá-la! E foi o que fizeram! O povo escolhido! O povo escolhido se perverteu naquilo! ENTÃO O REI EZEQUIAS DESTRUIU A IMAGEM, POIS VIU O PECADO DO POVO. Em vez de tentar, inutilmente (veja quantas vezes lê-mos: “e fez o povo o que era mal aos olhos do Senhor”), fazer o povo parar com aquele costume, preferiu destruí-la! E isso o fez, sendo reto aos olhos do Senhor!
    Não seria então proveitoso, em vista de que não só no Brasil, mas em outras nações, ocorre a idolatria através dessas imagens, fazer o mesmo que fez o rei Ezequias?

    2a. > Por favor, meus irmãos: não usem o Decálogo para explicar alguma coisa. USEM AS ESCRITURAS COMPLETAS. Pois quem não conhecesse a palavra não sabe do demais que está omitido no mesmo.
    DEUS NÃO SE CONTRADIZ EM MOMENTO ALGUM. E não falo isso acusando os autores do post de fazerem o mesmo. Não. Digo que: Deus não é homem para errar. Não pensem que Josué se prostou diante a arca para adorar a Deus COMO UM COSTUME, mas sim como ato de contrição diante do pecado de Acã, fihlo de Carmi. O exército de Israel ficou a própria custa por causa deste pecado e perdeu a batalha. JOSUÉ ENTÃO RASGOU SUAS VESTES, COBRIU A CABEÇA DE PÓ E SE PROSTOU DIANTE DA ARCA, QUE SIMBOLIZAVA A PRESENÇA DE DEUS!!! Isso, como prova de contrição e arrependimento diante do Santo dos Santos, e não como prática ou costume de adorar a arca. Queridos, por favor! Leiam todo o texto! Este é o único caso que algum Israelita se prostou diante da arca como Josué o fez e a bíblia não cita nenhum outro ato como este! Nem antes, nem depois!!!!
    Dessa forma as demais colocações que justificam os argumentos de que Jesus consentia com isto por causa de sua visita ao templo, pra mim se mostrar vãs.

    Irmãos, lhes peço para que estudem as escrituras, não no sentido de afirmar que não o fazem, mas para que evitem esse tipo de argumentação. Finalmente, saibam que nós, protestantes, temos a convicção que não necessitamos de nenhuma imagem para nos lembrar da fé de nossos irmãos, ou do próprio Senhor Jesus, o Cristo. Não nos condenem por isso. Se algum cristão chegar a vocês dizendo com ira, ódio e perseguição por causa das práticas católicas, não o considerem digno de atenção. Mas por favor, ouçam aqueles que com amor ensinam o que pregamos, o que não pode ser diferente para os católicos: Que Jesus Cristo é o Senhor, e só Ele salva. Para nós, as escrituras deixam bem claro para não aceitarmos tais práticas, e por isso pregamos a vocês. Pois, se não nos preocupássemos verdadeiramente ( e isto infelizmente digo: a poucos que verdadeiramente se preocupam como a irmãos), simplesmente nos fecharíamos em nossas igrejas e não nos importaríamos.
    Aos irmãos cristãos protestantes: seja anátema quem prega o evangelho como forma de ira, ódio ou perseguição. A tais não considero como cristãos, pois preocupam-se apenas com quem esta certo ou errado, e não para edificar a igreja de Cristo. Que se convertam de verdade, sabendo que não somos nada e Cristo é tudo.

    Que Deus continue nos iluminando. Daniel Borges

    • Jorge Amado disse:

      Não esqueça tua igreja foi fundada por um cara, a minha por jesus cristo, na minha igreja tem um esposo(ESPIRITO SANTO) e uma esposa(MARIA), pq ninguem gera um filho sem um homem e uma mulher, a tua igreja quer ficar só com o esposo e deixar a esposa de fora! A minha igreja Católica Apostólica Romana é uma Religião, a tua é uma ceita, igrejinha “fundo de quintal” que se baseia em teses, fundada por um ex-sacerdote que não teve coragem, foi um frouxo de não aguentar erguer a igreja de Cristo! Obs.: se Converta logo, o Arrebatamento ta chegando e o Jesus da minha bíblia disse que ia levar pra junto do pai, a sua igreja, no Singular, se é que me entendes, ainda dá tempo! Te amo Irmão Amado!

      • janaina disse:

        Que Deus possa te misericórdia das tuas palavras!

      • Diego Ribeiro Sabino disse:

        Jorge Amado, A igreja de Cristo foi fundada em Hierosolyma, não em Roma. Quem fundou a Igreja foi Jesus Cristo que foi judeu. Não há provas de que Pedro, Lino e Clemente tenham sido de fato bispos de Roma. A Palavra Chatholica tem Chi e Theta, é um termo GREGO que significa universal. Apostólica é um Termo GREGO também. Igreja é um termo GREGO. A sede original da igreja nunca foi em Roma. O Apóstolo mais relevante para Roma foi Paulo de Tarso que escreveu a epístola aos Romanos (Em Grego).

    • Jorge Amado disse:

      Não esqueça tua igreja foi fundada por um cara, a minha por jesus cristo, na minha igreja tem um esposo(ESPIRITO SANTO) e uma esposa(MARIA), pq ninguem gera um filho sem um homem e uma mulher, a tua igreja quer ficar só com o esposo e deixar a esposa de fora! A minha igreja Católica Apostólica Romana é uma Religião, a tua é uma ceita, igrejinha “fundo de quintal” que se baseia em teses, fundada por um ex-sacerdote que não teve coragem, foi um frouxo de não aguentar erguer a igreja de Cristo! Obs.: se Converta logo, o Arrebatamento ta chegando e o Jesus da minha bíblia disse que ia levar pra junto do pai, a sua igreja, no Singular, se é que me entendes, ainda dá tempo! Te amo Irmão Amado!

      • Le disse:

        D alguns só li ,” a minha religião é melhor q asua e blá blá blá

      • Mah colombo disse:

        Onde esta escrito que Maria é a esposa de Jesus,ela é esposa ou mãe, a bíblia fala claramente, que a igreja somos nós a noiva d Cristo, e nossa veste branca como a neve…a biblia toda fala que Deus abomina Imagens e idolatria, o que são idolatria,não precisa ser exatamente uma escultura de barro, pode ser um cantor, um ator, uma música, um animal, a biblia tbm fala que so a Deus daremos culto, Amar ao seu Deus sobre todas as coisas, isso esta nos 10 mandamentos, Deus jamais dará sua gloria a alguém, Lúcifer, era tão lindo queria se assentar acima de Deus, e olhe o que aconteceu…foi expulso do céu
        Querem base biblia- Êxodo 20:2a6–Deuteronômio 27:15–Isaias 48:8–(Isaías 44:6-20..
        Parem de ficar na achologia, peguem a bíblia e vão ler, site Google ajudam a discernir o que certo ou errado.
        https://estudos.gospelmais.com.br/idolatria-nao-te-prostraras-diante-delas.html

        Se arrependam, aceitem somete dar culto, graças e louvores a Jesus Cristo

      • Cleyson disse:

        Meu Irmão em Cristo Jesus esta sua afirmação não tem base bíblica,pois a bíblia fala que e a noiva de Cristo é a nova Jerusalém ou seja as pessoas que serão salvas e que viveram na nova Jerusalém,em outras palavras ele usa sua o termo Igreja para se referir aos que que foram salvos.E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
        E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
        Apocalipse 21:9,10

      • Vitoria disse:

        Misericórdia, Jesus não é religião não amado , A igreja está dentro de você , me mostra na bíblia onde diz que Maria é a esposa , o povo perece por falta de conhecimento , Tem certeza que será salvo por sua igreja ? , fale com Deus e pergunte a ele , de todo o coração é claro .
        Tudo bem vocês respeitarem a Mãe de Jesus , mas o único merecedor de Adoração é ele , afinal quem morreu na cruz pra salvar o mundo de seus pecados e trazer de volta a filiação que nós havíamos perdido com Deus ? Foi Jesus , ele nos mostrou o caminho para chegar ao pai .
        Que você possa abrir os olhos antes que Jesus volte , para buscar sua Noiva , não uma igreja apenas. Pq na bíblia diz , ele não faz acepção de pessoas !
        O que vai importar são suas obras e sua fidelidade com ele , Não vi em nenhum lugar Jesus dizer que igreja salva , busque ter intimidade com Jesus , fale com ele e leia a bíblia ele vai te dizer o que agrada ou não a ele !

    • Sinézio Timóteo disse:

      Daniel Borges é o Daniel filho do Pastor José Borges de Santa Rita do Sapucaí?

  5. alexsandra disse:

    Para os textos bíblicos são bem claros qdo proibi a confecção de imagens, entretanto não vejo tal clareza nos argumentos contrários…
    Dai eu pergunto: Nos textos do antigo testamento nao é citado que os fiéis da época atribuíam os milagres e curas aos querubins ou outro ser criar com a autorização de Deus, entretanto vejo muitos fiéis católicos atribuírem seus milagres aos seus santos, fazem promessas á eles, ajoelham perante eles, nao so no templo como em suas casas e pedem milagres à eles, como justificar essa confiança neles? Como justificar essas petições se elas poderiam ser feitas diretas à Deus? Como explicar? Se as escrituras afirmam que Jesus é o único, pra que ficar pedindo p mortos? São seres mortos que segundo as escrituras poderão ressuscitar qdo Jesus voltar? Na Biblia diz que somente Jesus esta vivo e esta sentado ao lado do Pai, somente vivo pode interceder por vivo…me expliquem isso por favor? Lembrando que quem convence é o Espirito Santo de Deus e nao homem, e nao doutrina A e B, somente o Espirito Santo e ele habita em nos e nao em templos feitos pelo homem…

    • Angelo disse:

      Então que tal apagar de sua bíblia a parte onde Maria pede a Jesus que resolva a falta de vinho, onde Ele prontamente a obedece? Qual mulher na bíblia foi visitada por um anjo onde o mesmo disse a ela que diante de Deus ela havia encontrado graça? O próprio Jesus disse que o que suja o homem não é o que entra pela boca mas o que sai dela, ora, o que sai está dentro, então o que importa é o que está dentro do coração, diante disto, quem está diante de uma imagem sabe o que está dentro do seu coração…Outra coisa que me inquieta, Jesus falou que muitos viriam em nome Dele, que diriam que ele estaria em tal lugar, ou ele estaria acolá, que também fariam milagres a ponto de seduzir a muitos, SE POSSÍVEL ATÉ AQUELES QUE ELE ESCOLHEU, disse também, não os sigais, não creiais…Disse a Pedro, TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA(PEDRO SIGNIFICA PEDRA) EDIFICAREI A MINHA IGREJA…Ora por qual motivo ele falou isto? Por qual motivo Ele teve aquele comportamento diante dos vendilhões do templo? Se ele não deixou uma IGREJA DELE, para que estas coisas foram escritas no livro? Ele ensinou hierarquia, a sua denominação religiosa tem hierarquia? Esse mesmo povo que seguia Moisés no deserto em busca da terra prometida traiu a Deus, quando moisés estava na presença de Deus e desceu o povo tinha feito o bezerro de ouro e o estavam adorando… Adorar só a Deus, porque Nele está toda verdade, não existe outro Deus fora Ele. Eis o motivo de Deus ter dito a respeito do não fazer imagens, Jesus disse que quem o via estava vendo o pai, ele é a imagem do pai, meio contraditório isso não? Deus fala, faça imagem de ouro de dois querubins, faça uma serpente de ouro, mas diz que não faça imagem alguma. Eu não tenho dúvida alguma de que Jesus deixou sim a SUA IGREJA, só observar bem as cartas dos apóstolos, parem de fantasiar a bíblia, tenham cuidado para no final vocês não estarem do lado oposto de Jesus, lembrem-se que ele mesmo falou sobre isto quando nos contou que no final dos tempo ele viria e colocaria do lado direito os escolhidos e do outro os que seriam condenados, e os condenados lhe perguntaria: Senhor e não foi em teu nome que eu preguei o evangelho, curei paralíticos, cegos, que expulsei demônios? Onde jesus respondeu: retirai-vos de mim servos maus eu não vos conheço, vai para o fogo do inferno, e para os escolhidos dirá: Vinde benditos do meu pai, vinde ao luar que há muito tempo vos está preparado. Está escrito na bíblia de que logo após a morte vem o julgamento Jesus mesmo disse ao ladrão HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO…Morto? Em Hebreus 9: 27 “E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo” Ora, para que alguém vai ser julgado quando morre? Para ficar dormindo? kkkkkkkkkkkk A ressurreição é do corpo, o corpo é um veículo que leva nossa alma, pois ela não morre, o corpo incorruptível virá nessa ressurreição. Quem fundou o protestantismo foi Lutero, ele fala algo interessante a respeito de Maria: Lutero era favorável à pratica devocional da veneração a Maria e expressou isso em inúmeras ocasiões com veemência:
      “A veneração de Maria está inscrita no mais profundo do coração humano.” (Martinho Lutero, Sermão em 1º de setembro de 1522.)

      “Maria é a mulher mais elevada e a pedra preciosa mais nobre no Cristianismo depois de Cristo… Ela é a nobreza, a sabedoria e a santidade personificadas. Nós não poderemos jamais honrá-la o bastante. Contudo, a honra e os louvores devem ser dados de tal forma que não ferem a Cristo nem às Escrituras.” (Martinho Lutero, Sermão na Festa da Visitação em 1537.)
      “Nenhuma mulher é como tu! És mais que Eva ou Sara, sobretudo, pela nobreza, bem-aventurança, sabedoria e santidade!” (Martinho Lutero, Sermão na Festa da Visitação em 1537.)
      Por outro lado Jesus disse: “Mas aquele que crer em mim obras maiores fará.” Ora, se fizeram a vontade de Jesus, tiveram seu julgamento no céu após sua morte, estão vivos conforme as escrituras, não podem pedir a Jesus por alguém que recorra a ele? A intercessão(pedido) de alguém que é santo(sedes santos como o vosso pai do céu é santo)não pode ser ouvida por Jesus? Por outro lado Jesus disse: Tudo o que ligares na terra será ligado no céu, tudo o que desligares na terra será desligado no céu (isto deu a igreja Dele, é ela quem tem o poder de ligar e desligar) por isto a Igreja age com tanto rigor para proclamar alguém santo… Se você ler a história de algum santo, verá que deus agiu através deles, Jesus fazendo através deles milagres, ora, se em vida eles pediram e Jesus atendeu, porque no céu seria diferente?

  6. christofer disse:

    querem discutir esses assuntos biblicos????
    pelo amor de deus, biblia não se discuti se compartilha!!!!

  7. ivan disse:

    A só um DEUS e só uma pessoa que leva o a DEUS CRISTO jesus .

  8. Se jesus fosse Deus nao diria ao responder pedido de alguns Judeus que pediram que ele fizesse milagre pra eles, e Jesus respondeu: Eu nao faco obras de mim mesmo mas daquele que me enviou, meu pais que esta nos seus. Eu fasso a sua vontade. Se fosse Deus ele nao diria isso. No seu baptismo ouviu-se uma voz a dizer este e meu filho o amado. e desceu uma pomba branca e pousou no seu ombro. Ainda quando foi tentado pelo diabo depois de jejum, diabo disse pra Jsus que se voce e filho de Deus transforma a pedra em pao, e ele respondeu esta escrito que nao e so do pao o homem vive. Depois disse mais salta pra baixo esta escrito que nenhum se osso vai ser partido, Deus vai enviar anjos pra voce para que nao batas sobre pedras. Veja ate Diabo reconhece que Jesus era filho Deus. E nos? Jesus e Deus?

  9. Meus irmaos, nao ensultei uns aos outros, a biblia no novo testamento diz: nos ultimos dias havera muitos blasfemadores, amantes de dinheiro, guerras entre nacoes, disleais, nao respeitam os pais… Como e que voces ate tem coragem de proferir insultos, este nao e ensino biblico. outros continuam a dizer jesus e Deus. Mas ele respondeu aos farizeus que ele foi enviado por seu pai, ainda mais disse o pai e maior que eu. eu fasso obras que via meu pai a fazer e eu faco tambem.

  10. miguel disse:

    olá, pessoal,discutir religiao é algum sem noçao,pois Deus quer salvar todos,claro que Jesus instituiu uma igreja na terra,de acordo com a historia é a igreja catolica,mais nao vem ao caso,inderpendente da igreja todos sao filhos de Deus,discutir nao leva a nada,so cho que antes de discutir e falar mal dos outros deveria conhecer primeiro a historia,visitar a propria igreja e ver como a igreja ensina,porém mesmo assim nao tem direito algum de falar mal.devemos respeitar cada culto religioso,pois se for atrás dos erros,ninguem firá inpurne da justiça divina.
    ass:miguel

    • maicon disse:

      Cristo nao deixo igreja nem uma nem católica nem evangélica.

      • Regina Márcia disse:

        Mas qual é a religião mais antiga? Jesus deixou Pedro como primeiro papa, Pedro não iria viver até hoje, quem está no lugar dele hoje?….Papa Francisco.

      • Rita disse:

        Muito bem Maicon. Deus não instituiu igreja alguma como sendo dele. Jesus disse de sua noiva ( a igreja verdadeira dele) Aquela igreja que estar em nós em fé e obediência, esperando acordada PELA CHEGADA DO NOIVO (Jesus) que em breve virá, MAS SOMENTE PARA AQUELES, QUE TEM FÉ E ACREDITAM QUE JESUS É O ÚNICO INTERCESSOR E SALVADOR NOSSO. EU PIAMENTE NÃO ACREDITO E SEI QUE NÃO EXISTE AQUELA OU ESSA IGREJA ESCOLHIDA OU PREFERIDA POR DEUS. Veja que o apóstolo Paulo Chama a atenção de várias igrejas, que viviam em pecado. Igrejas Mornas, serão vomitadas da boca de Jesus.Então, somente será salva e escolhida a igreja que trabalhar verdadeiramente a sua fé.Em vez, de ficarmos, discutindo igrejas, discutamos nossa fé em Jesus Cristo. Glória a Deus.

        • Barbara disse:

          Sua responta e o argumento forma que todos os protestantes dão para justificar o protestantismo criado por Lutero mil e quinhentos anos depois que o Senhor Jesus Cristo instituiu a Sua Igreja. Isso está claro em Mateus 16
          18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
          19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

          Paz e bem!

          • humilde disse:

            mais depois a igreja foi aderida por um imperador romano chamado cosntatino , que colocou muita coisa da cultura de roma dentro da sam doutrina que era pedro pequise .

    • Junior disse:

      Está muito mal informado, por Jesus veio o cristianismo e não catolicismo, a Igreja católica que as pessoas colocavam comida nos pés das imagens já existia. A verdade de Deus foi transformada em mentira e mentira dos homens transformada em verdade, pegaram os dez mandamentos de Deus que está na bíblia, que é o verdadeiro e tiraram o segundo mandamento, bem conveniente para igreja não acha? e nisso enrolam os bobinhos até hoje , tôlos! como acham que um homem ou uma religião que vive na idolatria pode transformar qualquer um em Santo, pois não é dado tal poder, Santo tem que vir do Céu para terra e não da Terra para o Céu. Não tenha opnião feita pelos outros a penas leia a Bíblia e saia da ignorância e escuridão, fiquem com o primeiro e o derradeiro de todos nós que é Deus.

  11. Leonardo disse:

    Creio que essas discussões com protestantes já é algo muito ultrapassado, se eles pelo menos conhecessem a história da Igreja Primitiva (Católica), e da “igreja” deles, daria pra ter um debate frutífero. Mas nem a “igreja” deles eles não conhecem.

    “Quando um sábio discute com um tolo, pode até ficar zangado ou rir, mas nunca terá descanso.” (Provérbios 29,9)

    • Nathanael Reis disse:

      Pois bem Leonardo,você disse tudo, essas discussões são algo ultrapassado mesmo.
      Mas você acha correto, fazer as imagens de barro ou cerâmica que seja, abençoa-las e carrega-las em uma procissão pelas ruas? Onde na Bíblia fala sobre isso e permite isso. Sou católico mais não encontro consentimento ou argumento bíblico para tal ato. Talvez essas dúvidas existem pelo fato de que eu sou leigo e gostaria muito de encontrar na bíblia esclarecimentos, já que eu tenho dificuldades em acreditar na interseção dos santos e também tenho dificuldades em aceitar imagens, tanto de Maria como de qualquer outro Santo que seja! Isso tem sido um problema muito grande pois tem me afastado da igreja e de minha esposa, pois ela não aceita meu questionamento!
      Um forte abraço e fique com DEUS!!!

      • sonia disse:

        Boa noite Nathanael.

        Vi seu comentário, e não consegui ficar sem responder, pois fui católica de nascimento, não era católica social não, eu participei de todos os movimentos da igreja católica, o último foi o movimento carismático, por sinal é o melhor, na minha opinião, lógico tirando a idolatria, estou falando do poder do Espírito Santo de Deus.Eu tinha muita sede da Palavra Viva de Deus.
        A bíblia é um livro maravilhoso,o melhor, mas quando lido com interpretação da sabedoria humana, sem a luz do Espírito Santo, a letra é morta.
        Leia Isais 44, e peça ao Senhor que te ilumine.

      • Andréia disse:

        Não somos idólatras, as imagens são como uma foto que nos fazem lembrar da mãe de Jesus, e todos os Santos e Mártires que entregaram a vida em nome de Deus, mas voltando a Maria, ela foi uma mulher de fé e obediente a Deus que deu seu sim, aceitando ser mãe de Jesus sem ao menos questionar sobre sua vida e seu noivado com José, que poderia tê-la abandonado, fez isso sem questionar os propósitos do Senhor. Lucas 1:26:48
        Uma mulher que sofreu ao ver seu filho torturado e morto por nossos pecados e que nos foi dada como mãe aos pés da cruz pelo próprio Jesus. João 19:25-27
        Ela nunca foi e nunca será uma qualquer. Apocalipse 12: 1
        Se Jesus ouve as orações de humanos uns pelos outros, certamente ouve o pedido de sua mãe Maria intercedendo por nós, e mais certamente seu coração se entristece quando ignoramos sua mãezinha, ou alguém se agradaria se chegasse em sua casa lhe desse um abraço e ignorasse ou ofendesse sua mãe? Jesus era humano e amava sua mãe como nós amamos a nossa. Jó 2:1-11
        A igreja católica é Cristocêntrica, Deus é o centro, sempre foi e sempre será! E Maria é um exemplo de pureza, amor e fidelidade á Deus.

        • samuel disse:

          Vcs falam sobre tanto da mãe de Jesus…é incontestável a sua participação, mas se é tão importante assim como vcs a colocam…pq em Isaías o coloca cono filho de Davi? e até mesmo antes q fala:q de jesse sairia o messias? ou quantas vezes o próprio Jesus chama maria de mãe. ..e em Deuterononimo 4 16 Deus deixa claro nao fara imagens de HOME OU MULHER ou etc ai vcs falam q não é pra adorar…mas se vc se ajoelha e pede por aguem q ja morreu oq é? e se vc colocar o significado de prestar culo no dicionário vai aparecer entre outras coisas a palavra adorar! leia mais a Bíblia e pessa a direção de Deus e do espírito Santo.

      • Italo disse:

        Onde na bíblia vem dizendo que não pode procissão?

    • Ailton disse:

      Muito bem observado irmão. A verdade nua e crua é que Jesus não veio absolutamente à terra para criar igrejas ou quaisquer religiões, o que ficou patenteado na passagem evangélica no novo testamento, quando se encontrou com uma mulher samaritana, considerada herege pelos judeus, e ele respondendo a uma pergunta dela, após ter servido um cantil de água disse: Tu es profeta… a seguir Jesus respondeu: “Deus é espírito e deve ser adorado em espírito e verdade. Não é preciso ir ao monte sinai, ao templo ou sinagoga, pois que Deus está dentro de cada um. Logo, para Jesus e sua doutrina de amor, não há católicos, judeus, protestantes, budistas ou mesmo espirita, pois que Deus estará onde tiver o seu pensamento, ensinou Jesus. Assim sendo é racional e logico ficar com o ensino do Mestre como ele bem disso mais tarde: “Eu sou o caminha a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não “Por” mim. Querendo dizer: OS QUE SEGUISSEM SEM MODIFICAÇÕES OU FALSAS INTERPRETAÇÕES SEUS ENSINAMENTOS. Infelizmente é isso o que vemos no catolicismo, protestantismo, juadaimo: Desvirtação do sentido da essência das palavras de Jesus. Para maiores esclarecimentos, procure ler o novo testamento acompanhado do livro Evangelho Segundo o Espiritismo e quase todas suas dúvidas serão esclarecidos, porque a Doutrina Espirita veio ao mundo por vaticínio do próprio Jesus, exatamente para desmistificar a interpretação da filosofia de amor do Mestre. O espiritismo é idenficado por Jesus nesta passagem como o CONSOLADOR, ou o Espirito de Verdade. Boa Leitura.

  12. Leonardo disse:

    Em quem devo acreditar, na primeira e única Igreja criada por Jesus Cristo, que criou a bíblia como conhecemos hoje em dia, que preferiu quebrar suas ligações com reis ao ir contra o Evangelho na “reforma protestante”? Ou em varias “igrejas” espalhadas por aí, sem unidade, professando vários batismos, e varias fés, quando há apenas um só Senhor, uma só fé, um só batismo.

    • humilde disse:

      Acho que na biblia seria legal < e pequisar sobre ela e duvida questione o seu pastor ou padre seja ,mai acima de tudo jesus e o caminho .. a primeira igreja sofreu quando Constantino e converteu e teve suas influencia pesquise .abraço querido

  13. Manuel Lira disse:

    Sou cristão, e a cada 10 comentários vi um razoavel. Só vi vcs levantarem o nome de suas igrejas, cuidado onde vcs procuram a idolotria, parece até debate de futebol me digam onde DEUS disse “essa é a religião correta”, deixem de hipocresia, me repondam qual era a religião de JESUS? Quem foram as pessoas que cruxificaram ELE? Parem com isso, em vez levantarem nome de igrejas, levantem o nome do nosso Salvador. DEUS fez a terra e tudo que existe nela, e não habita em templos construidos por mãos de homens, pensem nisso quando forem dizer minha religião é a certa. O caminho é um só, JESUS.sou de familia católica, porém sei até onde vai as razões do catolicismo, por esse motivo digo que sou apenas cristão, até por que , religião é algo enventado por homens, religião perfeita ñ existe, DEUS sim é perfeito, em vez de dizer sou católico estou mais certo, sou evangelico estou mais certo, amem-se como JESUS disse. E digam eu sou de JESUS! Fiquem com DEUS Amém!

    • jack disse:

      Sábias palavras, Manoel Lira.Parabéns pelo seu comentário.

    • sonia disse:

      Gostei do seu comentário. Se procurarmos minuciosamente na Bíblia não encontraremos citação de nem uma religião, o que vemos muito é a grandiosidade do poder e do amor de Deus.

      Boa noite.

    • Wander Mendes disse:

      Sr. Manuel Lira, acredito que você seja um grande homem de Deus, mas de acordo com a Bíblia, Deus não criou outras Igrejas e outras fé.Só existe, uma só fé e um só batismo, mesmo que você discorde de alguns pontos,então, como Deus vê essas milhares de divisões. Os Católicos, chamam os protestantes de irmãos, mas em consequência os Protestantes nos chamam de idolatras,blasfemadores, adúlteros das escrituras,não entendo tantas divisões, se Deus é um só,por isso jamais me tornaria Protestante, pois mesmos com os erros da Igreja,eu acabaria não obedecendo as ordens de Deus, que todos somos irmão em um Cristo,e não em vários Cristos.

    • Janaína L. disse:

      Oi Manuel Lira. Estava com muitas dúvidas sobre esse assunto, e acabei lendo seu comentário. Faz muito sentido. Pois fiquei pensando: mas onde diz na Bíblia que Jesus deixou a igreja católica para nós? Não tem né. E quando Jesus nasceu, já predominava essa religião em Roma, então como pode ter sido ele quem deixou? Eu sempre fui católica. Mas nesse ano mudei meus pensamentos em virtude de começar a ler a Bíblia e perceber muitas coisas que eu fazia de errado… Também não sou evangélica. Procuro pesquisar muito, e ainda não consegui participar mesmo de nenhuma igreja, pois há muitas contradições e fico confusa. Parabéns pelo seu comentário! Gostei muito da sua resposta. Temos que crer em Deus em nome de Jesus!

      • Antonio Vicente Mendes Maciel disse:

        Caro Sr. Manuel Lira e demais que estão concordo com o que o sr. escreveu.

        Os protestantes sempre dizem que o caminho só é Jesus, porem não obedecem a Nosso Senhor Jesus. Por que não seguem que Nosso Senhor fundou uma única igreja quando ele diz a São Pedro as seguintes palavras: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” – Mateus 16:18

        Agora deparo com o argumento da Janaina L de que a Igreja Católica já existia antes de Cristo ter nascido. Já ouvi tantos absurdos vindo de protestantes e esse é um absurdo que não tinha visto até agora. Já vi protestante dizendo que a Igreja Católica foi fundada por Constantino no ano de 313 D.C. E agora aparece a Janaina dizendo que a igreja católica já existia antes de Cristo.
        Vocês protestantes deveriam decidir em qual mentira preferem acreditar ou então procurar a verdade.

        Vamos ser um pouco lógicos, antes de aparecer qualquer seita protestante só existia uma única religião que era Cristã, ou seja, a única religião verdadeira fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja Católica.
        As primeiras seitas protestantes começaram aparecer no ano de 1517 com a Revolução Protestante iniciada por Lutero. Antes dessa data só existia a Igreja Católica de Cristã.

        Resumindo:
        Se só existe um único Deus verdadeira, então devemos obedecer o que foi feito por Deus. Nosso Senhor Jesus Cristo, Verbo Eterno de Deus feito carne, fundou uma única religião então só ela é a verdadeira.

        • 1. Não há um versículo sequer na Bíblia que mencione a proibição de fazer somente imagens de deuses estrangeiros. Fazer qualquer tipo de imagens é pecado, ta escrito em toda bíblia, só nao entende quem é cego
          2. O que Deus diz em Êxodo 20:4 é “NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
          3. A Serpente de bronze feita por Moisés era colocada no meio do acampamento e as pessoas iam lá OLHAR a serpente para que, pela fé, fossem curadas das mordeduras das cobras. Não era para orar nem se ajoelhar para a serpente, não era para dar dízimo para a serpente e muito menos estavam distribuindo “serpentezinhas benzidas” para que o povo levasse para as suas barracas. (Números 21:8,9)
          4. Com relação aos dois querubins que cobriam o propiciatório, eles ficavam no Tabernáculo, dentro do local chamado Lugar Santíssimo ao qual só o Sacerdote tinha acesso. Portanto, ninguém via os querubins pois eles não ficavam à mostra do povo.
          Planta do Tabernáculo
          5. É evidente que o Templo construído por Salomão não poderia ser do desagrado de Deus pois o próprio Deus ordenou como o Templo deveria ser construído nos seus mínimos detalhes.
          Percebe-se no texto enviado por você uma distorção daquilo que está na Palavra de Deus, com o claro objetivo de justificar o uso de imagens. E, a última frase, que afirma que o mesmo Deus que proibiu fazer imagens, mandou fazer imagens é, no mínimo, uma afronta a Deus.
          Isaías 45:20 “Nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.” 2 Corintios 6:16 “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” 1 João 5:21 “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.” João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
          Deus abençoe a todos. Paz!

          • Ailton disse:

            Você tem toda a razão é esta correta suas considerações. Parece que você leu o Livro dos Espíritos da Doutrina Espírita. Porém se não leu, aconselho a le-lo sem preconceitos ideológicos filosóficos ou religiosos e encontrará a resposta para todas suas dúvidas aqui apresentadas e quaisquer outras relacionadas ao tema. O livro dos espíritos é a chave para a compreensão das escrituras ditas sagradas. Sem seu conhecimento é como Champollion que tentava descobrir o significado dos hieroglíficos egípcios. Só os conseguiu após encontrar a famosa pedra de roseta, onde estava inscrito um apanagio em grego e egípcio. Comparando as duas ele revelou ao mundo os mistérios do povo egípcio. Assim é o Livro dos espíritos. Sem ele continuarão discutindo teses e temas porque, os relatos bíblicos se referem todos á vida espiritual a qual todos retornaremos um dia, quer queiramos ou não.

    • humilde disse:

      bravo , e orem mais para que Deus venha mostrar a verdade a todos, seja cristo ja deixou como devemos seguilo .

  14. mari disse:

    Refletindo estas passagens do evangelho:

    “..47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada o mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. . 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?’ Eles responderam: ‘Sim.’ 52Então Jesus acrescentou: ‘Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.’ 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.” Mateus 13.

    “”Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Mateus 7

    “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ” Mateus 7

    Chego a conclusão de que essa discussão toda é inútil porque Deus é quem vai separar o bom do mau e o justo do injusto, o certo do errado e que todo o critério de julgamento pertence a Ele e só Dele é o conhecimento desse julgamento. Então parem de querer ser Deus e realizar o julgamento antes do tempo e reflitam sobre uma vontade de Deus já que vocês querem tanto agradá-lo.

    “…33Filhinhos, Eu ainda permanecerei convosco por pouco tempo. Vós me procurareis, mas como Eu disse aos judeus, agora vos digo: ‘para onde Eu vou, vós não podeis ir’. 34Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros. 35Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.” João 13

  15. Luiz disse:

    Olá a todos

    Boa noite

    A Igreja Católica nunca endeusou ou divinizou as imagens,muito pelo contrário apenas coloca-as como elas realmente são ou seja simplesmente imagens assim como coloca o homem em sua posição real que é a de ser humano simples assim, o ser humano antes da queda e depois da queda é lógico que tem uma diferença porém em ambos os casos continua sendo ser humano,então as imagens tem um propósito onde o crente ao olhar para as mesmas é levado a perceber o que está além da imagem pois assim com a alma do santo ou santa que está no santo céu é superior a imagens dos mesmos assim é Deus que está além das almas. Dessa forma na verdade a verdadeira compreensão das imagens nos leva a Deus em um sentido mais profundo. Ao olhar as imagens usamos o sentido da visão que é um aspecto material porém a alma também participa do mesmo e como a imagem é algo material com um mensagem espiritual a alma deve perceber além da imagem ou seja o que efetivamente a imagem representa.

    Um abraço

    Luiz

  16. que eu saiba Venerar é mais que Adorar, e só DEUS é digno de toda a Honra e toda a Glória, ainda que haja alguém Santo e Milagroso, não tem o direito de tomar a glória que só a DEUS pestence.

    • pedro disse:

      que eu saiba miguél é que vc tá julgando os católicos em colocar os Santos acima de Deus e quem só julga é Ele e quem condena é ele e ao invés de julgar Ore por nós que nos rezamos por vcs. Sejam simples, humildes e faça da sua parte, ou seja, faça a vontade de Deus que é pregar o evangelho, ajudar os que precisam que estão fracos na fé, seja uma pessoa de amor e de paz De comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, de vestir a quem tá nu… não julgue. um dia vamos ser unidos em Cristo jesus na sua igreja verdadeira aquela que Jeus confiou a pedro. paz abraçossss

  17. Jonathan disse:

    Jesus Cristo disse IDE e anunciai o evangelho, a palavra de Deus não é para ser debatida mas sim anunciada ninguém nesse mundo tem um total conhecimento da bíblia porque nós só adquirimos conhecimentos quando buscamos sermos santos, Deus é amor mas também é fogo consumidor. Não vos juguem uns aos outros porque em romanos diz que com a mesma medida que julgardes serás julgado. Eu creio que vivemos em uma geração onde as pessoas dão mais valor a revistas do que se atentarem para a palavra de Deus. Quanto ao entendimento que tive lendo a palavra é que podemos sim interceder os uns pelos outros em vida mas ela não menciona nada depois a morte tanto é que em Lucas 16 quando o homem rico estava no hads ele suplica a Abraão para que ele alerte seus irmãos no entanto ele diz que que para isso havia Moisés e os profetas. Abraão já estava nas regiões celestes com Lázaro dando pleno entendimento que quando estamos em vida o Espírito Santo vive em nós pois somos o templo dele e mediante nossa oração porque a bíblia diz que se formos justos essa oração será ouvida por Deus, por isso a oração de um justo pode muito em seus efeitos. Sou Cristão evangélico e digo não há religião perfeita mas há um Deus perfeito em tudo que faz e o nome dele é Jesus Cristo tudo que peço peço somente a ele porque sei que ele me ouve sou falho e pecador assim como toda humanidade mas procuro lutar contra o pecado então conselho para todos nós vamos ler a bíblia vive-la mais e debater e julgar menos porque em Eclesiastes diz se alguém tem falta de sabedoria peça a Deus e ele vos dará.Que Deus abençoe a todos. Amém

    • Cyrus disse:

      Vocês católicos romanos estão mais por fora do que arco de
      Barril, vcs de Bíblia ñ entendem de nada! Quero deixar claro : Deus ñ se contradiz! Estar escrito nas Epistolas que os demônios atuam por traz, ou dentro das Imagens de esculturas!! essa sua contextualização estar muito aquém da Hermenêutica original…!!! as doutrinas de vcs é que irá ser a causa da vossa condenação…

      • Rogério disse:

        Recomendaria que lesse o artigo acima (se já não o leu) pois irá esclarecer suas dúvidas acusações, que aliás não possui fundamento algum. Além do mais é preciso esclarecer a diferença entre os ídolos pagãos que continham demônios dentro de si e as imagens Católicas, que são usadas para ajudar o fiel na devoção ao santo, a Nossa Senhora, etc.
        Se estes estudos estão fora da hermenêutica, diga aonde, pois você faz acusações sem fundamento nenhum, aliás, impossível, pois a hermenêutica da fé correta só poderia vir da fé correta. O protestantismo, sendo uma cisão da Igreja de cristo já existente há mais de 1.500 anos atrás, que hermenêutica é essa que surge Cristo só permitiu que asa pessoas tomassem conhecimento dela tanto tempo depois da ascenção d’Ele aos Céus. Quem está mais por fora do que arco de barril, como você diz, é Lutero, Calvino e seus sequazes.

      • Joizane disse:

        Concordo com vc amigo!

      • Leonardo disse:

        Como vamos estar por fora de algo que foi criado pela Igreja de Cristo (Católica)?
        Em momento algum a Palavra de Deus usa o termo bíblia, pois a bíblia foi um livro criado pela Igreja contendo a Palavra de Deus, para facilitar o anuncio da Palavra de Deus.
        A Igreja criou 3 livros contendo a Palavra de Deus: Bíblia; Evangeliario (contendo apenas os evangelhos) e o Lecionario (contendo as passagens bíblicas que são lidas na Santa Missa).

        • humilde disse:

          por isso devomos ler ela e aceita-la aciam de erros da igreja a BIBLIA e não tentar comuflar suas palavras , ou distorce seja qual for a igreja .

    • Amadeu Filho disse:

      É evidente que Deus nunca autorizou a confecção de ídolos ou imagem de escultura muito menos para servir de objeto de adoração ou mesmo de lembrança ou ainda de reafirmação da fé de quem que seja pelo contrário ele sempre se posicionou contrário a qualquer prática de adoração a imagem ou mesmo ao simples possuir como se possui uma obra de arte. as pessoas é que no afã de ter um conforto espiritual na vida tenta de todas as formas forçar as escrituras e o entendimento das demais pessoas o fato por exemplo de Deus ter autorizado a confecção de dois querubins para serem colocados sobre a parte superior da arca não autoriza a ninguém a adorar imagens de escultura veja que quando ele ordenou a confecção desses dois emblemas ele não ordenou a adoração continuou exigindo para si toda e qualquer adoração. mas ele tem pacientemente esperado que o homem chegue ao conhecimento da sua palavra e o aceito como único e suficiente Salvador. essa prática de adoração começou depois que o homem caiu em pecado e procurou com seus próprios esforços construir o caminho de volta para Deus mas tentar um encontro pessoal com o Creador procura ainda hoje se esconder de Deus.

  18. Alan disse:

    Nao vo fala que é ENGRAÇADO, digo o contrario…é TRISTE.
    De cada 100 (que se dizem católicos) 1 ”talvez” leia a biblia.
    Nao tem que se discutir isso. A biblia descreve em muitos e muitos casos o desagrado de Deus com idolatria, adoração a falsos deuses e Deuses pagãos.

    Camarada entendo que sabe disso…e tenta justificar nao estar fazendo ”idolatria”…
    Ta de joelho orando frente uma imagem buscando alguma graça através de sua ”santidade” nao é idolatria…oq q é entao?

    Jesus disse ”em meu nome levaras cura, bençao e espulsaras os demonios”

    No seculo XVI quando ocorreu a reforma protestante…A igreja Matava, saqueava, torturava, e nao permitia as pessoas terem acesso a biblia. A igreja empunha um Deus que tudo pode…pode lhe trazer bençao ou desgraça…”faz oq queremos pois somos representantes desse deus”…Era uma epoca horrivel que a igreja estava aterrorizando a europa. principalmente para levantar fundos para contruir a basílica de sao pedro. Onde se lenvataram um grupo e quiseram dar um basta nisso. protestar contra isso…por isso ”protestante”
    Tem nada haver com ”unica” igreja de deus blablabla…que veio de pedro…blablabla

    A igreja catolica nao incentiva seus fieis na leitura da biblia…pois lendo a biblia verao a verdade…a verdade é a biblia…E muito doque ela prega nao vem da biblia.
    Por seculos nao se tinha acesso a biblia…hoje se tem… Agradeçamos aos reformistas protestantes do sec XVI.

  19. B. NUNES disse:

    o povo sofre por não conhecer a palavra de Deus ele nunca disse qual religião deveríamos seguir mais se procurarmos abrir o coração com entendimento certamente reconheceríamos que ele deu seu filho por nossos pecados e nem assim agente quer realmente alguma coisa com Deus melhor do que discutir se quem ta certo são os protestantes ou os católicos é ir pra bíblia de Genesis ao apocalipse Deus não aceita a idolatria agora se eu so creio no que vejo eu quem to errado agora reconhecer que tou errado é que é difício ex 20:/3/4, sl 115.4.8, 1cr 10.14, 1jo 5.21, is 2.8, lev 19.4 etc. etc. etc…..

    • elisomar disse:

      Acredito que o diabo seja a próprio ser humano quando zomba do outro irmão.Porque só existe grande julgador Deus.Não vc protestante.

      • Amadeu Filho disse:

        Elisomar tive um colega de turma no colégio que se chamava Elisomar, bem mas o assunto é outro também acredito e como a Bíblia fala de maneira enfática que não devemos julgar aos outros mas se tivermos que julgar que seja segundo a reta justiça. e o que é a reta justiça creio que a própria palavra nos responde só se deve julgar o outro do mesmo modo como queremos ser julgados I.É não há necessidade de julgarmos pois o próprio Deus cuida de cada um de nós e numa certa cada um dará conta de si mesmo a Deus isso não me exclui de tentar esclarecer o meu amigo de o caminho para a vida só existe um não qualquer religião como certa vez ouvi um grande líder religioso falar que qualquer religião leva o homem aos céus, onde ele aprendeu isso? pois na Bíblia Jesus afirma que ninguém vem a Deus se não for por Ele. Ele mesmo “Eu sou “o” caminho “a” verdade e a vida note que Ele não disse que é um dos caminhos ou uma das portas. respeito qualquer pessoa e sua religião mas sou compelido pela Bíblia a esclarecer essa verdade que reputo Absoluta.

  20. valdecir disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk, me diverti muito vendo os católicos tentando explicar, e tudo que falam vai contra a biblia e os ensinamentos de Deus. Eu não seria católico por umas explicações tão idiota tentando justificar adoração a imagens e estátuas, pra mim me converter ao “verdadeiro catolicismo” eu teria que aceitar queimar no fogo preparado para o diabo e seus anjos. ou o diabo não existe?????

    • cecilia disse:

      Se vc estar dizendo que nós católicos vamos para o inferno vc esta se achando que é Deus por que somente Ele pode nos julgar e dizer quem vai ou não para o inferno, meu irmão não julgueis para não ser julgado, lembre-se disso…

      • Paulo disse:

        Meus queridos irmãos e amigos, de nada adianta discutirmos sobre isso, ou tentarmos nos justificar, mais uma coisa é certa desde o Antigo Testamento o grande Deus nos afirma que não devemos adorar imagens de esculturas, e em relação a intercessão sobre o Antigo Testamento realmente se precisava alguém interceder pelo povo como era o caso dos sacerdotes. Mas vemos que Cristo morreu pelos nossos pecados e hoje temos um único mediador entre Deus e os Homens Jesus Cristo, ou seja, o véu do templo se rasgou e agora temos um acesso direto com Deus, não precisa de nem um outro ser humano pecador como nós interceder por nós mesmo, ou seja, agora você mesmo pode interceder.
        outra maneira é estudarmos a bíblia não só o Antigo Testamento, pois se você verificar o próprio Jesus fala que não um homem bom, ou seja, o único ser bom é Deus. Então não devemos chamar ninguém de Santo se não somente a Deus, pois Deus não divide sua santidade e glória com ninguém. ( Não podemos chamar nenhum ser humano de Santa ou Santo, pois em Romanos diz “que todos pecaram”, ou seja, para que uma pessoa fosse Santa ele deveria está isenta de pecado e o ser humano ainda não ,conseguiu nenhuma destas façanhas, todos sem excessão Davi, Pedro, Salomão e etc. por favor adorem à Deus e não a criatura ( outro ser humano. não há nenhum santo na face da terra. o único santo é DEUS.

        • Fernando Silvestre disse:

          Prezado Paulo:

          – no que diz respeito ao sacerdócio, pergunto eu:
          Sendo nosso Senhor Jesus cristo o único mediador entre Deus e os homens, por que isso impediria de termos um mediador entre nós e Jesus Cristo?
          Aliás! por que nosso senhor Jesus Cristo sendo Deus, portanto, onipotente, quis ter apóstolos para Lhe ajudar nas suas pregações, e Depois pregar a outros povos. O que dá a entender no seu argumento é que: sendo nós os sacerdotes de nós mesmos, qual a razão de Nosso Senhor Jesus Cristo ter dito no evangelho “Ide e fazei discípulos entre todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19)?
          Seria uma grave blasfêmia dizer que Nosso Senhor algum dia disse:
          Anotai tudo, absolutamente tudo o que eu falo, Ide e criai a imprensa, criai editoras de livros, e depois coloque o nome das vossas anotações de bíblia, para que as pessoas lendo, tirem suas próprias conclusões sobre o certo e o errado, que não precisem nem de vossa Ajuda, nem das de vossos discípulos, mas sejam sacerdotes de si mesmas.
          “(…) o véu do templo se rasgou e agora temos um acesso direto com Deus, não precisa de nem um outro ser humano pecador como nós interceder por nós mesmo, ou seja, agora você mesmo pode interceder.”
          Por que nós que temos pecados podemos interceder por nós mesmos, mas outras que tem pecados em grau pequeníssimo e até nulo não pode interceder por nós? Pelo simples fato de não sermos nós mesmos (pura e simplesmente)?
          Em outro ponto, você diz:” o único ser bom é Deus. Então não devemos chamar ninguém de Santo se não somente a Deus, pois Deus não divide sua santidade e glória com ninguém. ( Não podemos chamar nenhum ser humano de Santa ou Santo, pois em Romanos diz “que todos pecaram”.”
          Ora, como pode Deus não dividir sua santidade com os seus filhos, por acaso não é essa a função do Espírito santo (também Deus), que São Pedro e outros apóstolos tanto falam? por que Deus não quereria que os Seus não crescessem em virtude e santidade?
          O título de santo(a) não é dado só ao sentido de Imaculado (sem mancha do pecado original) que só é atribuído a Deus, à Virgem Maria e aos anjos, mas também se dá às pessoas que se arrependeram profundamente de seus pecados e que passaram a praticar a virtude, ou os que desde sempre se mantiveram na graça de Deus, dentre vários outros fatores. todos os que nasceram sem a mancha original são santos, mas nem todos os santos não têm a mancha do pecado original.
          Quanto à questão da adoração à Deus (culto de latria) e a “adoração” aos santos (que na verdade não é adoração mas culto de dulia e hiper hiperdulia) eu recomendo ler as outras refutações do Sr. Frederico Viotti sobre o caso, (se já não o leu) será muito informativo e esclarecedor.
          Eu espero que o tenha ajudado.

          Att. F.S.A.S.

    • Maria disse:

      Deus também nunca falou na bíblia que o protestantismo é certo, já igreja católica fui fundado com base no apostolo Pedro a quem Jesus edificou sua igreja. se forem fazer os antecessores dos papas chegaremos a pedro apostolo. De fato a verdade é que não existe religião perfeita, a unica coisa que tem que ser perfeita é nossa atitudes, a nossa humildade, fraternidade e respeito coisa que você não tem. independente de normas e regras o importante é o coração de cada pessoa e suas atitudes.se existe falha na igreja católica ou na protestante, a responsabilidade não é de toda igreja, mas sim apenas daquela determinada pessoa que cometeu o erro. Alias a igreja é feita de pessoas, e por si só todos os seres humanos são pecadores, então como não pode a igreja ser falha.
      Em relação as imagens, Ora, a mesma escritura que em Deuteronômio capitulo 4 proíbe imagens é a mesma escritura que mostra que Moisés, Salomão e outros cunharam ou talharam imagens. Teria Deus enlouquecido? Poderia a Bíblia contradizer-se?
      Quando o povo no deserto foi picado por serpentes Deus manda Moisés cunhar um cajado de bronze (portanto uma imagem) com uma serpente e todo o que olhasse para este cajado seria curado. Ora, foi o cajado que curou as pessoas? Não, o cajado de serpente representava ao Senhor Jesus Cristo elevado na Cruz. É Ele que cura as pessoas e não a imagem da serpente.
      “Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.” (Nm 21,9). A igreja católica diz que não devemos adorar imagem, existe sim pessoas que acabam tendo um zelo , um amor exagerado, mas a igreja não deve ser culpada disso.
      Para nós as imagens representam pessoas de bem, que viveram os ensinamentos de Deus, outras se arrependeram e depois começaram a seguir os ensinamentos de Deus.
      Imagine que você tem uma foto de uma pessoa muito querida que já morreu, ou que você não vê a tempo, uma foto de sua mãe, de seu pai, esposa,filhos ou amigos queridos, uma foto para quando você olhar lembrar da pessoa. Você iria gostar se alguém cuspisse na foto, rasgasse, e te falasse isso não é de nada? certamente você iria ficar indignado, desrespeitado, da mesma forma são as imagens da igreja, para representar alguém de bem, alguém querido.
      por fim Deus não proíbe imagens(fotos), proíbe a idolatria praticada por outro deus que não seja ele.
      Ele condena sim, pessoas que maltratam as outras , desrespeitam as decisões dos outros, pois querendo ou não você acaba violando o mandamento que diz: “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. somos irmão do mesmo pai e da mesma mãe, você querendo ou não, mas como se diz, repeito e dignidade é para poucos.
      a paz de Deus esteja com você!

      • ze luiz disse:

        Minha cara Maria…voce é mal informada. Adorar e venerar tem o mesmo sentido, assim, na tv, me canso de ver padre marcelo rossi, “rezando” o tercinho de voces, pedindo e olhando para uma imagem…isso é o que, se não for adoração?..só um tolo e cego diria que não. Outra coisa que voce mencionou foi a serpente de bronze, muito bem, mas o povo começou a adorar a serpente e o rei ezequias mandou destrocar a suposta imagem de serpente. 2 reis 18:4…e ai, o que me explica sobre isso? os querubins da arca foram feitos sim a mando de Deus, mas…detalhe, os querubins não eram adorados nem vistos por ninguém, porque a arca ficava em um quarto reservado do tabernaculo e o povo não podia ver…meu, voces adoram imagens e fim de papo…tem até mês mariano. Todo o catolicismo é uma farsa desde a quaresma até a pascoa de voces é um disneylandia porque quem deveria ensinar a voces, não ensinam de verdade, inventa mentiras para voces…sejam feliz e que Deus tenha misercordia de vocês…atentam enquanto podem.

        • glaristone disse:

          So digo uma coisa, so o diabo é sujo, jogado, e vc ta fazendo o papel dele…
          Pratique sua fé que nós católicos praticamos a nossa se vcs acham que adoramos imagem Parabéns, apenas axo que devemos respeitar quem ja viveu em prol da obra de Deus….

          • yara disse:

            não há argumentos bíblicos para responder, só agressão?
            “não farás imagem de escultura, nem te encurvarás a elas…” Exodo 20, 4 e 5

          • humilde disse:

            disse jesus levai o evangelio por onde passar . seria errado para um cristão ver alguem cair no burraco e não falar nada . ninguem faz uma imagem de sua mae morta ou pai e morto e venera ou pedi algo somente os espiritas. como se diz, a biblia não fala sobre ajoelhar e venerar imagem , abraõ morreu não foi feito nem uma imagem para venerar .
            ore para Deus e ele vai te mostrar a verdade sera dificel mais ela liberta assim foi com o cego paulo leia e interprete por vc sem a opnão que qualquer igreja somente voce e veras a verdade .

        • Parailio Borba Neto disse:

          A paz do Senhor meu amado parabéns sobre sua resposta à sra.Maria. Esse povo de vez ler atentamente o que Deus fala atravéz da Biblia, não a lê e confia cegamente somente ao que o padre fala: um cego guiando outro! Jesus está voltando e em Amós 8:11 diz que chegará um dia Jeová enviará fome sobre a terra, mas não fome de pão e nem sede de água , mas de ouvirem a palavra do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar e do norte até o oriente: correrão por toda parte buscando a palavra do Senhor e não acharão.Em Isaias 55:6 buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocaì-o enquanto esta perto” Eu fico muito triste com a frieza do coração dos católicos , mesmo sabendo que quem morreu por eles na cruz foi JESUS, vivem agradecendo suas bençãos às imagens! Muito triste isso ! Abraços.

    • Lázaro disse:

      Vc parece que é cego, ou cínico porque a Biblia mostra claramente Deus mandando fazer imagens, agora acho que vc precisa conhecer melhor a Bíblia e não esconder os textos que falam. Vc só criticou mas não argumentou os textos em qye Des manda fazer. Não adinat falar essas besteiras que vc falou tem que argumentar, coisas que vc não sabe.

    • Igor V. disse:

      Meus jovens, queria saber apenas uma coisa. QUEM DISSE QUE RELIGIÃO SALVA? SERÁ QUE TODOS OS EVANGÉLICOS SERÃO SALVOS SÓ POR QUE SÃO “CRENTES”? Falem apenas o que sabem. Pois uma coisa é certa:
      Protestante quando erra é coisa do inimigo, quando é católico é por que não ler a Bíblia. Alguém mora com TODOS os católicos para saber se lemos ou não a BÍBLIA?

    • jack disse:

      Valdeci, eu sou católica. Na verdade,também não acho certo idolatrar imagens, mas vou para minha igreja para louvar o Senhor. Não critico nenhuma religião, pois cabe a Deus jugar.

    • luiz disse:

      VOCE DEVE SER DA UNIVERSAL QUE PREGA O DINHEIRO

  21. Weslley disse:

    Foi dito no texto: “O culto de hiperdulia se deve à Mãe de Deus, é claro.”
    Onde (na Bíblia) está escrito isso?

    Também foi dito no texto: “Os santos não possuem atributos divinos, mas sim virtudes que os tornam “semelhantes” a Deus.”
    Isaías 40.18: “A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?”
    Isaías 40.25: “A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.”

    O próprio “são” pedro não aceitou ser venerado:
    Atos 10.25-26:”E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebe-lo, e prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem”.

    Cada um tem a sua fé.

    • desconhecido disse:

      Tem algo contradizendo essa passagem de Isaías ate pq Deus disse que somos imagens selhança a ele e posso citar o Cristo como semelhante de Deus quando usar o velho testamento procure estudar a cultura e o tempo que foi escrito duvido muito que você usa ele todo agora pegar uma frase para usar contra a fe de uma pessoa isso VC faz em meu caro

  22. gustavo disse:

    É Importante lembrar que Deus é Deus. Ele é o pai, o chefe da casa e as suas decisões devem ser obedecidas e não questionadas. Ele é bom, sabe o que faz e só quer o nosso melhor. No VT, Ele pede para não fazer imagem de coisa alguma, nem se encurvar para elas. (Ex 20). Ele não diz, imagens de deuses estrangeiros. Pede para não fazer imagem, nem Dele próprio. Pois Ele mora no céu. No entanto, depois pede a Moisés, Salomão… para fazer imagens. No VT há muitas guerras, e o próprio Deus manda seu povo ao invadir uma cidade, matar todos, homens, mulheres, meninos, até mesmo crianças de mama (1sm 15:3), mesmo sendo taxativo em seu mandamento, que diz: não matarás. Existe sempre uma mensagem nas atitudes de Deus e pode ter certeza, ela é sempre mais forte e profunda, quando não é fácil de compreendê-las. Um exemplo, é um pai que dá uma ordem aos filhos. “Não saiam de casa, ninguém ponha o pé lá fora”. O pai, na sua experiência, percebe que vai chover e manda que um dos filhos vá até lá fora retirar a roupa seca do varal. Os demais questionam. “O pai pediu pra ninguém sair, mas manda um de nós ir lá fora. Então vamos todos sair também, não é?” Questionamento, seguido de desobediência. Não entenderam nada. Imaturos, sem bom senso. Não perceberam que havia um propósito. O de não molhar a roupa. As ordens pra matar, era há um povo que não era considerado de Deus. Um povo, cujo coração, só havia trevas sobre a face de um grande abismo, sem a boa luz divina. Um povo com um coração mais duro que a rocha, que nem o próprio dedo de Deus conseguiu escrever a sua lei. Não podemos dizer que esse tipo de criatura seja um homem com a imagem e semelhança de Deus, em caráter, em personalidade, em integridade, mesmo ainda não trabalhada, com esperança de ser externada. Um povo rebelde e podre que contaminaria os seus. Seria um empecilho na sua estória. Pois um homem só é considerado homem, imagem e semelhança de Deus, descendente de Adão, quando aceita Deus como Senhor, dirigente de sua vida. Era importante o ódio e repúdio do inimigo, pois mais tarde tudo aquilo representaria as nossas duras lutas espirituais. Como deveríamos agir, porque ganharíamos, porque perderíamos, precisávamos vivenciar para marcar, para agirmos do mesmo modo hoje, mas em espírito. Pois o inimigo não é o ser humano, povo de Deus, e sim o diabo, que deve ser aniquilado sem piedade. O matar até mesmo crianças, é porque ela poderia crescer, se multiplicar e se vingar. Tem um significado espiritual. Um exemplo hoje seria um jovem que usa todo tipo de droga, bebe, fuma, ver vídeos pornográficos, tem uma vida leviana, e de repente, pela misericórdia de Deus, ele consegue através de muitas lutas, vencer todos os vícios, mas acha que somente uma cervejinha não vai fazer mal… Quanto aos querubins guardando o templo de “tijolo”. Jesus representa a arca de Noé, a arca d’aliança, o sétimo dia, o sábado, a serpente de bronze que se levanta no deserto, que trás a vida e cura. Deus quer deixar respectivamente, apenas a mensagem que, um templo vivo é guardado por anjos vivos, que é a arca que salva das tempestades e enchentes, que em nós está guardado os seus mandamentos e a sua palavra, que devemos nele descansar. O VT é pra ser visto e comparado com o que está acontecendo hoje na nossa mente espiritual e devemos ser inteligentes ao observarmos os erros e acertos daquele povo, para sermos vencedores. Eu particularmente prefiro fechar meus olhos e conversar diretamente com o pai, não através de recados. Eu acho que ele fica feliz de eu estar fazendo valer a pena sua dor e sofrimento ao ver que eu considero o véu rasgado, o livre acesso até Ele.
    Caro leitor, não quero gerar contendas a respeito do meu ponto de vista. Pois eu respeito o seu e não critico a sua fé. Eu sou feliz pensando assim, e me sinto alicerçado. Se estou errado, não é você quem vai me convencer. Eu creio que esse trabalho de convencer é de uma força muito maior, e o meu coração está aberto pra esta força. O seu está?

    • Edna Cristina disse:

      GUSTAVO, EM EXODO 20,DEUS SE REFERE AOS ÍDOLOS(DEUSES)O PROBLEMA É QUE ALMEIDA TRADUZIU IMAGEM NO LUGAR DE ÍDOLO.VEJA OS VERSÍCULOS QUE ELE TRADUZIU ERRADO PROPOSITALMENTE:ISAÍAS 44:17,ISAÍAS 45:20(ELE COLOCOU PROCISSÃO E IMAGEM),ISAÍAS 42:8,ISAÍAS 42:17,ISAÍAS 44:9,ISAÍAS 44:15.MAS NÃO ADIANTA TIRAR NADA DA BÍBLIA E DISTORCE-LA POIS + PRA FRENTE DEUS MANDA FAZER AS IMAGENS.

  23. ANDERSON disse:

    Edipo VOCE ESTA FALANDO Q SEU PROFESSOR DISSE + SERA Q VC EDIPO PROCUROU SABER SE A IGREJA PRIMITIVA NAO USAVA IMAGEM? SE APROFUNDA + NU ESTUDO

    • EDMILSON disse:

      ANDERSON QUEM TI DISSE QUE A IGREJA PRIMITIVA NÃO USAVA IMAGENS FOI SEU PASTOR

      DENTRO DA BÍBLIA ANDERSON TEM 3 PAPAS E EU TI PROVO SÓ PELOS MÁRTIRES E PELOS BISPOS SÓ DOS 3 PRIMEIROS SÉCULOS DA ERA CRISTÃ ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO QUE A IGREJA JÁ USAVA IMAGENS NA SUA IGREJA VAI ESTUDAR IGNORANTE

      • EDMILSON disse:

        ESSE SITE AQUI ANDERSON É UM ESTUDO DOS MAIORES CIENTISTAS DO MUNDO E MOSTRA AS PRIMEIRAS IGREJAS CATÓLICAS E SEUS BISPOS

        ESTÁ ITALIANO VOCÊ ALMENOS SABE LÊ PELO MENOS 2 IDIOMAS?
        http://www.catacombe.roma.it/indice_br.html

        • EDMILSON disse:

          ESTUDE UM POUCO DE PATRÍSTICA RENATO DE CARVALHO
          O QUE A IGREJA MAS TEM SÃO DOCUMENTOS PROVAS ARQUEOLÓGICAS
          E TESTEMUNHOS
          COMO ESSES AQUI

          São Firmiliano (morto no ano 269 da era cristã

          VEJA O QUE ELE ESCREVE SOBRE SÃO PEDRO

          “Mas o que é o seu erro … que não permanece na fundação da Igreja um que foi fundada sobre a rocha de Cristo, pode ser aprendido com isso, o que Cristo disse a Pedro sozinho [Mateus 16:18.]: ‘ tudo o que o que ligares na terra será ligado também no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu “[Mateus 16:19].” (coletados em Cipriano Cartas 74 [75]: 16 [AD 253 ]).

          “[Papa] Stephen [I] … se orgulha de o lugar do seu episcopado, e sustenta que ele segura a sucessão de Pedro, de quem os fundamentos da Igreja foram postos [Matt. 16:18] …. [ Papa] Stephen … anuncia que ele tem pela sucessão do trono de Pedro “(ibid., 74 [75], 17).

          A Carta de Clemente para Tiago

          “Seja conhecido para você, meu senhor, que Simão [Pedro], que, por causa da verdadeira fé, eo fundamento mais seguro de sua doutrina, foi designado para ser o alicerce da Igreja, e para este fim foi pelo próprio Jesus, com a boca verdadeira, chamado Pedro “( Carta de Clemente para Tiago 2 [AD 221]).

          Taciano ou Taciano, o Sírio nascido no ano 120 e morto no ano 180 da era cristã

          foi um escritor cristão do segundo século e discípulo de São Justino

          VEJA O QUE ELE DIZ SOBRE SÃO PEDRO

          “Simão Cephas respondeu e disse:” Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo ‘. Jesus respondeu, e disse-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas: a carne eo sangue não revelou a ti, mas o meu Pai que está nos céus E eu te digo, também, que você é Cefas, e sobre. esta pedra eu edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela “( O Diatesseron 23 [170 dC]).

          VEJA AGORA

          O poema Contra o marcionitas

          “Neste cadeira em que ele próprio tinha sentado, Pedro, em Roma ordenou poderoso Linus, o eleito em primeiro lugar, para se sentar. Depois dele, Cletus também aceitou o rebanho da dobra. Como seu sucessor, Anacleto foi eleito por sorteio. Clemente segue ele, bem conhecido para os homens apostólicos. Depois dele Evaristo governou o rebanho, sem crime. Alexander, sexto em sucessão, elogia a dobra de Sisto. Após seus tempos ilustres foram concluídas, ele passou para Telesphorus. Ele foi excelente, um fiel mártir … “( Poema Contra o marcionitas 276-284 [AD 267]).

          • Lindson disse:

            Se você buscar do original , o que esta referido é: Pedro tu es petros(fragmento de pedra), e sobre essa pedra ( sobre essa pedra – a confissão de pedro- e sobre essa PEDRA – sobre Cristo . A igreja jamais poderia ser firmada encima de homem algum, ainda mais aquele que negou Cristo. Ai deixo uma pergunta. Se Pedro foi o 1o papa e os papas católicos não podiam se casar. Porque pedro sendo papa( Segundo os católicos) ele era casado?

          • Flávio disse:

            Meu querido, se nem Pedro aceitou veneração, quem somos nós para hoje presta-la á quem quer que seja, Jesus lavou os pés dos seus discípulos em demostração de humildade e assim pediu q assim o fossem e agora o homem querem exalta-los? Lembre-se que o os santos fazem não o fazem em teu próprio nome, mas sim em nome de Deus e Jesus cristo, para que neles não se ache gloria mas somente no Pai, que és o único digno de toda honra, glória e louvor. E por mais que Pedro tenha sido o percursor do cristianismo “católico” muitos vieram após ele e difundiram o seu legado por interesses mundanos.Gostaria que ao invés de tentar debater religião, debatesse-mos a bíblia, pois tenho certeza que será bem mais proveitoso para todo mundo. Fique em paz e o Senhor o abençoe.

  24. EDMMILSON disse:

    MEUS CAROS PROTESTANTES ESSA SIM É A VERDADEIRA VENERAÇÃO DAS IMAGENS PREGADA PELA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

    Pois no meio das seitas protestantes não falta quem diga: “

    Os católicos são idólatras”, porque além de fazerem imagens de esculturas, o que a bíblia proíbe absolutamente cf. Ex 20, 4-5.23; Lv 19, 4; 26,1; Dt 4, 16-20; 27, 15; Sl 113 ou 115, 4-8; Is 44, 9-20 … também estão indo atrás de ídolos mudos cf. Is 45, 20; 46, 7; Jr 10, 3-5 …

    Muitos por não conhecerem o contexto bíblico de tais textos e por não conhecerem realmente a doutrina da igreja católica,

    Chegam à conclusão de que a bíblia condena a fabricação e o uso de qualquer tipo de imagens, até mesmo das imagens sagradas dos santos, ou qualquer procissão com imagens e que por conseguinte condena a doutrina e prática da igreja católica.

    E por isso,” por falta de conhecimento bíblico e da doutrina católica, deixam a Igreja católica para participarem de igrejas ou seitas fundadas por homens”.

    Agora por meio deste estudo você verá através da bíblia e da doutrina católica que tais textos não condena a fabricação e muito menos o uso das imagens sagradas pois nem todas procissões religiosas com imagens, e por conseguinte não condena a doutrina e prática católica.

    Vou mostrar aqui as principais objeções, perguntas e dúvidas dos protestantes contra o que “supostamente” imaginam ser a doutrina e prática católica em relação ao assunto, para que você tenha o conhecimento do fundamento bíblico das mesmas, ou seja, para que saiba que a bíblia não as condena.

    Então façamos, antes de tudo, umas distinções básicas entre “Santo” e “imagem”. Santo ou Santa é um homem ou mulher, servos de Deus, os quais são santos exatamente por terem obedecido fielmente a Deus e se tornado assim modelos de vida cristã.

    Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a vossa Palavra” (Luc 1,38).

    Agora a Imagem é uma representação de um ser, alguém ou alguma coisa em seu aspecto físico, assim imagem é uma fotografia, desenho, estátua, um quadro, etc.

    Uma imagem é só uma imagem, um símbolo, uma lembrança ou um sinal, até o momento em que é adorada, a partir dai então vira ídolo.

    As imagens sagradas são “representações” de Cristo e dos seus santos.

    Agora uma outra distinção fundamental precisa ser feita entre adorar e honrar (venerar). E devemos saber o que significa ídolo e idolatria.

    Adorar é reconhecer alguém como seu Deus e Senhor, e a Ele se submeter em obediência, prestando-lhe culto como Criador do Universo e dono absoluto da nossa vida.

    O culto de adoração somente se pode dar a Deus porque só ele é o criador e Senhor do universo e da nossa vida.

    Venerar é honrar, homenagear, respeitar, louvar … mas não reconhecer aquela pessoa ou objeto como Deus.

    Já Ídolo é uma imagem de um falso deus, de uma falsa divindade, é um falso deus inventado pela fantasia humana, é “tudo” que ocupa o lugar de Deus em nosso coração, é ” tudo” que damos prioridade e amamos igual ou mais do que Deus, por conseguinte, nem todo ídolo é imagem e nem toda imagem é ídolo.

    Agora a Idolatria, etimologicamente, é a composição de duas palavras ídolo + latria, isto é, adoração de ídolo, é o ato de adorar o falso deus.

    Idolatria não é o uso de imagens no culto divino, mas prestar à criatura ou objeto o culto de adoração que devemos exclusivamente a Deus.

    É por isso que são Paulo em Col. 3,5 nos adverte que a avareza é uma idolatria, e como sabemos avareza é um sentimento e não uma imagem, a avareza é idolatria uma vez que o avarento coloca o dinheiro no lugar de Deus, como valor supremo da sua vida,

    idolatrar é colocar alguém ou alguma coisa no lugar de Deus. Por isso podemos então refletir: onde estariam os verdadeiros ídolos e idólatras na sociedade moderna? infelizmente os artistas, os cantores, os jogadores, os times de futebol, os programas de televisão “principalmente as novelas”, o sexo, a beleza física, o dinheiro, o poder, a fama e tantas outras coisas é que ocupam o primeiro lugar do coração e pensamentos de muitos ! A idolatria é o pior e mais grave pecado que se possa fazer !

    Seitas protestantes saibam que a Igreja Católica ensina que devemos adorar somente a Deus! A todas as outras criaturas e às imagens dos santos devemos apenas respeito, honra e veneração.

    Aliás, a Igreja só venera os santos e os honra, porque foram fiéis seguidores de Cristo e por isso se tornaram para nós modelos de vida evangélica.

    Suas imagens tem, para nós a finalidade de lembrar a pessoa e seus bons exemplos em nosso meio;

    Merecem respeito pelo que representam, tal como um retrato de nosso pai ou nossa mãe.

    O que diz mesmo a Bíblia sobre imagens?

    No célebre trecho de Ex 20, 4-5 tão citado por vocês protestantes, vocês deixam de lado o versículo 3: “Não terás outros deuses diante de minha face”.

    Ora, naquela época não havia imagens de Jesus, Maria ou dos Santos, até mesmo porque eles nem existiam ainda.

    O Êxodo foi escrito aproximadamente 1.250 anos antes do nascimento de Jesus.

    São Francisco morreu em 1.226 depois de Cristo, São Benedito em 1563, Santa Teresinha em 1897, então não poderia estar se referindo a eles.

    A Bíblia fala de “deuses”, “ídolos” para substituir o lugar do verdadeiro Deus.

    Agora Isso nunca quiseram os Santos!

    Maria se declarou a “Serva do Senhor” (Luc 1,38) S. Francisco dizia “Meu Deus e meu Tudo”.

    Agora veja uma outra passagem muito usada por vocês protestantes onde está escrito: “Com a sobra faz um deus, um ídolo, diante do qual se prostra para adorar e orar, dizendo: “Salva-me, tu és o meu Deus” (Is 44,17).

    Ora, a própria citação já fala que o que Deus proíbe é fazer imagem na forma de ídolo, de fato leia Dt 4,16, na tradução revista e atualizada no Brasil, SBB, que são considerados como deus em substituição ao Deus único e verdadeiro cf. Ex 20, 3-5. 23; Dt 7, 25; Is 44,17.

    Fala que adorar imagem é considerá-la como deus cf. Ex 32, 4; Is 44,7, ou teologicamente falando, é também valorizá-la igual ou mais de que Deus.

    Ora saibas que nenhum católico(a) “que conhece e obedece a doutrina católica” considera os santos e suas imagens a coisa mais importante de sua vida, menos ainda os (as) considera como Deus,

    Agora afirmar o contrário é mentira e calúnia, que assim como a idolatria, fecha a porta do céu para quem morre com ou em tais pecados.

    Já fala em se prostrar para adorar, o que não é o nosso caso de católicos, diante das imagens. Pois GILMAR MENEZES se ajoelhar-se diante de alguém ou alguma coisa não significa logo, adoração.

    Os noivos que se ajoelham diante dos pais e lhes pedem a bênção, não estão adorando os seus pais!

    Moisés se prostrou diante do seu sogro Jetro (Ex 18, 7); Betsabé se prostrou diante de Davi (1Rs 1,16 ), Josué e todo o povo se ajoelharam diante da arca a qual tinha duas imagens de esculturas de anjos ( Js 7, 6 ) e nem por isso cometeram idolatria, porque não se prostraram em adoração e sim em reverência.

    VEJA AGORA

    no versículo 4-5 de êxodo 20, Deus não está proibindo fazer qualquer espécie de imagem ou com qualquer finalidade, pois se assim fosse, toda humanidade estaria condenada, pois quem é que não tem ou não manda fazer retrato, pintura, escultura, desenho ,

    estaria proibindo a profissão do escultor, desenhista, pintor … Mas está proibindo qualquer tipo de imagem de ídolo e fazer imagem para serem adoradas.

    Todas as vezes que Deus condena as imagens ele se refere à ” idolatria”, na qual se reconhece e considera a imagem como único Deus em substituição ao Deus verdadeiro.

    E a prova de que Deus só proíbe fazer ídolo ou fazer imagens com a finalidade de serem adoradas está no fato de que ; Quando não é para adoração, Deus permiti e manda fazer imagens:

    Por ordem de Deus Moisés fez e colocou duas imagens de esculturas de anjos sobre o propiciatório da arca. “O Senhor disse a Moisés: Farás dois querubins de ouro. Estes querubins

    terão suas asas estendidas para o alto e com as asas protegerão a tampa da Arca da Aliança. E ali eu virei ter contigo”. (Ex 25,18-22 ).

    Agora veja que no templo construído por Salomão foram confeccionadas imagens de querubins de madeira( cf. 1 Rs 6, 23-28); todas as paredes do templo e até as portas foram revestidas de imagens de querubins( cf. 1 Rs 6, 29-35),

    tais obras se fizeram com a ordem do próprio Deus (cf. 1 Crônicas 22, 10. 15-16; 28, 18-19) e com a sua divina aprovação pois vemos que Deus abençoa este templo, porque sabia que as imagens lá não eram ídolos ( deuses ), e sim, imagens sagradas (cf. 1 Rs 9, 3), pois foram feitas por ordem divina, que, já no deserto encheu Bezaleel de seu próprio espírito- espírito de sabedoria, inteligência e ciência- para realizar toda espécie de obras em ouro, prata e bronze … assim como para talhar ( esculpir) a madeira( isto é, fazer imagem de escultura de madeira)

    Confira: Ex 31, 1-5, de fato leia 1 Rs 6, 29 na edição revista e corrigida de João F. de Almeida.

    vê-se assim com que apreço Deus considerava as esculturas de seu templo. Por isso os querubins da arca da aliança( Ex 37, 1. 3-5. 7-9) não eram para serem adorados, mas também não eram simples adorno, eles lembravam que tudo devia convergir para o Deus que fizera aliança com o povo,

    lembravam ainda a mediação “secundária ” dos anjos(cf. Heb 1,14) e integravam os objetos do culto,ou seja, participavam do verdadeiro culto a Deus, de fato, Deus além de pedir a Moisés para fazer essas duas imagens de anjos, diz que é ali, no meio dos querubins, que ele viria dar as suas ordens aos israelitas (cf. ex 25, 22; Num 7, 89) em vista disso a bíblia costuma dizer que Deus está sentado sobre os querubins (cf. 1 Sm 4, 4; 2Sm 6, 2; 2 Rs 19,25; Sl 79(80), 1.

    Isso eram imagens sagradas, abençoadas por Deus ( cf. 1 Rs 9, 3; 8, 10-11 ) e por Moisés ( cf. Ex 39, 42-43 ) – deixando-nos o exemplo de termos nossas imagens abençoadas- por isso eram imagens que conjuntamente com todo o templo do altíssimo, eram reverenciadas,

    Está escrito : “Reverenciareis” meu santuário ( Lv 19, 30 ) e ainda, me prosto -“inclinar-me-ei” – para o teu sagrado templo ( Sl 138 ou 137, 2 )

    O santuário, como é bem sabido, estava cheio de imagens, vemos Josué e todo o povo ajoelhados “prostados” diante da arca da aliança , por conseguinte, diante das duas imagens de querubins que estavam em cima da arca ( Js 7,6 ) e nem por isso estavam cometendo idolatria, adorando tais imagens.

    O templo e tudo que havia nele eram sagrados! portanto, cada objeto de lá, inclusive as imagens, não podiam ser tidos como simples enfeites- eram ornamentos sacros com significados simbólico-religiosos preciosos e por isso respeitados, reverenciados, ou seja, venerados. de fato ,

    AGORA EU PERGUNTO AS SEITAS PROTESTANTES?

    por que uzá morreu fulminado ao tocar na arca da aliança cf. 2 Sm 6, 7; 1 Cro 13,7-14 ?

    E mais e o mar de bronze ou reservatório de água lustral colocado à entrada do palácio de Salomão era sustentado por dois bois de metal ( 1Rs 7, 23-25 ), havia também figuras de leões, touros e querubins ( 1 Rs 7, 29 ),

    Leia ainda Ez 41, 17-22 Quando mostramos estes textos para os protestantes eles respondem imediatamente: mas essas imagens não foram feitas para serem adoradas, pois o propiciatório com os querubins apenas era a figura da ( representava a ) redenção de Cristo ( Heb 9, 5-9 ), cf. manual de apologética cristã, pag. 178, CPAD, os querubins não faziam parte do culto, permaneciam trancados no templo, no lugar santo dos santos, onde só penetrava o sumo sacerdote uma vez por ano, conforme Heb 9, 2-7; Ex 30, 10, e as figuras do templo de Salomão tinha a finalidade única de adornar,

    OLHA AS RESPOSTAS : Para essas simples questãões aqui não é o que as imagens representam, mas se todo e qualquer tipo de imagem são proibidas por Deus ou se a proibição é absoluta,

    Esto é, com qualquer finalidade, mesmo que não seja para adorá-las, a questão estar em saber se é bíblico ou não fazer imagens.

    O fato dos querubins ( de ouro ou madeira ) representar isso ou aquilo, não nega a realidade que eram imagens de anjos em forma de esculturas e figuras que o próprio Deus mandou fazer, por isso não nega a verdade que a proibição divina de fazer imagens não é absoluta, ou seja, que a proibição de fazer e adorar ídolos, não proíbe fazer imagens que não são ídolos e que não são para serem adoradas.

    Pois quando os protestantes dizem que os querubins foram feitos não para serem adorados, não estão fazendo nenhuma objeção à doutrina católica pois a igreja católica e nenhum católico diz que foi, ao contrário, estão aceitando a doutrina e interpretação do catolicismo a respeito do assunto, e rejeitando a dar maior parte do protestantismo que ensina que a proibição divina é absoluta, ou seja, que Deus proíbe fazer todo tipo de imagens e com qualquer finalidade, que proíbe fazer não só para adoração mas até mesmo para veneração! que ensina que Deus proíbe não apenas adorar imagens, mas até mesmo fazer-las,

    E para tentarem provar isso, vocês protestantes vivem citando para os católicos o salmo 115, 4-8 , esquecendo que o texto trata de ídolos (cf. Sl 115, 4) e não de qualquer imagem.

    Pois se as imagens que Deus mandou fazer não foi para serem adoradas, isto implica dizer que :” quando as imagens não são para serem adoradas, Deus as manda e permite fazer-las “. Ora, essa é a pura doutrina e interpretação católica”!

    Quanto a afirmação que os querubins ficavam trancados no templo … cai por terra diante dos textos que apresentam a arca da aliança com os querubins sendo carregados pelo povo de Deus solenemente em procissão religiosa ( cf. 1 Sm 6, 1 .4 – 5. 10 – 18; 2 Sm 6, 12 – 18; Js 6, 4-16; 2 Cr 5, 2-8; Ne 12, 27-43; Nm 10, 33-34 ),

    Agora veja uma dessas procissões em um site de um pastor assembleiano na 4° foto com o nome” queda dos muros de Jericó ” ( http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao5-ldj-aconquistadejerico.htm ),

    Agora quanto a dizer que eram simples ornamentos … já foi respondido a cima. O povo veio a Moisés e disse-lhe: Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti: Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes. Moisés intercedeu pelo povo e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente(de bronze) e mete-a sobre um poste.

    Todo o que for mordido, olhando para ela será salvo” (Nm 21,7-8). é claro que a serpente não foi feita para ser adorada, considerada como um deus ou deusa, mas para mostrar aos israelitas que Deus tinha mais poder do que todas as enfermidades ou tragédias da terra, e por isso não tinham motivos para não confiar nele ou em Moisés seu escolhido para libertá-los, mais tinha a finalidade de mostrar o perdão e a misericórdia de Deus para os israelitas arrependidos.

    Olha quando associamos Nm 21,8-9 a Jo 3,14; 12,32 entendemos que a serpente levantada no deserto por Moisés era uma prefiguração de Jesus Cristo suspenso na cruz curando e libertando toda humanidade, assim como quem ferido por serpentes olhava para a serpente de Moisés suspensa numa haste era curado das picadas mortíferas, assim também quem ferido pelo pecado olha para Jesus crucificado com os olhos da fé, reconhecendo nele o salvador do mundo, será salvo do pecado e da condenação eterna.

    Enquanto a serpente de bronze era apenas venerada como recordação da cura prodigiosa das venenosas mordidas das serpentes, a mesma era conservada, porém, quando no tempo do reinado de ezequias (721-693 a.C)

    O povo cercou-a com crenças e práticas suspeticiosas com evidente perigo de idolatria, ezequias quebrou essa venerável relíquia da era mosaica (cf. 2 Rs 18,4).

    Muitos protestantes citam o texto da destruição da serpente de bronze cf. 2 Rs 18, 3-4, para tentarem provar que, aprovando a destruição da serpente de bronze,

    Deus estava por isso desaprovando adoração e veneração de imagens, pois ambas são a mesma coisa.

    RESPOSTA : Que fique bem claro : a serpente de bronze foi destruída não porque era uma imagem de escultura que o próprio Deus mandou fazer, mas devido o mau uso que dela o povo começou a fazer, agora isso não anula nem vai contra o princípio que” o mau uso não exclui o bom uso, que o uso incorreto não exclui o uso correto”,

    A prova disso é que, mesmo depois de destruída, cerca de cinco séculos depois, Jesus encontrou valores na serpente de bronze pois ilustrou sua morte através dela (cf. Jo 3, 14),

    Deus aprovando a destruição da serpente de bronze, não estava desaprovando a(as) imagem(ns) que ele mesmo mandou fazer, mas a atitude errada do povo para com ela, da mesma forma Moisés ao quebrar as tábuas da lei não estava desaprovando a lei que o próprio Deus as mandou escrevê-las, mas a desobediência do povo para com ela.

    De fato, enquanto a bíblia mostra Deus aprovando a destruição da imagem da serpente de bronze ( cf.2 Rs 18, 3) porque o povo a transformou de imagem em ídolo, considerando-a como a deusa da magia( Neustã), porque o povo deixou de venerá-la e passou a adorá-la, enquanto mostra Deus mandando destruir as imagens em forma de ídolos (cf. Ex 20, 3-5. 23; 32,20; Dt 4,,16-20; 7,5. 25; Is 31, 7; Mq 1, 7; Ez 6,4-6 … )

    Protestantes saibas que a própria bíblia considera como inimigo de Deus aqueles que destruíram as imagens sagradas do templo cf. levanta os pés para tudo o que ” o inimigo” tem feito de mal no santuário; toda obra entalhada ( imagens de esculturas 1 Rs 6, 29 E mostra Deus abençoando o templo cheio de imagens sagradas ( cf. 1 Rs 8, 10-11; 9, 3 )

    Se Deus abominasse todo tipo de imagem, como se todo tipo de imagem de escultura fosse ídolo, não teria enchido o templo com sua glória e benção garantindo a aprovação de tudo que foi feito.

    Por isso veneração não é e nunca foi o mesmo que adoração !

    Pois o que prova esse texto que eles citam ? Prova: 1)

    Que Moisés fizera de fato uma serpente de bronze; 2) que essa serpente fora conservada pelos judeus durante longo tempo; 3) que eles acabaram por adorá-la ou a prestar-lhe culto indevido; 4) que por isso, Ezequias a quebrou.

    PROTESTANTES agora eu pergunto?

    Teria agido mal Moisés ao fazer a serpente de bronze? É claro que não, pois foi o próprio Deus quem ordenou fazê-la e olhar para ela para que os judeus se curassem.

    Erraram os judeus conservando-a? É evidente que não, porque mostravam gratidão e obediência a Deus. E entre os que conservaram estavam Moisés, Josué, os Juízes, Daví, Salomão. Será que todos eles estavam errados?

    Será que nenhum deles tinha um “Aurélio” – ou um dicionário à mão para saber que adorar, venerar, reverenciar, amar extremamente é tudo a mesma coisa?

    Por que, durante tantos séculos, Deus e seus enviados permitiram que se guardasse a serpente de bronze?

    É evidente que permitiram porque ela não era adorada. Quando a transformaram abusivamente em ídolo, Ezequias a destruiu. Mas fique sabendo, GILMAR MENEZES, que abusus non tolit usum.

    E não pense que isso é lei da Igreja: é um princípio jurídico do Direito Romano. O abuso não tolhe o uso. Se alguém abusa do culto de Dúlia de um santo e de sua imagem, e passa da veneração a idolatria, isso é um abuso condenável que não proíbe nem invalida o culto de Dúlia ( veneração ) — e não de latria — de um santo e de sua imagem.

    Erraram depois os judeus transformando-a em ídolo? Evidente que sim, e, por isso fez bem Ezequias em destruí-la. Portanto, enquanto não se adora uma imagem como se fosse Deus, é lícito tê-la e mesmo “olhar para ela para ser curado” como Deus mandou.

    E nenhum católico de verdade olha para uma imagem de Nossa Senhora e dos santos julgando que sejam Deus e adorando essas imagens.

    Nós as veneramos. em suma: veneração não é o mesmo que adoração. Quando os israelitas veneraram a serpente de bronze, foram curados. Quando posteriormente os israelitas adoraram a mesma serpente, cometeram uma abominação e Deus mandou destruí-la.

    No primeiro caso, o ato curava; no segundo caso, o ato era abominável diante de Deus. No primeiro caso, veneração; no segundo, idolatria, adoração de uma criatura.

    A imagem era sempre a mesma, porém, o ato era diferente! Se veneração fosse o mesmo que adoração, então Deus teria permitido a adoração aos ídolos ainda que somente no antigo testamento, o que é um absurdo.

    A sã doutrina não comporta tal absurdo! Portanto não adianta citar a destruição da serpente de bronze contra a veneração das imagens, pois o texto é claro:

    Deus mandou ou aprovou destruir a serpente de bronze quando os israelitas passaram a adorá-la, mas a mandou fazer e aprovou o povo conservá-la enquanto a veneravam, mostrando claramente a diferença entre veneração permitida e adoração proibida.

    Portanto, se Deus proibiu as imagens para idolatria, para serem adoradas, e essa proibição continua valendo, também continua valendo a permissão às imagens para veneração, para serem veneradas.

    Pode ter certeza disso que estes textos bíblicos associados a outros referentes ao mesmo assunto e que constituem o seu contexto, deixam bem claro que Deus proíbe ter ou fazer imagens para serem adoradas, isto é, para serem consideradas como Deus, criador e senhor absoluto de todas as coisas (cf. Ex 20, 3-5; Is 44, 9-20; Sl 113 ou 115, 4-8 … ),

    Para serem valorizadas igual ou superior a Deus, ” a lei eterna jamais pode ser abrogada e assim será sempre pecaminoso adorá-las “.

    Ensinam que Deus condenou, condena e sempre continuará condenando ídolos;” imagens que ocuparam ou ocupam o lugar de Deus “. Que Deus proíbe a idolatria : substituir o criador em nosso coração por quaisquer coisa ou criatura,

    Vou da alguns exemplo:

    objetos” imagens, taslimã …” , poder, prazer, dinheiro, sexo, esporte, pessoa humana … Ensinam que se alguém substitui Deus por quaisquer coisa ou criatura está cometendo o pior e mais grave pecado “a idolatria, e portanto é idólatra” que caso morra com este pecado-sem ter se arrependido e deixado ele – não se salvará nem entrará no céu ( 1 cor 6, 9-10; Apoc 22, 15 …).

    Ensinam também que quando as imagens não são para serem adoradas Deus permite e as manda fazer como vimos nos textos já mencionados acima. Visto que é impossível haver contradição em Deus, fica claro que a proibição de fazer imagens na bíblia não é absoluta ” com quaisquer finalidade, válidas para sempre e em todas as circunstâncias” , mas relativas ” referente e dependente unicamente da finalidade e circunstância, “intenção e condição ” com a(s) qual é proibida.

    Esta é a interpretação da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Em suma; Deus proíbe fazer imagens para serem adoradas, porém, não proíbe fazer imagem com outra finalidade, como por exemplo, para serem veneradas.

    Deus proíbe fazer ídolos, porém, não proíbe fazer imagem que não são ídolos. Por isso a Igreja católica, que compreende e aceita tudo o que Deus disse na sagrada escritura e que não isola uma frase de outra, mas a todas harmoniza, sempre permitiu o uso de imagens( jamais de ídolos) e sua veneração, mas nunca a sua adoração.

    Infelizmente os protestantes, por preconceito ( talvez até por ódio) da Igreja Católica, por avareza, introduzem seitas e heresias perniciosas no meio do povo ( 2 ped. 2, 1-3), e por falta de conhecimento e má fé deturpam e adulteram a própria palavra de Deus para sua própria perdição ( 2 ped. 3, 16) e apenas com a má fé, com a má e diabólica intenção de difamar, caluniar, criticar a Igreja Católica, dizem e escrevem :

    Basta alguém fazer ou ter imagens para já estar afrontando a lei de Deus, os pretensos retratos do Pai (capela Sistina), do Filho ( crucifixos, etc.), do Espírito Santo (pomba), dos apóstolos, etc. etc. São proibidos por Deus.

    Deus não somente proíbe adorá-los ou venerá-los, mas também fazê-los. ( cf. a idolatria Ora, estamos diante de uma decisão séria: ou aceitamos que a Bíblia se contradiz claro que não por isso É FASLSA E UM ABSURDO A DECLARAÇÃO DE QUE A IGREJA PREGA A IDOLATRIA

    Pois se como os Protestantes explicam: “não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que está em cima nos céus ou embaixo sobre a terra… não te prostrarás diante delas…” (Ex 20,4-5) significa que não se pode fazer imagem com qualquer finalidade, exceto adoração, quer dizer que pelos textos acima Deus se contradisse.

    Pois os querubins que Ele mandou fazer são seres que “estão acima nos céus” e a serpente está “embaixo sobre a terra”. Além disso, se considere o fato de que o Templo e a Arca da Aliança eram os lugares mais sagrados para o Povo de Deus.

    O Senhor se manifestava na Arca! Pior ainda a serpente de bronze não só foi feita, mas quem olhasse para ela ficaria curado! Como ainda afirmar com a Bíblia na mão que Deus proíba fazer todo tipo de imagens e com quaisquer finalidade ?

    No Novo Testamento Passaram-se os séculos … O mesmo Senhor que se mantivera invisível, quis tomar corpo humano e viver na terra; quis assim dirigir-se aos homens mediante uma figura (a do Cristo Jesus), que, sem dúvida, devia ser impressionante.

    Em sua pregação, Jesus houve por bem ilustrar as realidades transcendentais (o Reino de Deus, a Misericórdia do Pai, o dinamismo da graça …) mediante imagens inspiradas pelas realidades visíveis; tal foi o significado das parábolas e alegorias utilizadas pelo Divino Mestre, que aludiu aos lírios do campo, à figueira, aos pássaros do céu, ao bom pastor, à videira e a seus ramos, às crianças que brincam na praça pública, à mulher que perdeu sua moeda, ao administrador infiel, aos operários chamados à vinha, em outras palavras :

    O Deus invisível se tornou visível em Jesus. Por isso a Bíblia diz: “Cristo é a imagem de Deus invisível, o primogênito de toda criatura”. (Col. 1,15) A imagem mais sagrada de Deus que temos em nosso meio é o ser humano:

    “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26). Já que Deus quis tornar visível o seu ser através de Cristo e do ser humano, isso nos diz que as coisas criadas podem ser um reflexo de sua beleza, de sua bondade e de seu poder.

    Ele quer se manifestar também pelas coisas visíveis. Esse é o sentido da “encarnação” do Filho de Deus. “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9) e o que Filipe estava vendo era a face humana de Cristo. Todavia, os cristãos foram percebendo que a proibição de fazer imagens no Antigo Testamento tinha o mesmo papel de pedagogo (condutor de crianças destinado a cumprir as suas funções e retirar-se)

    Que a Lei de Moisés em geral tinha junto ao povo de Israel.

    Por isto o uso das imagens foi-se implantando. As gerações cristãs compreenderam que, segundo o método da pedagogia divina, atualizada na Encarnação, deveriam procurar subir ao Invisível passando pelo visível que Cristo apresentou aos homens; a meditação das fases da vida de Jesus e a representação artística das mesmas se tornaram recursos com que o povo fiel procurou aproximar-se do Filho de Deus.

    Considerem-se os antigos cemitérios cristãos (catacumbas), onde se encontram diversos afrescos geralmente inspirados pelo texto bíblico: Noé salvo das águas do dilúvio, os três jovens cantando na fornalha, Daniel na cova dos leões, os pães e os peixes restantes da multiplicação efetuada por Jesus, o Peixe (Ichthys), que simbolizava o Cristo …

    A Igreja primitiva tinha sim uma grande veneração pelas imagens prova disso são as Imagens contidas nas Catacumbas Romanas dos primeiros séculos. Trago as fotos das Catacumbas dos Primeiros séculos, vejam que os primeiros Cristãos já usavam as imagens e isso é séculos antes de Constantino! confira :

    (http://praelio.blogspot.com.br/2009/02/igreja-primitiva-x-protestantismo.html ).

    Isso prova -se assim que a veneração dos santos e por conseguinte das suas imagens não é uma inovação no cristianismo, pois vem dos primeiros séculos cristãos, da igreja primitiva, nem do romanismo como outros dizem.

    Prova-se assim que a veneração dos santos e das suas imagens é uma doutrina e prática cristã e bíblica,

    Ou seja, mesmo que o culto de veneração aos santos não seja citado “explicitamente” na bíblia, o mesmo já começa nos primeiros séculos do cristianismo, aproximadamente no ano 100 d.C, estando são João ainda vivo e o mesmo não o condenou, A reflexão nos ensinamentos e exemplos de Jesus e dos apóstolos levaram os primeiros cristãos (dos primeiros séculos) a venerarem os mártires, os santos e por conseguinte Maria.

    Veja que os Protestantes também usam imagens de esculturas em seus templos para fins religiosos, confira : http://caiafarsa.wordpress.com/imagens-em-templos-prostestantes/ http://groups.gloog.com.br/answer/pt_br/answer_20100522161156AAsVIW3.html?categoryId=396545163

    Na praça dos reformadores em genebra, os protestantes fizeram 4 imagens de esculturas dos mesmos, para através delas venerá-los. Veja a foto no livro, manual de apologética cristã, pág170, CPAD, na capa da revista ” institutas”; em linguagem simplificadas, livro I, capítulos 7, 8 e 9, no Google buscando imagens, escreva na caixa de pesquisa: praça dos reformadores em genebra.

    Na revista protestante ultimato ” indenominacional” n° 235, págs 52-53, da editora Betânia, está escrito que: ” na America do Norte, Europa, Ásia, Austrália … figuras de Jesus e Maria, além do uso generalizado da cruz não cria menor problema.

    Na coréia do sul é possível encontrar nas fachadas de todos os templos, inclusive das assembléias de Deus, imagens de esculturas em tamanho natural representando pessoas e cenas bíblicas” .

    Que o próprio Martinho Lutero fundador do protestantismo foi a favor do uso de imagens , como se depreende do texto abaixo, datado de 1528: “Tenho como algo deixado à livre escolha as imagens, os sinos, as vestes litúrgicas … e coisas semelhantes. as imagens inspiradas pela Escritura e por histórias edificantes me pareçam muito úteis… Nada tenho em comum com os Iconoclastas” (Da Ceia de Cristo). e mais : Ler

    mais: http://larcatolico.webnode.com.br/doutrina-catolica/ Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt

    Veja em Atos 28 o que fez O Católico São Paulo quando embarcou em um Navio indo Para ROMA

    “Ao termo de três meses, embarcamos num navio de Alexandria, que havia passado o inverno na ilha. Este navio levava por INSÍGNIAS* os DIÓSCUROS*”. (At 28,11)

    *INSÍGNIAS : EMBLEMAS, IMAGENS

    *DIÓSCUROS: A IMAGEM DE CASTOR E PÓLUX, ORNANDO A PROA DO NAVIO

    E MaiS Saibas que os filisteus roubaram a arca da aliança e pagaram muito caro por isso

    Então eles consultaram seus adivinhos e eles disseram essa ordem dada pelo senhor de Israel para colocar

    A arca do SENHOR sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorroidas.

    Então os filisteus oferecem a Deus pela expiação da culpa, “cinco hemorroidas de ouro e cinco ratos de ouro”.

    Então, disseram: Qual é a expiação da culpa que lhe havemos de oferecer? E disseram: Segundo o número dos príncipes dos filisteus, cinco hemorroidas de ouro e cinco ratos de ouro, porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos príncipes.
    E FOI DEUS QUE DEU A ORDENS PARA ELES FAZEREM VARIAS IMAGENS E DEPOIS DE FEITAS ELES FORAM CURADOS AGORA NÃO ME VENHA COM MEIO TERMO CONDIÇÕES PONTOS DE VISTA E COM EXCEÇÕES POIS DEUS JAMAIS MUDOU SUA LEI SE IMAGENS FOSSE PROIBIDOS SERIA UMA IMENSA CONTRADIÇÃO AQUI!

    AGORA VEJA NO TEMPLO DE SALOMÃO:

    “E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados.” (I Reis 6, 23)

    “E revestiu de ouro os querubins. E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.” (I Reis, 6, 28-29)

    “E sobre as cintas que estavam entre as molduras havia leões, bois, e querubins, e sobre as molduras uma base por cima; e debaixo dos leões e dos bois junturas de obra estendida.” (I Reis 7, 29).

    “Para o interior do Santo dos Santos, mandou esculpir dois querubins e os revestiu de ouro.” (II Crônicas 3,10)

    E AGORA PARA REFUTAR OS PROTESTANTES DE UMA VEZ POR TODAS

    SAIBAS QUE era neste mesmo templo que os apóstolos e Jesus iam para orar:

    VEJA

    “Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão.” (João 10,23)

    “Enquanto isso, realizavam-se entre o povo pelas mãos dos apóstolos muitos milagres e prodígios.

    Reuniam-se eles todos unânimes no pórtico de Salomão.”(Atos 5, 12)

    AGORA EU PERGUNTO?

    Estariam Jesus e os apóstolos sendo idólatras ao frequentar um templo repletos de imagens de escultura?Claro que não!

    OLHA AQUI MAIS UMA VEZ

    Fica provado, portanto, que Deus nunca proibiu a fabricação de imagens e sim de ídolos para a adoração, colocando-os no lugar do próprio Deus. Desmascaramos assim mais uma falsa interpretação protestante.

    • Leandro disse:

      Graças a Deus, o evangelho liberta.
      Jesus nunca falou que ele fundaria uma
      instituição religiosa, mas ele disse que
      a palavra de Deus jamais passaria.
      Só devemos seguir o que foi deixado pelo
      Nosso Senhor Jesus Cristo e pelos apóstolos,
      a quem foi dada diretamente a ordem de pregar
      o evangelho a toda criatura.
      Dizer que os evangélicos são donos da verdade
      é um erro. Mas o verdadeiro evangelho pregado
      em igrejas que tem compromisso com Deus é uma benção.

      Vejam, em 2Pe Capítulo 2, o próprio Pedro escreve:
      E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
      Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
      Por isso também na Escritura se contém:Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido.

      1 Pedro 2:4-6
      Logo, quem é a pedra da igreja? Jesus Cristo, e não Pedro.
      Quem foi Pedro? Uma liderança entre os apóstolos, sem dúvida.
      Pedro pregou com ousadia a palavra de Deus, mas o apóstolo Paulo
      foi o mais influente, pregou o evangelho para os gentios e (acho
      que 90% dos católicos não sabem disso) foi ele, Paulo, quem fundou a igreja em
      roma.

      A doutrina da Infalibilidade do Papa diz que o Sumo Pontífice é infalível quando fala nas condições “ex-cathedra”, isto é:

      Quando, na qualidade de Pastor Supremo e Doutor de todos os fiéis, se dirige a toda a Igreja;
      Quando o objeto de seu ensinamento é a moral, fé ou os costumes;
      Quando manifesta a vontade de dar decisão dogmática e não simples advertência, instrução de ordem geral.

      Então vejamos, se o Papa é sucessor de Pedro ele também é infalível nestas condições.

      Vejam o que Paulo falou:
      E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
      Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
      E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.

      Gálatas 2:11-13

      Vejam a passgem do centurião Cornélio em Atos 10:
      E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
      Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.

      Atos 10:25-26

      Pedro e os demais apóstolos são tão falhos como qualquer um de nós.

      E sobre a virgindade perpétua de Maria, vejam o que a bíblia diz:

      — E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
      E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

      Mateus 1:24-25

      — Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
      Marcos 6:3

      Onde a bíblia fala que Maria foi assunta aos céus, e virgem? Ter relações sexuais com o cônjuje não é de forma alguma pecado.

      Quem inventou essa tal de dulia, hiperdulia, latria, etc.?
      Jesus é o nosso mediador entre Deus e o homem, não preciso
      de mediador até Jesus, Ele mesmo quem falou:

      — Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
      Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
      E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.

      João 6:37-39

      Onde a palavra de Deus fala sobre Maria neste contexto? Qundo os apóstolos falaram sobre isso às igrejas primitivas?

      Só mais uma pergunta pra finalizar:
      Para interceder por várias pessoas e ouvir muitas orações ao mesmo tempo é preciso ter um atributo chamado onisciência.

      Maria é onisciente? É onipresente?

      Aí, deduzo que alguém vai dizer: “Ah! Mas ela ouve porque está em comunhão com o corpo de Cristo”; ou: “Deus deu a ela atributos especias”.

      Onde fala isso? A bíblia diz isso, ou a igreja católica? Como se explica?
      A igreja católica não é uma fonte de revelação de Deus, nem os seus documentos, porque Jesus nunca falou sobre isso e nem os apóstulos, a bíblia nao fala isso. A igreja é formada por cristãos verdadeiros, que seguem a palavra de Deus, indepentende da denominação a que pertencem. E quem sou eu pra dizer que muitos católicos não serão salvos? Mas com certeza, de um modo geral, as igrejas evangélicas estão mais próximas do cristianismo. E lembrando que o evangelho é vivo, autosuficiente. O testemunho de Cristo está vivo em cada cristão verdadeiro, mesmo se todas as instituições religiosas se corrompessem o evangelho estaria vivo e puro em cada cristão!

      A paz do Senhor Jesus!!!!

    • Renato de Carvalho disse:

      cara, essa cachaça é da boa mesmo !!!

      VOCÊS CATÓLICOS ADORAM IMAGENS, SIM!!! TENTAM EXPLICAR O INEXPLICÁVEL, SIM!!! FAZEM PEDIDOS A ÍDOLOS CEGOS, SURDOS E MUDOS. ÍDOLOS ESSES QUE PRECISAM SER CARREGADOS PORQUE SÃO MORTOS, E NADA PODEM FAZER!!!O VÉU DO SANTUÁRIO JÁ FOI RASGADO (MATEUS 27:51), E NÃO EXISTE MAIS A NECESSIDADE DE OUTRA PESSOA INTERMEDIAR OS PEDIDOS, COMO A ICAR QUER NOS FAZER ACREDITAR. OS PEDIDOS AGORA SÃO FEITOS DIRETAMENTE A CRISTO, O SUMO SACERDOTE. VOCÊS ROUBAM A GLÓRIA DE DEUS QUANDO ENSINAM PESSOAS SEM CONHECIMENTO DA PALAVRA A AGRADECER A UM PEDAÇO DE PAU OU DE GESSO POR TER ALCANÇADO UMA BENÇÃO. DEUS SUSTENTA JUSTOS E INJUSTOS E É POR ISSO QUE QUEM DÁ A BENÇÃO É DEUS, ATRAVÉS DE JESUS CRISTO, E O IDIOTA OU A IDIOTA QUE TEM PREGUIÇA DE ESTUDAR SE A FÉ QUE ELA ESTÁ PRATICANDO AGRADA A DEUS, PENSA QUE AQUELA IMAGEM FOI A REALIZADORA DO MILAGRE. A ICAR QUE VOCÊS TANTO IDOLATRAM É A ICAR DE PAPAS PEDÓFILOS, ASSASSINOS, LADRÕES, GENTE VIL, QUE ALCANÇOU O PAPADO NÃO POR SER VIRTUOSA, NÃO POR SER ADORADORA DO DEUS ALTÍSSIMO, E SIM POR PERTENCER À NATA DA SOCIEDADE DA ÉPOCA E TEREM PODER FINANCEIRO PARA COMPRAR UM TÍTULO DE PAPA. POSTEI NESTA PÁGINA A HISTÓRIA DE MUITOS DESSES HOMOSSEXUAIS MALDITOS, CONSIDERADOS PELOS CATÓLICOS COMO INFALÍVEIS (ISSO FOI TIRADO DA HISTÓRIA MUNDIAL, E NÃO MAQUIADO COMO A HISTORIOGRAFIA CATÓLICA FAZ AO ENSINAR SEUS FANÁTICOS DÉBEIS MENTAIS). PORTANTO, NÃO VENHAM DIZER A MIM OU A QUALQUER LEIGO QUE A ICAR É A DETENTORA DA SALVAÇÃO DA ALMA HUMANA E QUE FORA DELA NÃO EXISTE SALVAÇÃO. OS PAPAS SOBRE OS QUAIS POSTEI UM TEXTO ESTARÃO NO DIA DO JUÍZO FINAL PRONTOS PARA SER CONDENADOS, E NÃO TEM ESSAS DE CHANCE DE SALVAÇÃO NÃO!! ELES TERÃO A RESSURREIÇÃO
      PARA A CONDENAÇÃO ETERNA.

    • carlos disse:

      isso vcs adoram……acendem velas para as imagens,louvam,fazem procissões…

    • Rafaela disse:

      Vcs católicos oram para Maria,e tantos homens que seguiram a Jesus porque então? Quando o padre morrer.vcs.tbm vão orar a ele? Só Jesus Deus e o Espírito Santo intercedem 1 e 2 cap d Hebreus aprendemos q nem aos anjos.se.deve adorar.ou orar.pq essas pessoas.por mais santas que fossem foram apenas um instrumento na mao de Deus, Jesus nos.ensinou a orarmos ao Pai e.ainda disse q tudo q.pedissemos.em Seu nome(d Jesus) seria feito. As escrituras falam em João 3 que ninguém subiu ao céu se não aquele que.desceu dos.céus e está no.céu Jesus. As outras pessoas estao no pó da terra.mortas esperando Jesus voltar e.serão rescussitadas,nao faz nem sentido orar por qm ja morreu. Maria deixou um belo.exemplo seguindo a Jesus,e quando ele.transformou agua em vinho ela.disse para as pessoas escutarem e fazerem o q Jesus dizia. Santo é todo aquele q vive em santidade separado do pecado,e Jesus disse q qm cresse faria obras maiores do q Ele pq Ele ia pro Pai.Entao tudo q a pessoa faz.d.milagres aki é pq cre nEle é Ele agindo atravez da pessoa pra.Ele ser.glorificado então NUNCA ninguem devera agradecer um milagre a essa.pessoa ou orar a ela,muito menos fazer imagem dela.

    • Prezado Amigo e Irmão na fé de Cristo … felicitações em nome de Jesus e de Maria. Apenas quero aproveitar o momento para agradecer sobre o relato deste Seu texto, tão profundo, profissional e escrito por quem conhece. Embora, sou de família Católica, aceitei a minha fé e a minha crença diante dos caminhos espirituais, e adoro os católicos verdadeiros, como outros segmentos religiosos, e embora me tornei Espírita, por encontrar verdades na própria Bíblia Sagrada em relação a muitos argumentos que define a Reencarnação.Não desejo aludir nada a favor ou contra, mais embora o assunto de cultos as imagens e ídolos, considero que fostes perfeito, nada mais poderia acrescentar, a não ser agradecimentos. Tomei a liberdade de colocar este Seu depoimento em meu PORTAL-GNA (www.portal-gna.blogspot.com.br) e tenho certeza que muitos poderão encontrar nele motivos de buscar inteirações com as verdades. Realizo meu trabalho em nome da Ufologia Científica, Mistica, Esotérica e Espiritual, e como estudioso e pesquisador, a Espiritualidade define preferências. As Profecias, final dos tempos, Códigos reveladores, indicam o pouco tempo que teremos diante do retorno anunciado de Jesus ao nosso mundo.Que os nobres valores da Fé, da grandiosa Igreja Católica, continue seu trabalho na edificação do Reino de Deus aqui na Terra, pois os justos e os humildes herdarão a Terra. A Sua presença sempre será um momento a destacar, pelo grau de sabedoria e de verdades que tanto o mundo precisa … ATT – GILSON NOGUEIRA DE ALMEIDA – gilsonnalmeida@yahoo.com.br

  25. Edmilson disse:

    caros amigos Edipo E Leonardo leiam um pouco da verdadeira igreja católica e se convertam a ela e mais vocês podem copiar o que eu ti mandei aqui para os seus professores de historia mais por favor leiam os autores originais na fonte verdadeira na raiz e não em livros reeditados de historiadores protestantes um abraço

    VEJAM O QUE ESCREVEU O QUARTO PAPA DA IGREJA CATÓLICA Clemente de Roma (30-100 d.C.)

    E assim, pregando por campos e cidades (os Apóstolos), por todas as partes, designaram às primeiros frutos s (de seus labores), uma vez tiveram sido provados pelo Espírito, para que fossem bispos e Diáconos dos que cressem. E isto não o fizeram numa forma nova; porque verdadeiramente se tinha escrito com respeito aos bispos e Diáconos desde tempos muito antigos; porque assim diz a Escritura em certo lugar: E nomearei a teus bispos em justiça e a tuas Diáconos em fé. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

    Amigos e amigas raciocinem com lógica entendimento e razão saibam que dentro da bíblia temos 3 papas de nomes São Lino, São Clemente Romano e São Pedro e dentro da bíblia São Paulo cita São Lino nas saudações finais e ainda São Paulo cita também o papa São Clemente Romano em filipenses e sobre isso todos os pais da igreja fazem referências em seus escritos e obras saibam ainda que esse mesmo papa São Clemente Romano escreveu uma carta na bíblia aos Coríntios, para chamar à ordem os que injustamente tinham demitido os presbíteros,

    agora para confirmar tudo isso e para comprovar biblicamente de que a igreja católica é a verdadeira igreja que Jesus Cristo Fundou
    e que a igreja católica é apostólica sobre os fundamentos apostólicos e que os próprios apóstolos de Jesus Cristo tinha seus 70 discípulos
    que eram encarregados de pregar e converter as pessoas para a igreja
    e que desde o primeiro século da era cristã a igreja católica tinha seus bispos e presbíteros diáconos e seus sarcerdotes para cuidar da igreja vou mostrar biblicamente claríssimas e incontestáveis provas

    VEJAM

    O QUE SÃO PAULO AFIRMA CONFIRMANDO ISSO
    OLHA É IMPOSSÍVEL QUAL QUER PROTESTANTE CONTESTAR ISSO

    VEJAM

    (Atos dos Apóstolos 20,28)

    Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.

    SOBRE ESSA PASSAGEM BÍBLICA DE VOCÊ ENCONTRA NA PATRÍSTICA DOS PADRES DA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO QUE ESCREVERAM SOBRE OS FUNDAMENTOS

    DA IGREJA E SOBRE OS BISPOS E DIÁCONOS E PRESBÍTEROS CARÍSSIMOS AMIGOS LEIAM AS CARTAS E AS OBRAS E EPÍSTOLAS E SERMÕES DESSES PADRES DA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO

    E SE ENCANTEM COM OS SEUS TESTEMUNHOS SÃO ELES SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA , PAPIAS , HERMAS , POLICARPO DE ESMIRNA , E SÃO CLEMENTE ROMANO

    AGORA

    VEJAM MAS COMPROVAÇÕES BÍBLICA INCONTESTÁVEIS DE QUE DESDE O PRIMEIRO SÉCULO A IGREJA CATÓLICA TINHA OS BISPOS OS PRESBÍTEROS OS DIÁCONOS E OS SACERDOTES ISSO É BÍBLICO

    VEJA

    (I Timóteo 5,17)

    Os PRESBÍTEROS que desempenham bem o encargo de presidir sejam honrados com dupla remuneração, principalmente os que trabalham na pregação e no ensino.

    AMIGOS E AMIGAS EU RECOMENDO A VOCÊS A LEREM A GRANDÍSSIMA OBRA

    DE Eusébio de Cesareia 265 D.C. História Eclesiástica (Eusébio)

    E VERAS MAIS PROVAS CLARÍSSIMAS DE QUE A IGREJA NASCEU CATÓLICA

    AGORA VEJAM AQUI MAIS CLARÍSSIMAS PROVAS BÍBLICAS VINDAS DO PRÓPRIO APÓSTOLO DE JESUS CRISTO SOBRE A IGREJA E SAIBAM QUE DESDE O PRINCÍPIO DO CRISTIANISMO A IGREJA JÁ POSSUÍA OS SEUS BISPOS PRESBÍTEROS DIÁCONOS E SACERDOTES

    VEJA O QUE SÃO PAULO DIZ COMPROVANDO ISSO

    São Tiago 5,14)
    Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
    (Sacerdócio Ministerial

    AGORA VEJAM MAIS PROVAS CLARÍSSIMAS

    SOBRE OS SACERDOTES PERTENCENTES DA IGREJA

    Apocalipse 1,6)

    e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém. (Sacerdócio comum)

    ISSO É BÍBLICO JESUS CRISTO QUERIA UMA IGREJA E ELA SE CHAMA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

    VEJAM

    Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e Diaconos. Filipenses 1:1.

    ISSO É INCONTESTÁVEL É POR ISSO QUE OS PROTESTANTES NEGAM A TRADIÇÃO POIS SE ELES ESTUDAREM SERIAMENTE A BÍBLIA E OS ESCRITOS PATRÍSTICOS E OS CATÁLOGOS DOS 3 PRIMEIROS SÉCULOS ELES SE CONVERTEM AO CATOLICISMO VERDADEIRAMENTE

    VEJAM EM

    (Filipenses 1,1)
    Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Jesus Cristo, que se acham em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos…

    ESSES SÃOS OS BISPOS E OS NOSSOS DIÁCONOS DESDE O COMEÇO DO CRISTIANISMO PERTENCENTES A IGREJA CATÓLICA

    (Tito 1,7)

    Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.

    É POR ISSO QUE OS MÁRTIRES TINHAM PRAZER FELICIDADES E ORGULHO DE PARTICIPAR DA VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO

    OLHA EM O PRAZER DE PERTENCER A IGREJA

    VEJAM

    (I Timóteo 3,1)

    Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime.

    AMIGOS E AMIGAS ESSA FUNÇÃO QUE SÃO PAULO DIZ É A DE PERTENCER A IGREJA E DE POSSUIR UMA TAREFA CARGO PARA SERVIR CONVERTER ENSINAR AO POVO

    VEJA ESSE VERSÍCULO E SE ENCANTE

    Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam. 1 Tessalonicenses 5:12.

    MAIS PROVAIS BIBLICAMENTE VEJAM

    Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar. 1 Timóteo 3:1-2.

    AGORA MAIS PROVAS BIBLICAMENTE PARA OS PROTESTANTES SOLA SCRIPTURA
    QUE NEGAM O PAPA E A IGREJA CATÓLICA

    VEJAM

    Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância. Tito 1:7.

    ISSO É INCONTESTÁVEL JESUS CRISTO SÓ FUNDOU UMA SÓ IGREJA E NÃO IGREJAS OS APÓSTOLOS MOSTRAM ISSO OS PADRES DA IGREJA TAMBÉM NÃO EXISTE UM NÃO DE DÚVIDA

    OLHEM MAIS PROVAS CLARAS BIBLICAMENTE QUE SÓ CONFIRMAM ISSO

    VEJAM

    Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e Diaconos. Filipenses 1:1.

    MAIS PROVAS CLARAS QUE MOSTRA A IGREJA CATÓLICA
    SE UM PROTESTANTE QUERER REFUTAR ISSO ELE TERIA QUE TENTAR MUDAR TODA UMA HISTÓRIA

    VEJAM

    Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17.

    A PRÓPRIA BÍBLIA MOSTRA QUE EXISTE OS BISPOS DIÁCONOS E PRESBÍTEROS PERTENCENTES A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA VEJA O QUE DIZ IGNÁCIO

    Sejam obedientes ao bispo e os uns aos outros, como Jesus Cristo o era ao Pai [segundo a carne], e como os Apostolos o eram a Cristo e ao Pai, para que possa ter união da carne e o espírito. Ignácio (105 d.C.)

    AGORA VEJA O QUE DIZ TERTULIANO

    Nossos dirigentes são anciões de vida provada, que conseguiram esta honra, não com dinheiro, senão com o depoimento de sua vida: porque nenhuma das coisas de Deus pode comprar-se com dinheiro. Tertuliano (197 d.C.)

    AGORA VEJA O QUE DIZ DIOGNETO (125-200 D.C)

    Porque os cristãos não se distinguem do resto da humanidade nem na localidade, nem no fala, nem nos costumes. Porque não residem em cidades próprias, nem usam uma língua diferente, nem praticam alguma classe de vida extraordinária. . Mas conquanto residem em cidades de gregos e bárbaros, segundo dispôs a sorte de cada um, e seguem os costumes nativos quanto a alimento, vestido e outros arranjos da vida. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

    AGORA VEJAM O QUE DIZ HIPÓLITO

    O ditoso presbítero Irineu refutou poderosa e elaboradamente as opiniões destes (hereges). Hipólito (200 d.C.)

    VEJAM AGORA PAPIAS 120 D.C.

    Papías mesmo… recebeu o tocante à fé dos que foram familiares dos mesmos Apostolos…Pelo demais, este Papías de quem falamos confessa ter recebido os discursos dos Apostolos de boca de quem seguiram a estes; mas, de Aristión e de João o ancião, diz que foi pessoalmente ouvinte. Fragmento II de Papías (120 d.C.)

    AGORA VEJAM MAIS PROVAS CLARÍSSIMAS DA IGREJA CATÓLICA AGINDO JÁ NO COMEÇO DO CRISTIANISMO

    Para o cargo de bispos e Diaconos do Senhor, elegerão a homens humildes, desinteressados, verazes e provados, porque também fazem o ofício de profetas e mestres. Não os menosprezem, já que são seus representantes, juntamente com seus profetas e mestres. Didaquê (80-140 d.C.)

    AGORA PARA CONFIRMAR TUDO ISSO VEJAM AGORA O QUE O 4 PAPA SÃO CLEMENTE ROMANO NOS DIZ

    E nossos Apostolos sabiam por nosso Senhor Jesus Cristo que teria contendas sobre a nomeação do cargo de bispo. Por cuja causa, tendo recebido conhecimento completo de antemão, designaram às pessoas mencionadas, e depois proveram a seguir que se estas dormissem, outros homens aprovados lhes sucedessem em seu serviço. A estes homens, pois, que foram nomeados por eles, ou depois por outros de reputação, com o consentimento de toda a igreja, e que têm ministrado sem manchamente o rebanho de Cristo, em humildade de coração, pacificamente e com toda modéstia, e durante muito tempo tiveram boa fama ante todos. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

    Amigos isso é Já no primeiro século do cristianismo as igrejas cresciam e tinha que ter um líder e esse líder tinha que ser o papa para tirar qual quer dúvida sobre isso é só estudar a patrística e procurar nos escritos da igreja amigos e amigas eu recomendo vocês a lerem a carta do quarto papa São Clemente romano sobre essa carta vários pais da igreja fazem referencias como dignas de fé
    amigos e amigas saibam que todos
    os pais da igreja são unânimes em reconhecer a igreja católica como a verdadeira igreja que Jesus Cristo fundou e por isso ela é referencias em suas obras
    e para provar isso notem que do primeiro século até o ano de 1300 não existe nada de protestante não existe nada de historiador protestante não existe nenhum pai da igreja protestante não existe nenhum doutor de apologética ou de hermenêutica ou de exegese que fosse protestante e que pregasse ensinamentos de sola scriptura

    pois eles sabem que a sola scriptura não existe e gera a divisão todos os ensinamentos devem vim do magistério do catecismo e da tradição da igreja católica apostólica romana

    ISSO É A TRADIÇÃO VEJAM

    Ora, eu vos louvo, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais os preceitos assim como vo-los entreguei. 1 Coríntios 11:2.

    O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco. Filipenses 4:9.

    Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. 2 Tessalonicenses 2:15.

    Mandamos-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes.. 2 Tessalonicenses 3:6.

    E o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.. 2 Timóteo 2:2.

    Amigos e amigas é muito fácil e muito simples desmascarar historiadores protestantes que muitas vezes tentam inutilmente contestar o primado de Pedro e

    de contestar a igreja católica

    primeiro eles não tem nenhuma fonte histórica não precisa dizer mais nada.

    Amigos protestantes me digam o verdadeiro é o que foi criado primeiro ou o que veio depois? Claro que o verdadeiro é o que foi criado primeiro e não o que veio com Lutero em 1517
    e sobre isso Jesus adverte claramente

    VEJAM QUE

    Jesus afirmou que nos finais dos tempos viriam os falsos profetas com suas falsas doutrinas

    e o protestantismo nasceu em 1517 e o que aconteceu se dividiu sabem por que ? por que eles pregam erradamente que toda revelação está dentro da bíblia isso é um absurdo nenhum pai da igreja nenhum apóstolo de Jesus cristo pregou isso e saibam que nenhum padre apostólico do primeiro século pregou essa fabula e saibam também que nenhum doutor da igreja papa escritor da igreja que vai do primeiro século até o ano de 1480 pregou isso saibam que nem mesmo no tempo de Salomão e no tempo de Davi, de Moisés, de Abraão de Elias de Eliseu entre todos os profetas de Deus presentes na bíblia nenhum deles pregou a sola scriptura sabem por que por que eles já tinham a tradições que era passadas e transmitidas de gerações e gerações

    amigos e amigas o protestantismo nasceu em 1517 e não tem 2000 mil anos

    amigos deixem de sofismo deixe a ignorância de lado saibam que

    Dentro da bíblia não existe nenhuma passagem bíblica que da autoridade para um homem um criar uma igreja

    saibam Jesus Cristo criou uma igreja e não igrejas

    Não conteste o que é claro e verdadeiro para duvidar e contestar essas verdades absolutas seria necessário primeiro era de ter provas e de possuir escritos de escritores e pais da igreja da época que pregassem outras igrejas coisa que não existe e mais para contestar essas absolutas verdades primeiro todos os protestantes historiadores exegetas e pastores protestantes teriam quer documentos e escritos da época para poder contestar coisa que não existe então todo historiador protestante não tem conteúdo somente ponto de vista não se pode mudar uma verdade já feita para poder contestar sobre a igreja católica e o primado de São Pedro eles teriam que mostrar genuínos documentos e provas legitimas da época que não afirmasse ser São Pedro o primeiro papa e de não ser a igreja católica a verdadeira igreja saibam meus amigos protestantes que em todas cartas, livros, relatos e epístolas dos pais da igreja não existe um D de dúvida que conteste a igreja católica como a verdadeira igreja de Jesus Cristo.

    mais muito pelo contrario todos são unânimes em bendizer-la então o que vocês tem contra a igreja católica é apenas capricho e ponto de vista
    Saibam que qual quer protestante que contestar isso é simples muito simples é só estudar nas antigas fontes verdadeiras da época e não em pontos de vista de livros de pastores e historiadores protestantes que tem a maldade de adulterar textos e de criar fantasias engraçadas sem nenhuma fonte histórica

    mas saibam que isso é crime e só demonstra não ser cristão

    VEJAM EXEMPLOS CLAROS DE SER A IGREJA CATÓLICA A IGREJA DE JESEUS CRISTO

    VEJAM QUE EM

    Mateus 16,18 Jesus afirma isso de construir sua igreja

    Vejam

    “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

    sobre isso que Jesus diz de construir sua igreja todos os pais da igreja todos os historiadores testificam ser a igreja católica a igreja verdadeira saibam que não existe um não de dúvida sequer entre os padres da igreja que conteste ser a igreja católica a única verdadeira

    saibam que as mentiras e as falsificações amadoras começaram a nascer depois do protestantismo surgir em 1517 isso não é duvidoso?

    olhem o que diz na Bíblia

    Se alguém, homem, mulher ou até um anjo do céu, nos anunciar outro Evangelho ou outro Jesus, que não o que vos tenho pregado, seja anátema (maldito) (Gálatas 1;:8-9)

    amigos e amigas todos os pais da igreja e todos os pais apostólico testificam a igreja católica como a verdadeira igreja de Jesus Cristo

    isso é bíblico e incontestável

    VEJAM PROVAS CLARISSIMAS DA IGREJA VERDADEIRA

    Hebreus 12-23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

    Assembléia = Igreja

    Universal = Católica

    A Igreja Católica (o termo “católico”, derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa “universal” ou “geral”),

    VEJAM QUE EM
    Mateus 16,18 Jesus afirma isso de construir sua igreja

    Vejam

    “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

    É REALMENTE CLARO QUE JESUS FUNDOU A SUA IGREJA
    VEJAM QUE

    Jesus realmente prometeu que o Espírito Santo estaria com Sua Igreja e a ensinaria para sempre (cf. João 14,16-17)!

    (Atos dos Apóstolos 20,28)

    Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.

    VEJAM MAIS PROVAS DE JESUS TER FUNDANDO UMA IGREJA E NÃO IGREJAS

    VEJAM

    Jesus Cristo disse: “Haverá um só Pastor e um só Rebanho (cf. Jo 10,16).

    Agora Vejam que Jesus Cristo chamam seus apóstolos e da a missão de eles pregarem ao mundo inteiro o evangelho

    Olhem o que Jesus diz para os seus Apóstolos

    “É me dado todo poder no Céu e na terra; ide pois, e ensinai a todos os povos e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do mundo” (Mateus 28,19-20)

    VEJAM

    MAIS REFERENCIAS CLARAS

    OLHEM O QUE DIZ SÃO PAULO

    Só a verdade liberta e a Igreja é coluna e firmeza da verdade (1Timóteo 3,15)

    AGORA SAIBA QUE A IGREJA É

    UNA : A Igreja deve ser UMA do mesmo modo como existe “um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4,5). A intenção de Jesus Cristo foi fundar uma só Igreja.

    SAIBAM QUE ELA É

    SANTA : em virtude do seu fundador: Jesus Cristo. Foi ela que recebeu uma promessa fundamental:

    “…as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16,18).

    Deste modo, a razão da própria existência da Igreja está em ser um instrumento de santificação dos homens: “Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade” (Jo 17,19)

    SAIBAM QUE A IGREJA SE CHAMA

    CATÓLICA : porque foi estabelecida para reunir os homens de todos os povos, para formar o único povo de Deus: “Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

    E APOSTÓLICA : porque está construída sobre o “fundamento dos Apóstolos…” (Ef 2,20). A garantia da legitimidade da Igreja está na continuidade da obra de Jesus por meio da sucessão apostólica. Tudo o que Jesus queria para a sua Igreja foi entregue aos cuidados dos apóstolos: a doutrina, os meios para santificação e a hierarquia.

    Isso é incontestável

    Salmos 127

    Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;

    Agora desejo perguntar a todos os não-Católicos por favor, me mostre um versículo(s) na Sagrada Escritura que dá autoridade para qualquer pessoa fundar outra igreja que não aquela única de Mateus 16,18.

    • EDMMILSON disse:

      OS EVANGÉLICOS MISTURAM IMAGENS DE ÍDOLOS, (que é proibido),

      COM IMAGENS SACRAS, (que é permitido por Deus)!

      A idolatria é uma palavra formada por dois radicais, ido, que provém de ídolo e latria, que significa culto a uma divindade

      Veja aqui nesse versículo umas das piadas e contradições protestantes!

      E ainda:”Me prostro voltado para o teu sagrado templo” (Sl 138(137),2

      ]…E lá (no teu santuário), ó Senhor, possamos cantar com o Salmista: “Nós nos saciamos com os bens da tua casa, com as coisas sagradas do teu templo”
      (Sl 65(64),5).

      PROTESTANTES CHAME ESSE VERSÍCULO DE IDOLATRIA POIS É ISSO QUE A IGREJA FAZ NOS SEUS TEMPLOS.CONTRADIÇÕES PROTESTANTES

      VEJA

      Por outro lado, eu teria – se possível fosse – um enorme prazer em visitar o Templo de Deus, que Salomão mandou edificar; e no qual a glória de Deus pousou.

      Lugar Sacro em que abundavam inúmeras imagens de animais (touros e leões) – imagens que participavam do Verdadeiro Culto a Deus. Aliás, imagens sagradas e abençoadas e que, portanto, conjuntamente com todo o Templo do Altíssimo, eram reverenciadas. Está escrito: “Reverenciareis meu santuário” (Lv 19,30).

      E AGORA PARA REFUTAR OS PROTESTANTES DE UMA VEZ POR TODAS

      SAIBAS QUE era neste mesmo templo que os apóstolos e Jesus iam para orar:

      VEJA

      “Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão.” (João 10,23)

      “Enquanto isso, realizavam-se entre o povo pelas mãos dos apóstolos muitos milagres e prodígios.

      Reuniam-se eles todos unânimes no pórtico de Salomão.”(Atos 5, 12)

      AGORA EU PEREGUNTO?

      Estariam Jesus e os apóstolos sendo idólatras ao frequentar um templo repletos de imagens de escultura?Clao que não!

      OLHA AQUI MAIS UMA VEZ

      Fica provado, portanto, que Deus nunca proibiu a fabricação de imagens e sim de ídolos para a adoração, colocando-os no lugar do próprio Deus. Desmascaramos assim mais uma falsa interpretação protestante.

      A própria Bíblia as diferenciam, mais são os protestantes que misturam tudo!

      Vou mostrar uma prova bíblica sobre esse tema.

      No livro de Ezequiel, ele próprio cita de que tipo de imagens são ídolos, e os que são proibidos!

      Veja

      Ezequiel 8

      6 E ele me disse: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? as grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário; Mas verás ainda outras grandes abominações.7 E levou-me à porta do átrio; então olhei, e eis que havia um buraco na parede.8 Então ele me disse: Filho do homem, cava agora na parede. E quando eu tinha cavado na parede, eis que havia uma porta.9 Disse-me ainda: Entra, e vê as ímpias abominações que eles fazem aqui.10 Entrei, pois, e olhei: E eis que toda a forma de répteis, e de animais abomináveis, e todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor.

      No livro de Ezequiel, ídolos são figuras de répteis!

      Agora eu pergunto as seitas protestantes o que as figuras de répteis tem a ver com o catolicismo???

      Agora, vejam no mesmo livro de Ezequiel ele citando as imagens permitidas dentro do templo, e detalhe, TEM ROSTO HUMANO!

      Ezequiel 41

      1 ENTÃO me levou ao templo, e mediu os pilares, seis côvados de largura de um lado, e seis côvados de largura do outro, que era a largura da tenda.(…)17 No espaço em cima da porta, e até na casa, no seu interior e na parte de fora, e até toda a parede em redor, por dentro e por fora, tudo por medida.

      18 E foi feito com querubins e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,

      19 A saber: um rosto de homem olhava para a palmeira de um lado, e um rosto de leãozinho para a palmeira do outro lado; assim foi feito por toda a casa em redor.

      Agora vejam essas outras passagens bíblicas que vai contra toda tese do protestantismo

      Salomão mandou colocar no Santo templo imagens de

      – 2 QUERUBINS no Oráculo (III Reis 6,23-28),

      -mandou colocar no templo

      12 BOIS na bacia de bronze! (III Reis 7,25);

      Mandou colocar no templo

      BOIS e LEOES e QUERUBINS! (III Reis 7,28-29) e

      E ainda “como que figuras de HOMENS EM PÉ”, e

      Mais QUERUBINS e LEÕES (III Reis 7,36);

      Há ainda a estátua que ficou – por um bom período de tempo – na Casa de Deus em Silo: “Eles instalaram para seu uso a imagem que Micas havia esculpido, e ela permaneceu lá todo o tempo em que subsistira a casa de Deus em Silo” (Jz 18,31).

      Haja vista existirem estátuas aceitas no templo (querubins, leões, touros: 1Rs 7,29; além de escultura de guirlandas e palmas: 2 Cron 3,5),afora a estátua da serpente de bronze (cf. Nm 21,8-9) ou dos ratos e tumores (cf. 1Sm 6,11).

      Agora eu me pergunto? Não seria contradição se realmente fosse proibido fazer imagens

      Pois quem abomina quem faz imagens jamais em hipótese alguma daria ordens para fazê-las vocês não acham?

      Pode ter certeza que se fosse proibido fazer imagens

      COMO AS SEITAS PROTESTANTES AFIRMAM A PRÓPRIA BÍBLIA jamais faria referências a imagens

      POIS SE DEUS DIZ NÃO COMETERÁS ADULTÉRIO E NA MESMA BÍBLIA TIVESSE PASSAGENS QUE SE PODE COMETER ADULTÉRIO NÃO SERIA UMA GRANDE CONTRADIÇÃO?

      POR ISSO SE FOSSE PROÍBIDO FAZER IMAGENS OS VERSÍCULOS BÍBLICOS NÃO NOS DARIA MILHARES DE MILHARES DE REFERÊNCIAS SOBRE O TEMA IMAGENS.

      Vamos AGORA ler em Atos 28 Veja o que fez o Católico São Paulo quando embarcou em um Navio indo Para ROMA

      “Ao termo de três meses, embarcamos num navio de Alexandria, que havia passado o inverno na ilha. Este navio levava por INSÍGNIAS* os DIÓSCUROS*”. (At 28,11)

      O NOME INSÍGNIAS : É EMBLEMAS, IMAGENS

      E O NOME DIÓSCUROS: REPRESENTA A IMAGEM DE CASTOR E PÓLUX, ORNANDO A PROA DO NAVIO

      Agora São Paulo, ao embarcar nesse navio cheio de imagens ele não aproveitou a ocasião para condenar aquelas imagens, porque São Paulo era Católico e não um protestante pois ele sabia muito bem distinguir Imagem de Ídolo.

      Agora vamos pensar e raciocinar.

      tanto em Êxodo 20,4, quanto em Deuteronômio 5,8 consta o seguinte

      “לא תעשׁה לך פסל וכל תמונה אשׂר בשׂמים ממעל ואשׂר בארץ מתחת ואשׂר במים מתחת לארץ ”

      A quarta palavra da direita para a esquerda encontramos a palavra “פסל” que se lê “FESEL” que, no hebraico, significa ÍDOLO.

      E mais nas traduções bíblicas encontramos quase sempre “IMAGENS DE ESCULTURA” ou “IMAGENS ESCULPIDAS”.

      Devemos entender que não se trata de qualquer imagem e sim apenas como imagens de ídolos.

      É o que se entende quando lemos com cuidado todo o início do Decálogo em que podemos verificar facilmente que se trata de ídolos.

      Por isso de forma alguma devemos aí incluir toda e qualquer imagem que Deus considera

      Caso Fosse o contrário, então Deus não teria:

      1 – mandado fazê-las (Êxodo 25,18; Números 21,8)

      2 – dado suas ordens ao povo falando do meio dos querubins de ouro (Êxodo 25,22);

      3 – operado milagres através delas (Números 21,9; Êxodo 25,22);

      4 – aprovado tais imagens, quando encheu com sua glória o templo de Salomão (que estava repleto delas “por dentro e por fora”) (Números 21,9; 1 Reis 8, 10-11; Êxodo 25,22);

      5 – permitido que seus amigos o adorassem prostrados à frente delas (Josué 7,6)

      Aqui fica claro que Deus proíbe ídolos se caso não fosse Deus não dirá assim para Moisés

      Veja

      Deus informa a Moisés o seguinte: Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística para (desenhar) e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo tipo de obra artesanal

      Nesse versículo fica claro que é safadeza protestante e dos seus pastores que fazem lavagem cerebral em pessoas inocentes e leigas que são levadas e enganadas pelo livre exame bíblico

      A conhecida sola scriptura.

      Pois meus irmãos católicos e minhas irmãs católicas

      Saibas que são enormes os erros de tradução de João Ferreira de Almeida sobre a palavra Imagens.

      Saibas que em 1683, o tradutor da Bíblia protestante em língua Portuguesa, João Ferreira de Almeida, passa a adulterar as Sagradas Escrituras, colocando o termo “Imagens de Escultura” no lugar de ÍDOLO.

      Para desmascarar esse farsante é simples!

      Leia Exodo 20 verso 3 e 4, no grego e no hebraico, e pegue a palavra EIDLON e PHESEL, traduze ela e veja

      Que a Bíblia protestante está adulterada, em IMAGENS DE ESCULTURA,

      Vejamos esta frase nos escritos originais!

      “לא תעשׁה לך פסל וכל תמונה אשׂר בשׂמים ממעל ואשׂר בארץ מתחת ואשׂר במים מתחת לארץ

      A palavra “פסל” foi escrita em hebraico e se lê “PESEL” que se traduz no grego por “ÊIDOLON” e em português por ÍDOLO. Confira então algumas falsificações, em (Êxodo 20,4) (Isaías 42, 8) (Isaías 42, 17) (Isaías 44,9) (Isaías 44, 10) (Isaías 44,15) (Isaías 44,17) onde nos originais estão as palavras “ÍDOLOS”.

      Além de enfiar a palavra“imagem de escultura”em sua tradução, João Ferreira de Almeida criminosamente enfia também a palavra “procissão” em (Is 45,20). Assim maldosamente, depois de querer condenar as imagens usa mais um pretexto para negar as procissões Católicas.

      As informações daquela época não diziam se Almeida sabia hebraico, mas há uma certeza de que nunca teve às mãos os originais da Bíblia, e sim, escritos do século XVI de Erasmo de Roterdan.

      Por isso hoje, os erros na tradução de João Ferreira de Almeida, aumentaram, incluindo os de gramática, com frases inteiras erradas, tanto pela fraseologia quanto pela ortografia e sintaxe.

      Os atualizadores das edições contemporâneas são, na maioria, estrangeiros, que mal conhecem a língua portuguesa, e escrevem no nosso idioma palavras e frases tiradas do inglês, pois é comum esses revisores e atualizadores serem norte-americanos.

      Para aqueles que não sabem muito sobre a vida de João Ferreira de Almeida, eis um pequeno comentário!

      Almeida saiu do Catolicismo por volta de 1642, para ingressar no protestantismo com o objetivo de trabalhar na Igreja Reformada Holandesa, tornando-se radicalmente um anti-Católico.

      Tinha deixado Portugal para viver em Málaca na Malásia, mas em 1651 se transferiu para a Batávia e, em 1656, se ordenou pastor. Por volta de 1642 começou a traduzir para o Português uma parte do Novo Testamento e em 1683 completou a tradução do Pentateuco.

      João Ferreira de Almeida nunca foi Padre, mas usava este título para ganhar credibilidade, pois eram assim também chamados os missionários protestantes.

      O protestantismo atual não sabendo destas falsas traduções, aprendeu através de várias gerações a acusar os Católicos de adorar imagens. Muitas vezes conseguiram e ainda conseguem confundir os mais simples.

      Lendo na Bíblia (Ex 20,1-5), percebemos que Deus proíbe severamente a fabricação de ídolos(falsos deuses) para serem colocados no lugar do Deus verdadeiro (criador do universo) mas Ele não proíbe a fabricação de imagens.

      Vou aqui esclarecer melhor:

      O que é Imagem: é a representação de um ser em seu aspecto físico. Assim imagem é

      : é um falso deus, inventado pela fantasia humana (sol, lua, animais, etc.) Os povos vizinhos dos antigos Israelitas adoravam vários deuses e fabricavam vários ídolos. uma fotografia, uma estátua, um quadro, etc.

      O que é Ídolo é um falso deus, inventado pela fantasia humana (sol, lua, animais, etc.) Os povos vizinhos dos antigos Israelitas adoravam vários deuses e fabricavam vários ídolos.

      O que é Adorar: é o ato de considerar Deus como o único criador e senhor do mundo.

      O que é Idolatria: é o ato de adorar o ídolo, o falso deus, ou seja, é considerar o falso deus como criador e senhor do universo.

      O que é Venerar: é imitar, honrar, louvar, homenagear, saudar, etc. Por isso, nós Católicos, veneramos os Anjos, os Santos e Nossa Senhora.

      Por isso é certo que quando as imagens não são para serem colocadas no lugar de Deus, isto é, quando as imagens não são para serem adoradas, então o mesmo Deus as manda fazer, e muitas. Confira em: (Êxodo 25,18-20) (26,1-2; 37,7-9) (1 Reis 6,23-29) (1 Reis 6,32; 7,36; 8,7) (2 Crônicas3,10-14; 5,8) (Ezequiel 41,17-21) (Números 21,8-9) (1 Crônicas 28,18-19) (Números 7,89) (1 Samuel 4,4) (2 Samuel 6,2) (Hebreus 9,5)

      O templo de Deus, construído ricamente pelo rei Salomão, estava cheio de imagens de escultura e Deus se manifestou nesse templo e o encheu de sua glória: (Ezequiel 41,17-20 – 43,4-6). Nesse templo havia até imagens gigantes: (1 Reis 6,23-35) (2 Crônicas 3,10-14) tinha “a serpente de bronze, querubins de ouro, grinaldas de flores, frutos, árvores, leões”, etc. (Números. 21,9) (Êxodo 25,13) (Ezequiel 1,5; 10,20) (1 Reis 6,18,23; 7,36) (Números 8,4).

      Os primeiros Cristãos usavam imagens nos lugares de culto, nos cemitérios e nas catacumbas. Perseguidos, para auxiliar sua fé tão posta à prova, pintavam e esculpiam naqueles subterrâneos, figuras representando Cristo e Sua Mãe Santíssima. O que mostra de passagem que o culto também à Mãe de Cristo é tão antigo quanto o próprio Cristianismo. Desde os inícios da arquitetura sacra as Igrejas foram enriquecidas com imagens tanto a título de instrução dos iletrados.

      Irmãos e irmãs as imagens contribuem para dar aos lugares de culto um aspecto sagrado, e convidam ao recolhimento e à oração (Êxodo 25,22) (1 Reis 6,23-28). Por isso, os querubins da Arca da Aliança não eram simples adornos. Lembravam ainda a mediação secundária dos Anjos (Hebreus 1,14), e integravam os objetos do culto.

      OBS.: Na Vulgata, inclusive, é citada que, no Templo de Jerusalém, a presença de uma imagem de homem:

      Apresentando como que a figura de um homem de pé” (III Reis 7,36)>> [BÍBLIA SAGRADA (Traduzida da Vulgata), 15a.

      Conclusão

      A Bíblia é bem clara ao mostrar que Deus manda fabricar as imagens, e mais uma vez é fácil notar o grave erro cometido por João Ferreira de Almeida adulterando passagens das Sagradas Escrituras.

      Elevando pastores falastrões a ganhar muito dinheiro a custas de pessoas que tem suas mentes deturpadas ao engano e a mentira.

      • ROSE disse:

        Resumindo..
        Os Dez Mandamentos – Êxodo 20. 1 a 17

        1 – Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

        2 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

        **(explicando: se Maria está no céu, “…nem alguma semelhança do que há
        no céu”, portanto, com semelhança de Maria, de Deus, também NÃO!Se ela está na terra, “nem semelhança do que há embaixo na terra”, portanto, nem Maria, nem Pedro, nem Paulo, etc…)
        QUAL A DIFICULDADE PRÁ SE ENTENDER ISSO?

        3 – Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

        4 – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

        5 – Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

        6 – Não matarás.

        7 – Não adulterarás.

        8 – Não furtarás.

        9 – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

        10 – Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

    • Rafaela disse:

      Vc está certo porém existiu um.período chamado.Idade.média onde a igreja se perdeu,ond.começou o uso d.imagens,vendas de indulgencias,batismo por tradiçao(pq.nenhum bebe pode aceitar o sacrificio d Jesus se nao.entende) etc por isso existiu um fato chamado.reforma protestante na qual Lutero quis acabar com essa servegonhice e voltar ao evangelho . Mas.dai ja tava dominado,ja tinha virado uma religiosidade a verdade,continuaram com as coisas como estavam e quem teve os olhos abertos caiu fora.quis seguir o q Jesus ensinou e ter um relacionamento com ele Deus vivo!

    • Elisabete disse:

      Parabéns …..disse tudo Edmilson

  26. Edmilson disse:

    Esses historiadores protestantes que estão aqui debatendo contra a igreja católica sobre santos e imagens tirou seus diplomas em esquina de boteco de frente a ceitas de esquina

    eu digo ceita meus queridos hereges historiadores protestantes sola scriptura por que não se pode chamar de igreja uma coisa que nasceu em 1517 e que Jesus disse claramente que nos finais dos tempos viriam os falsos pastores com falsas doutrinas

    vocês são eles que um exemplo me mostre apenas um versículo bíblico em que Deus da autoridade para um homem fazer igrejas isso não existe caros hereges saibam que os seus argumentos são tão fracos e sem entendimento que eu digo seguramente que vocês são historiadores de fundo de Quintal

    que um exemplo vocês dizem que a igreja católica não é verdadeira então me mostre apenas um documento genuíno que não comprove isso

    e mais se vocês forem buscar respostas pelos padres da igreja mártires e historiadores da época vocês terão que arrumar outras alternativas meus queridos historiadores protestantes

    mais quanta ignorância de vocês como vocês são metidos a nada historiadores protestantes

    Que mais outros exemplos me da apenas o nome da pessoa que construiu a igreja católica

    e não vem com a blasfêmia e com a burrice cheia de ignorância de dizer que foi Constantino isso é feio e só desqualificam ainda mais as suas reputações de historiadores

    eu estou aqui esperando a resposta

    e não venham com livros de pontos de vista e de relatos sem fonte histórica com nome de fulanos que nunca existiu saibas que isso só convence protestante que não procura e verdade e prefere viver na mentira

    e a vocês meu amigo Edipo tenho dó de você saibas que esse seu professor de história tem problemas mentais que um exemplo eu ti digo seguramente meu amigo que esse seu professor se ele fosse também professor de matemática ele diria que 10 mais 10 é igual a 21 se caso a tradição da igreja católica dissesse em seus escritos que 10 mais 10 é igual 20

    cai na real meu amigo acorda deixa de lenga lenga deixa de sofisma deixa de heresia olha Edipo manda seu professor lê os padres apostólicos do primeiro e segundo século amigo Edipo saibas que muito antes de Constantino a igreja católica já tem milhares de testemunhos patrísticos de pais da igreja e de historiadores

    saibas também que se a igreja católica fosse ceita como o protestantismo ela já teria a muito tempo acabado

    vocês debatem sobre o tema imagens santos e nem sabem de nada

    olha quando Deus mandou moisés fazer a serpente de bronze no deserto saibas que esse serpente ficou por mais de 300 anos e foi aprovado por Moisés e todos os profetas da época

    saibas que essa serpente só foi destruída por Ezequias quando o povo começou a idolatrar-la

    protestantes vocês não tem autoridades nenhuma nesse assunto vocês não tem 2000 mil anos

    por isso cada dia surge um pastor que diz que a bíblia da a resposta dentro da própria bíblia por isso vocês decoram versículos e sobre esse versículo cada um o entende em milhões de formas diferentes e por isso o protestantismo é tão contraditório

    Que exemplos as testemunhas de Jeová não aceitam as teorias da assembléia de Deus e a assembléia de Deus não aceita as teorias da Batista e a Batista não aceitam as teorias da igreja metropolitana do Brasil e assim vai

    Acordem meus amigos

    Onde estiver o bispo, ali estarão também as multidões, da mesma forma que onde estiver Jesus Cristo, ali estará a Igreja Católica.

    Sto. Inácio de Antioquia (35-110)

    Santo Ireneu (140-202), mártir, foi disciplino de São Policarpo (mártir de Esmirna), que foi discípulo do evangelista São João:“Com efeito é à própria Igreja que foi confiado o dom de Deus

    Santo Hipólito (160-235), mártir de Roma:“A Igreja é o local onde floresce o
    Espirito”.

    São Justino(†165; Apol. 2,7), mártir – Pastor de Hermas (†160; Vis. 2,4,1); Aristides de Atenas(†130; Apol.16, 6)

    “O mundo foi criado em vista da Igreja”

    S. Clemente de Alexandria (†215), mártir:“Assim como a vontade de Deus é um ato e se chama mundo, assim também sua intenção é a salvação dos homens, e se chama Igreja” (Paed, 1,6)

    São Cipriano (†258) – Bispo de Cartago:“A Esposa de Cristo não pode adulterar, é fiel e casta. Aquele que se separa dela saiba que se junta com uma adúltera, e que as promessas da Igreja já não o alcança. Aquele que abandona a Igreja não espere que Jesus Cristo o recompense, é um estranho, um proscrito, um inimigo. Não pode ter Deus por Pai no céu quem não tem a Igreja por mãe na terra”.

    esses padres da igreja que coloquei aqui proclamam a igreja católica em seus livros cartas epístola protestantes notem ainda que eles estavam vivo e ainda constantino não tinha nascido e mais coloquei alguns acordem viva a única igreja verdadeira católica apostólica romana

    • RAFAEL disse:

      ridículo!!!!

    • Welton disse:

      A resposta a todas essas perguntas está no novo testamento, em todo o novo testamento Jesus vem nos ensinados que devemos amar o próximo como a nós mesmos ficar atacando uns aos outros só vão estar fazendo ao contrario dos ensinamentos dele, orém pessaõ a sabedoria e o conhecimento que Cristo Jesus vai falar com vocês, o unico acusador em que a biblia relata e o diabo então não vamos fazer o papel dele.
      Amo todos vocês mesmo não os conhecendo mais eu tenho certeza que o Senhor Jesus vai trazer a verdade a todos vocês mais cedo ou mais tarde assim como ele fez com o apostolo paulo, a paz do Senhor esteja com todos vocês
      Amém.

    • carlos disse:

      vcs católicos prostitui a palavra de Deus……..batizam crianças,rezam para os mortos,não respeitam o casamento,além de mandarem guardar o domingo…..logo,logo ela vai cair,………..

  27. Edmilson disse:

    Jesus Cristo, fundou uma Igreja visível (Mateus 16,18), que deveria durar até o fim do mundo, necessariamente tinha que nomear um chefe, com sucessão, para perpetuar a mesma autoridade: “Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos despreza, a mim despreza,; e quem me despreza, despreza aquele que me enviou ” (Lucas 10,16). Se assim não fosse, Cristo não poderia dizer: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo”; deveria ter dito que estaria apenas com Pedro até o fim de sua vida. Dessa forma, cumpre-se o que manda a Bíblia: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4,5)
    Essas certezas absolutas vocês encontram nos livros e nos escritos e cartas dos padres da igreja do primeiro século que conviveram com os discípulos e que são unânimes em confirmarem e testificarem que São Pedro foi o primeiro papa em Roma.
    Vejam o que diz Jesus.

    “É me dado todo poder no Céu e na terra; ide pois, e ensinai a todos os povos e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do mundo” (Mateus 28,19-20)

    Jesus aqui se refere aos apóstolos para eles irem pregarem e converterem e curar as pessoas pelo mundo inteiro e é por isso que temos desde o principio do cristianismo essa sucessão dos Apóstolos que é também confirmada na própria Bíblia, confira: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho, sobre que o Espírito Santo vos constituiu Bispos, para apascentardes a Igreja de Deus a qual santificou pelo seu próprio sangue” (Atos 20,28). “Em cada igreja instituíram anciãos e, após orações com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham confiado” (At 14,23).”Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e cresciam em número dia a dia” (At 16, 4-5).amigos a igreja nasceu católica não existe dúvidas provando essa certeza

    Notem

    que Já No século I, o Bispo de Roma, Clemente, escrevendo aos Coríntios, para chamar à ordem os que injustamente tinham demitido os presbíteros, declara-lhes que serão réus de falta grave se não lhe obedecerem. O procedimento de Clemente de Roma tem maior importância, se considerarmos que nessa época ainda vivia o apóstolo S. João que não deixaria de intervir se o Bispo de Roma estivesse no mesmo plano dos outros bispos. sobre esse assunto vários padres da igreja testificam e relatam em suas obras e um exemplo nessa época não existia o protestantismo pois o protestantismo nasceu com Lutero em 1517 para tirar qual quer duvidas é só lê os escritos os mártires os historiadores e os padres da igreja da época e todos são unânimes em proclamar a igreja católica como a igreja de Cristo

    Notem que Já
    Pelo ano de 160, Hegesipo apresenta, como critério da Fé Ortodoxa, a conformidade com a “doutrina”dos Apóstolos “transmitida” por meio dos Bispos, e por esse motivo redige a lista dos Bispos.

    Referencias bíblicas

    CARTA AOS QUE ESTÃO EM ROMA
    ROMANOS 1,7. “a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!”

    ROMANOS 16,20 “O Deus da paz em breve não tardará aesmagar Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco!” (Rm 16,20)

    Romanos 1, 8. “Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé.”

    Agora o por que de a Igreja se chamar católica apostólica romana

    Por que era o nome dado pelos apostolo a união apostólica segundo a sua fé universal em Jesus Cristo nosso senhor, em hebreus 12-23 podemos observar que o autor escreve exatamente isso, ele chama a igreja de (assembléia universal) para o protestante que não sabe os significados das palavras, assembléia universal e o mesmo que igreja católica.

    Hebreus 12-23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

    Assembléia = Igreja
    Universal = Católica

    A Igreja Católica (o termo “católico”, derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa “universal” ou “geral”),

    em Mateus 16,18 Jesus afirma isso de construir sua igreja
    Vejam
    “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
    
    isso é bíblico jesus quis claramente uma igreja

    VEJAM

    Jesus realmente prometeu que o Espírito Santo estaria com Sua Igreja e a ensinaria para sempre (cf. João 14,16-17)!

    VEJAM MAIS PROVAS CLARAS

    Responder
    Jesus Cristo disse: “Haverá um só Pastor e um só Rebanho (cf. Jo 10,16).

    agora olhem o que diz São Paulo

    Só a verdade liberta e a Igreja é coluna e firmeza da verdade (1Timóteo 3,15)

    Salmos 127

    Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;

    Agora desejo perguntar a todos os não-Católicos por favor, me mostre um versículo(s) na Sagrada Escritura que dá autoridade para qualquer pessoa fundar outra igreja que não aquela única de Mateus 16,18.

    isso não existe é por isso que todos os apóstolos de Jesus Cristo e todos os padres apostólicos dos primeiro século testificam essa verdade

    Sendo assim sabemos que desde o século I a igreja era conhecida por igreja católica. Olhe o que diz

    Sto.Inácio de Antioquia (35-110)

    Onde estiver o bispo, ali estarão também as multidões, da mesma forma que onde estiver Jesus Cristo, ali estará a Igreja Católica.

    Sto. Inácio de Antioquia (35-110)

    ‘Não errai, irmãos: se qualquer homem seguir àquele que faz um cisma da Igreja, ele não herdará o Reino de Deus. (…) Tende uma só Eucaristia, pois é una a Carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, uno o cálice da unidade de Seu Sangue, uno o altar e uno o Bispo com o presbitério e os diáconos’. Epístola de Sto. Inácio de Antioquia aos Filadélfios.

    Amigos temos milhares de testemunhos históricos que afirmam essa bem aventurança a igreja católica possuem escritos tem a história tem a tradição tem os padres da igreja apostólicos do primeiro e segundo século que são unânimes em afirmar que São Pedro realmente foi o primeiro papa e para demonstrar tudo isso São Paulo cita o segundo Papa São Lino na bíblia

    em (2 Timóteo 4,21),.e cita também o papa
    São Clemente em (Filipenses. 4,3). Durante o seu governo, surgiu, na distante igreja de Corinto, uma dissensão interna, que culminou na deposição irregular dos presbíteros consagrados. Informado dos fatos, Clemente resolveu intervir,exortava

    com autoridade, os fiéis daquela comunidade a se manterem unidos na fé e na caridade. Agora o por quê de a igreja

    ser chamada Apostólica?

    Essa é bem simples, em Efésios São Paulo explica que a igreja onde Cristo é a cabeça está edificada sobre os fundamentos apostólicos.

    Efésios 2
    19. Conseqüentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
    20. edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus.
    21. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor.
    22. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.

    3º) O porquê a Igreja Católica Apostólica é chamada de Romana.
    Nesse ponto todos os protestantes querem pegar os católicos e tentar deixá-los sem respostas, com argumentos chulos como (a igreja de Cristo nasceu em Jerusalém e não em Roma) ou argumento como (Jesus era judeu e não romano) e assim eles ficam perdidos nessas esquizofrenias protestantes, mas a bíblia que por sinal é a única fonte de fé deles, afirma claramente que o reino de Deus foi retirado de Jerusalém e dado aos Romanos para que Roma produzisse frutos desse Reino.

    Aqui Jesus retira o reino de Jerusalém:
    Mateus 21
    42. Jesus acrescentou: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos (Sl 117,22)?
    43. Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele.
    Aqui São Paulo explica que o reino foi dado aos Romanos:
    Romanos 11
    17. Se alguns dos ramos foram cortados, e se tu, oliveira selvagem(ROMANOS), foste enxertada em seu lugar(JUDEUS) e agora recebes seiva da raiz da oliveira,
    BEM meus irmãos, esse texto São Paulo envia para a igreja Romana parece meio confuso, mas vou esclarecer para vocês, no texto de Mateus 21-43, Jesus diz retirar o reino de Jerusalém e prometera dar a um outro povo, no texto de Romanos 11 São Paulo faz uma alegoria de duas oliveiras, uma original (JUDEUS) e outra selvagem (ROMANOS), ele diz que na oliveira original foi cordada seus ramos, sobrando apenas alguns, e que em seu lugar foste enxertada a oliveira SELVAGEM que seria o povo romano, e que desde então esse povo passaria a receber a seiva da raiz, essa raiz que são Paulo cita, se chama ABRAÃO, nas sua carta aos Gálatas capitulo 3 versículo 16 ele diz que a promessa de Deus foi feita de ABRAÃO a Jesus Cristo, ou seja Abraão é a raiz a oliveira original no qual desde que fostes retirado o reino de Jerusalém ROMA recebeu esse reino sendo enxertada no lugar da oliveira original e assim passou a receber a seiva da raiz, onde nos Católicos Romanos que somos os descendente de Abraão o pai da fé.
    Só para terminar esse assunto, são Paulo termina sua carta aos Romanos escrevendo e deixando registrado um oráculo, que em nenhuma outra carta ele deixa registrado, uma profecia que só esta prometida para igreja ROMANA à única de Jesus Cristo. Vou mostrar:

    Romanos 16
    19. A vossa obediência se tornou notória em toda parte, razão por que eu me alegro a vosso respeito. Mas quero que sejais prudentes no tocante ao bem, e simples no tocante ao mal.
    20. O Deus da paz em breve não tardará a esmagar Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco!
    Preste bem a atenção nessa profecia, nenhuma outra comunidade recebeu um oráculo desses, “o Deus da paz não tardará em esmagar satanás debaixo dos pés dos romanos”.
    Por isso somos a única igreja de Cristo, e por sinal de todas as igrejas no qual São Paulo escreveu suas cartas, hoje é a única que não perdeu terreno para o islamismo, o protestante que tem conhecimento dessas particularidades bíblicas e não se converte ao catolicismo, esta cometendo o pior sacrilégio de sua vida, não tem conversão no dia do Juízo, o momento e agora.

    Há muitos argumentos para provar que São Pedro esteve em Roma, fundou a Igreja de Roma e lá sofreu o martírio.olhem algumas
    Destacamos uma obra de grande valor, “Contra as Heresias” de Irineu
    de Lião, escrita por volta de 180 d.C que testemunha a lista dos Papas até aquela época,
    e a obra “Líber Pontificalis” escrito no século VI onde é mencionado os nomes: Pedro,
    Lino, Anacleto, Clemente I, Evaristo, Alexandre I, Sisto I, Telésforo, etc…Não
    podemos esquecer que certos nomes mencionados nesses documentos estão
    também narrados no Novo Testamento. É o caso de Lino citado em (2 Timóteo
    4,21), o primeiro sucessor de Pedro.olhem agora o que diz

    Gaio, presbítero romano, em 199: “Nós aqui em Roma temos algo melhor do que o túmulo de Filipe. Possuímos os troféus dos apóstolos fundadores desta Igreja local. Ide à Via Ostiense e lá encontrareis o troféu de Paulo; ide ao Vaticano e lá vereis o troféu de Pedro.“

    Gaio dirigiu-se nos seguintes termos a um grupo de hereges: “Posso mostrar-vos os troféus (túmulos) dos Apóstolos. Caso queirais ir ao Vaticano ou à Via Ostiense, lá encontrareis os troféus daqueles que fundaram esta Igreja.”(Eusébio, História Eclesiástica, 1125, 7.)

    olhem agora o que diz um dos pais da igreja em seu livro sobre os papas
    Epifânio (315-403 d.C.), Bispo de Constância: “A sucessão de Bispos em Roma é nesta ordem: Pedro e Paulo, Lino, Cleto, Clemente etc…” (ii. 27 – Sales, St. Francis de, The Catholic Controverse, Tan Books and Publishers Inc., USA, 1989, pp. 280-282.)

    olhem mais outros padres da igreja! lembrando que padres da igreja são também chamados de pais da igreja
    vejam o que dizem eles sobre pedro em suas obras

    Doroteu de Tiro data(+362) “Lino foi Bispo de Roma após o seu primeiro guia, Pedro.“ (In: Syn.)

    Optato de Milevi (367), foi um grandíssimo historiador e contemporâneo de Eusébio, veja o que ele diz

    em uma de suas obras sobre São Pedro

    Optato de Milevi data(367),

    “Você não pode negar que sabe que na cidade de Roma a cadeira episcopal foi primeiro investida por Pedro, na qual Pedro, cabeça dos Apóstolos, a ocupou.” (De Sch. Don. )

    Vamos adiante:

    “Sob Cláudio [Imperador], Fílon [quande estoriador judeu] em Roma relacionou-se com Pedro, que então pregava aos seus habitantes.” (Eusébio de Cesaréia – HE II,17,1 – 317 d.C)

    Este mesmo Cláudio que Eusébio fala é o Cláudio que é citado por Lucas em Atos 11, 28. Logo as datas do cridas no século 3 e 4 da estadia de Pedro em Roma e do Reinado de Cláudio, são as mesmas que os historiadores modernos afirmam. olhem outras grandiosas provas de São Pedro

    vejam o que diz

    O bispo Dionísio de Corinto, em extrato de uma de suas cartas aos romanos data (170) trata da seguinte forma o martírio de Pedro e Paulo:

    “Tendo vindo ambos a Corinto, os dois apóstolos Pedro e Paulo nos formaram na doutrina do Evangelho. A seguir, indo para a Itália, eles vos transmitiram os mesmos ensinamentos e, por fim, sofreram o martírio simultaneamente.”(Fragmento conservado na História Eclesiástica de Eusébio, II,25,8.)

    Agora o que diz

    Tertuliano data (155-222 d.C.) falou da morte e atividade de Pedro em Roma:
    “A Igreja também dos romanos pública – isto é, demonstra por instrumentos públicos e provas – que Clemente foi ordenado por Pedro.“

    “Feliz Igreja, na qual os Apóstolos verteram seu sangue por sua doutrina integral!” – e falando da Igreja Romana,“onde a paixão de Pedro se fez como a paixão do Senhor.“

    “Nero foi o primeiro a banhar no sangue o berço da fé. Pedro então, segundo a promessa de Cristo, foi por outrem cingido quando o suspenderam na Cruz.” (Scorp. c. 15)

    São inúmeras provas milhares de escritos e obras que relatam essas bem aventuranças
    Olhem o que diz outro padre da igreja sobre São Pedro

    Cipriano data (+ 258) Bispo de Cartago (norte da África): “A cátedra de Roma é a cátedra de Pedro, a Igreja principal, de onde se origina a unidade sacerdotal.” (Epístola 55, 14.)

    e mais Santo Agostinho data (354 – 430): diz“A Pedro sucedeu Lino.” (Ep. 53, ad. Gen.)

    olhem agora outro padre da igreja Papias data (70-155 dC), como registrado por Eusébio, diz-nos que Marcos escreveu seu evangelho (baseado em sermões de Pedro), na cidade de Roma.

    Agora algumas provas patrísticas de alguns dos nossos pais da igreja
    Olhem o que dizem:

    São Cipriano data († 258): “Vagando a Sede de Fabiano, isto é, a Sede de Pedro e da dignidade da cátedra sacerdotal, foi Cornélio criado bispo.”
    São Clemente de Alexandria data († 215): “Marcos escreveu o seu Evangelho a pedido dos Romanos que ouviram a pregação de Pedro.”
    Santo Irineu data(† 203): “Mateus, achando-se entre os hebreus, escreveu o Evangelho na língua deles, enquantoPedro e Paulo evangelizavam Roma e aí fundaram a Igreja”.

    AGORA ALGUMAS PROVAS HISTÓRICAS DE ALGUNS PADRES DA IGREJA
    olhem o que diz
    Orígenes numa de suas obras data († 254) diz: “São Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo.
    olhe o que diz
    Tertuliano numa de suas obras data († 222) diz: “Nero foi o primeiro a banhar no sangue o berço da fé. Pedro, então, segundo a promessa de Cristo, foi por outrem cingido quando o suspenderam na cruz.”

    PEDRO, PRIMEIRO BISPO DE ROMA
    São Jerônimo diz: “São Pedro foi a Roma e aí ocupou a cátedra sacerdotal 25 anos.”
    Santo Agostinho diz: “São Lino sucedeu a São Pedro.”
    Sulpício Severo, falando do tempo de Nero, diz: “Neste tempo, Pedro exercia em Roma a função de bispo.”
    Eusébio diz: “Lino é o primeiro depois de Pedro.”
    E olhem o que diz o terceiro papa depois de São Pedro São Clemente Romano
    “Tudo isso eu não vos ordeno como Pedro e Paulo; eles eram apóstolos, e eu sou um condenado” (ad Rom., c IV).
    Clemente Romano (+101), 3o sucessor de S. Pedro, conheceu-o pessoalmente em Roma. É, por isso, autoridade de valor excepcional. Eis o que escreve:“Ponhamos diante dos olhos os bons apóstolos Pedroe Paulo. Pedro que, pelo ódio iníquo, sofreu; e depois do martírio, foi-se para a mansão da glória. A estes santos varões, que ensinavam a santidade, associou-se grande multidão de eleitos, que, supliciados pelo ódio, foram entre nós de ótimo exemplo”

    Outro Padre da igreja desse tempo foi Papías
    60-130 d.C. foi Bispo de Hierápolis em Ásia Menor, um discípulo de João e colega de Policarpo. Seu depoimento concernente aos evangelhos de Mateus e Marcos foi de muito valor para a igreja.outro também de grande valor foi Policarpo 135 d.C. Discípulo e parceiro pessoal do Apostolo João. Outro Padre da Igreja de grandissimo valor foi Hermes antes de 150 Autor de uma obra alegórica titulada O Pastor, a qual se lia extensamente nas igrejas cristãs primitivas e era muito estimada por elas. Amigos São vários as obras e os escritos dos testemunhos patrístico da igreja católica um exemplo disso se chama
    Ignácio 50-100
    que foi
    Bispo da igreja de Antioquia e discípulo pessoal do Apostolo João. Foi executado para o fim do primeiro século

    O Pontificado é Biblico21MAIMuita gente diz que o Pontificado é uma fabricação da Igreja Católica.Muito bem, examinemos as Sagradas Escrituras e veremos o que podemos encontrar…Deus , Ele mesmo é uma “Figura Patriarcal” e sempre nos mandou uma “Figura de Pai” humana, um “Pastor Supremo”, um lider visível na terra que atua como um mediador entre Ele e seu povo. No Antigo Testamento, Seus pastores supremos foram Noé, Abrãao, Isaac, Jacó, José, Moisés e Davi , mencionando algunsde tantos do Antigo Testamento. No Novo Testamento, a “Figura Patriarcal” e “Pastor Supremo” do povo de Deus, na Igreja é São Pedro. Seus sucessores através dos séculos são afetivamente chamados de Papa, ou usando a palavra italiana que quer dizer pai, o Papa.
    ” E disse o faraó ( O REI ) em seguida a José ( UMA FIGURA PATRIARCAL): “Pois que Deus te revelou tudo isto, não haverá ninguém tão prudente e tão sábio como tu. Tu mesmo serás posto à frente de toda a minha casa, e todo o meu povo obedecerá à tua palavra: só o trono me fará maior do que tu.” “Vês, disse-lhe ainda, eis que te ponho à testa de todo o Egito.” E o faraó, tirando o anel de sua mão, pôs na mão de José; e o fez revestir-se de vestes de linho fino e meteu-lhe ao pescoço um colar de ouro. ” Genesis 41: 39-42

    PROVA BÍBLICA

    São Pedro na sua primeira Carta diz: “Saúda-vos a Igreja eleita que está em Babilônia (Roma), e Marco, meu filho” (5, 13). Trata-se da Igreja de Roma (cf. Ap 14, 8; 16, 19; 17, 5).

    • carlos disse:

      os líderes católicos estão levando o seu povo no caminho da destruição…..,festejam datas q na bíblia não retrada como: natal onde muitos pensam q Jesus nasceu em dezembro,ano novo,morte e ressureição de Cristo onde só comemorando o dia e não a data…todos os anos só cai na sexta.Vc comemora o dia de seu aniversário na sexta?

  28. Ary Ribeiro disse:

    Meu infeliz protestante:
    O seu protestantismo destrói-se sozinho. Os milhões de grupos religiosos que pretendem seguir a bíblia, provam o que afirmo. Não há unidade no protestantismo. O que um protestante fala, o outro desfala, o que um diz, o outro desdiz, o que um afirma, o outro nega,o que um mancha, o outro desmancha. O que é virtude para um, é impiedade para o outro, o que é verdade para um, é mentira para o outro.
    O protestante tem um livro que chamam de bíblia, que se parece com as Sagradas Escrituras, estas, geradas no seio da única Igreja de Deus. Alguns até tem uma hierarquia parecida com a da Igreja. Só que cada um dos milhões de protestantes tem um dos milhões de deuses, inventados por eles mesmos (isso sim, é idolatria). Os protestantes só concordam numa coisa: questionar e caluniar a única Igreja de Cristo.
    E ainda querem que os católicos se defendam mostrando onde está escrito na bíblia. Ora, quem tem primeiro que mostrar que tudo o que o católico acredita tem que estar escrito é o protestante e não o católico. Que tal começar mostrando onde está escrito que o homem está autorizado a fundar “igrejas”, mulheres serem “pastoras”, casamento gay, “igrejas de nudistas”, “igrejas” de gays, uma renovada, porque a anterior já envelheceu, uma independente, porque a anterior depende não sei de que nem de quem, uma universal, porque a anterior é particular, uma mundial, porque a anterior é local, uma internacional, porque a anterior é brasileira etc.
    Meu infeliz protestante. Abandone o seu orgulho e volte para a única Igreja, fundada pelo único Senhor, para ter uma só fé e ser lavado num só batismo, alimentado com o corpo e o sangue de seu único fundador, sentindo o carinho da única mãe e ser ensinado com a única e imutável doutrina. Volte, como o filho pródigo. Deixe de comer lavagem de porcos e venha se alimentar com o pão do céu. Jesus, (o verdadeiro), não o inventado pelas religiões dos homens, esse Jesus verdadeiro ama você e se sacrificou para salvar você e toda a sua família. Volte para ele. Fuja das religiões do mundo. Seja bem vindo.

  29. leonardo disse:

    primeiro não existe isso de culto de dulia, hiperdulia e latria, a bíblia nos mostra que só existe um culto, quando Deus mandou fazer a arca da aliança com os anjos em volta ninguém rogava ou orava ou cultuava para a arca ou para os anjos da arca, e Deus nunca deu um ensinamento de rogar ou interceder por imagens ou esculturas, mas pelo contrário, Deus sempre condenou estas tais práticas, pois quem ler a bíblia verá que só existe adoração, culto, louvor a Deus e a ninguém mais, a bíblia é clara nisso! a igreja católica tenta mudar a bíblia veja que a bíblia católica tem até uma saudação romana: Ave! como um anjo pode chegar em maria e dizer: Ave! os únicos que saudavam com ave eram os romanos, pois os romanos não gostavam dos cristãos, os romanos perseguiam e matavam os cristãos, os romanos tinham vários deuses pagãos, então como um anjo pode saudar maria com uma saudação romana? logo se percebe que isto foi acrescentado e modificado pela igreja de Roma, e no livro de apocalipse diz claramente: ai de quem tirar uma só palavra deste livro! …e até hoje a igreja católica tenta mudar a palavra de Deus! para quem não conhece a verdade vejam o que a bíblia diz: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.”(Isaías 42:8)… “Assim estas nações temiam ao SENHOR e serviam as suas imagens de escultura; também seus filhos, e os filhos de seus filhos, como fizeram seus pais, assim fazem eles até ao dia de hoje.”(2 Reis 17:4)… “Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito.” (Jeremias 10:14)… “Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.”(Mateus 15:9)

    • Edmilson disse:

      É meu amigo Leonardo colecionador de versículos bíblicos aprenda uma coisa se a bíblia fosse contra imagens jamais em hipotése alguma ela daria milhares de referencias bíblicas as apoiando

      Olha não confunda ídolo com imagens

      Que um exemplo o seu carro ou sua mulher ou seu dinheiro e a sua casa e tudo quevocê colocra acima de Deus se torna idolatria

      vocês protestantes os conhecidos como sola scriptura

      Sempre procuram em um dicionário sentidos e respostas de certas palavras da bíblia em vez de estudar essas palavra na sua origem e na época em que ela foi escrita vocês protestantes inocentemente procuram
      estudar as palavras venerar idolatrar entre tantas outras na ignorância

      UM EXEMPLO CERTO
      nenhum dicionário (isso, incluindo o Aurélio) é tratado de epistemologia, de hermenêutica ou de exegese e qualquer estudo mais sério de sinonímia dirá que não há sinônimo que seja absolutamente equivalente.

      Isto é, se existem duas palavras distintas para designar algo ou uma ação, é porque cada uma delas dá um matiz diverso da coisa ou da ação designada. Se duas palavras são absolutamente idênticas, a língua tende a eliminar uma delas.

      Assim, ADROAR NÃO É VENERAR, NEM, MUITO MENOS, IDOLATRAR. Cada uma dessas palavras têm sentidos diferentes o próprio Moisés estava levantando a imagem de uma serpente de bronze no deserto e não sendo repreendido por nenhum hebreu, ou encimando dois anjos na Arca da Aliança quando o próprio mandamento que trouxera nos braços proibira anteriormente a feitura de imagens “Do que há nos Céus, e do que há na terra…” Contradição? Não olham os filhos de Dã levantaram para si aquela IMAGEM DE ESCULTURA, e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra. Assim, pois, A IMAGEM DE ESCULTURA, que fizera Mica, estabeleceram para si, todos os dias que a casa de Deus esteve em Siló” (Jz 18,30-31). (conf. Bíblia J. Ferreira)

      Se fosse proibido fazer imagens jamais a própia bíblia faria referencia delas em hipótese alguma muito pelo contrario as imagens serviu de exemplo e serviu para enfeitar os templos a mando de Deus olha como o protestantismo é inocente ao afirmar a maior mentira do século que não se pode fazer imagens

      vejam no livro de Ezequiel 411 ENTÃO me levou ao templo, e mediu os pilares, seis côvados de largura de um lado, e seis côvados de largura do outro, que era a largura da tenda.(…)
      17 No espaço em cima da porta, e até na casa, no seu interior e na parte de fora, e até toda a parede em redor, por dentro e por fora, tudo por medida.

      E foi feito com querubins e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos, A saber: um rosto de homem olhava para a palmeira de um lado, e um rosto de leãozinho para a palmeira do outro lado; assim foi feito por toda a casa em redor.

      amigos não seria contradição fazer imagens
      Se o próprio Deus todo poderoso diz para não fazer imagens de nada acima do céu e nem embaixo da terra claro que não.
      Deus proíbe ídolos

      Olhem o que Deus diz para Moisés

      Deus informa a Moisés o seguinte: Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo tipo de obra artesanal quem é contra imagens jamais daria ordens nem dom para fazer-las o problema é que poucos sabem quem o tradutor da bíblia protestante João ferreira de Almeida adulterou certos trechos da bíblia em nomes que era pra ser traduzido ídolos ele traduziu por imagens agora olhem essa passagem bíblica que seria contradição se realmente fosse proibido fazer imagens como os protestantes divididos afirmam inocentemente

      Vejam o que diz nessa passagem

      Moisés
      Dt 10:1-3 – “Naquele mesmo tempo, me disse o SENHOR: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim a este monte, e faze uma arca de madeira. E, naquelas tábuas, escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que quebraste, e as porás na arca. Assim, fiz uma arca de madeira de cetim, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi o monte com as duas tábuas na minha mã”.

      Agora em Êxodo 37 notem o que Bezalel fez vai contra todo tipo de argumentos de protestantes sola scriptura

      1 Bezalel fez a arca da aliança de madeira de acácia; a arca media um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura.

      e fez mais

      notem que

      2 Ele a revestiu de ouro puro por dentro e por fora e pôs em toda a volta um remate de ouro.

      e tem mais Bezalel

      3 Fez quatro argolas de ouro e as colocou nos quatro pés da arca, ficando duas argolas de cada lado.

      e aonda

      4 Ele fez cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro.

      5 Depois enfiou os cabos nas argolas nos dois lados da arca, para que pudesse ser carregada.

      6 Bezalel fez uma tampa de ouro puro de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.

      7 Ele fez dois querubins de ouro batido,

      8 um para cada ponta da tampa. Ele os fez de tal modo, que formavam uma só peça com a tampa.

      9 Os querubins ficavam de frente um para o outro, olhando para a tampa, e as suas asas abertas cobriam a tampa.

      10 Bezalel fez uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura.

      11 Ele revestiu de ouro puro a mesa e colocou um remate de ouro em volta dela.

      12 Também fez em volta da mesa um friso de quatro dedos de largura e pôs um remate de ouro em volta do friso.

      13 Fez quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos, perto dos quatro pés.

      14 Perto do friso estavam as argolas por onde passavam os cabos que eram usados para se carregar a mesa.

      15 Ele fez os cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro.

      16 Fez também de ouro puro as vasilhas para a mesa, isto é, os pratos, os copos, as taças e as jarras que eram usados para as ofertas de vinho.

      17 Bezalel fez de ouro puro batido o candelabro, a sua base e a sua haste. As flores que enfeitavam o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formavam uma só peça com ele.

      18 Dos seus lados saíam seis braços, três de um lado e três do outro.

      19 Cada um dos seis braços tinha três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.

      20 A haste do candelabro tinha quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.

      21 Havia um botão de amendoeira debaixo de cada um dos três pares de braços.

      22 Os botões, os braços e o candelabro formavam uma só peça de ouro puro batido.

      23 Bezalel também fez sete lamparinas para o candelabro; as tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros eram de ouro puro.

      24 Ele usou trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanhavam.

      25 Bezalel fez um altar de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele. O altar era quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e cinco de largura; e tinha noventa centímetros de altura. As pontas, nos quatro cantos, fo

      26 Bezalel revestiu de ouro puro a tampa, os quatro lados e as pontas e colocou um remate de ouro em volta do altar.

      27 Também fez duas argolas de ouro e as colocou debaixo do remate, uma de cada lado. Por dentro das argolas passavam os cabos que eram usados para carregar o altar.

      28 Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro.

      29 Bezalel preparou o azeite sagrado de ungir e o incenso puro de cheiro agradável, misturado como perfume.

      Nessas passagens ficam claro como o protestantismo é inocente fraco e sem argumento tudo isso que Bezalel fez era para enfeitar o templo e tinha varias imagens e a arca da aliança e tudo isso que fez Bezaleu foi a mando de Deus amigos o protestantismo usa de sofismo quando fala de imagens eles não tem autoridade nenhuma para falar de um assunto que eles mesmo não entendem amigos e amigas a igreja católica tem os seus santos e suas imagens que apenas representam uma pessoa que existiu e que foi exemplo de fé virtude e respeito e que serviu e que serve de modelo para seguirmos os seus passos nada mais

      Bezalel era muito obediente e sensível a voz de Deus. Capítulo 36:1.
      E fez tudo “conforme a tudo o Senhor tinha ordenado”
      Ele fez a Arca da Aliança, o Propiciário, a Mesa, o Candelabro, o Altar de Holocausto, o Átrio e tantas outras coisas.

      agora vejam essas passagens que vai contra toda tese do protestantismo

      Salomão mandou colocar no Santo templo imagens de

      – 2 QUERUBINS no Oráculo (III Reis 6,23-28),

      -mandou colocar no templo

      12 BOIS na bacia de bronze! (III Reis 7,25);

      mandou colocar no templo

      BOIS e LEOES e QUERUBINS! (III Reis 7,28-29) e

      e ainda “como que figuras de HOMENS EM PÉ”, e

      mais QUERUBINS e LEÕES (III Reis 7,36);

      seria contradição se realmente fosse proibido fazer imagens pois quem ordena e abomina quem faz imagens jamais em hipótese alguma daria ordens para faze-las

      se fosse proibido fazer imagens jamais se faria referencias a elas que um exemplo se no livro diz é pecado adulterar e em outras passagens do mesmo livro diz que se pode adulterar esse livro não estaria entrando em contradição? Claro que sim por isso não é e nunca foi proibido fazer imagens e sim ídolos para adoração

      vejam mais passagens bíblicas agora em Samuel 6

      que se referem ao mesmo tema imagens

      Vejam

      Os filisteus roubaram a arca da alinça e pagaram caro por isso então eles consutaram seus advinhos e eles disseram essa ordem dada pelo senhor de israel para colocar

      A arca do SENHOR sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorroidas.

      Os filisteus oferecem a Deus pela expiação da culpa, “cinco hemorroidas de ouro e cinco ratos de ouro”.

      Então, disseram: Qual é a expiação da culpa que lhe havemos de oferecer? E disseram: Segundo o número dos príncipes dos filisteus,
      cinco hemorroidas de ouro e cinco ratos de ouro, porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos príncipes.

      Os filisteus oferecem a Deus pela expiação da culpa, “cinco hemorroidas de ouro e cinco ratos de ouro”Os filisteus oferecem a Deus pela expiação da culpa, “cinco hemorroidas de ouro e cinco ratos de ouro”.

      5 – Fazei, pois, umas imagens das vossas hemorroidas e as imagens dos vossos ratos, que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel; porventura, aliviará a sua mão de cima de vós, e de cima do vosso deus, e de cima da vossa terra.

      Os filisteus oferecem a Deus pela expiação da culpa, “cinco hemorroidas de ouro e cinco ratos de ouro”.

      Se Deus todo poderoso fosse contra imagens não aceitaria essa expiação pelos pecados dos filisteus por terem roubado a arca da alinça do povo de Israel

      Vejam outro exemplo

      O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança ( Ex 25,18-20 ). Manda-lhe, também fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas ( Num 21,8-9 ).

      A Serpente de Bronze: Um fato histórico

      Olhem o que fala João 3:14 diz: “E de modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado”

      agora outro exemplo e erro do protestantismo

      se fosse proibido se prostrar como os protestantes ingênuos afirmam você nunca veria dentro da bíblia alguém se prostrar pois seria muita contradição os protestantes são divididos que um exemplo vê as teorias de uma testemunha de jeová é um absurdo comparada as dos mórmons ou de uma adventista do sétimo dia ou da nova igreja criada no Brasil de nome Igreja Comunidade Cristã Nova Esperança

      Olhem mais estudos que desmascaram o protestantismo

      “Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra” (Gn 18,2).

      “Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, que estava assentado à porta da cidade, ao vê-los, levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se com o rosto por terra” (Gn 19,1).

      “Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubin na extremidade de uma parte, e outro querubin na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.” (Ex 25,18-19)

      “Qual é o seu aspecto? É um ancião, envolto num manto. Saul compreendeu que era Samuel, e prostrou-se com o rosto por terra” (1Sm 28,14).

      (Êxodo 31.1-6). Para os que ignoram a Escritura é preciso deixar claro: o que é proibido é a prostração ‘adorativa’ perante criaturas (sejam imagens ou não); e não a prostração SEM adoração. Vejamos, alugns exemplos, lícitos, de prostrações sem a adoração:

      Quando chegou o profeta Natã… Ele veio perante o rei e se prostrou diante dele” (1 Rs 1,22s.) – “Esse terceiro chefe subiu, dobrou os joelhos diante de Eliseu e suplicou-lhe assim: “Ó homem de Deus…” ” (2 Rs 1,13).

      Olhem essa

      Prostrai-vos perante o seu monte sagrado” (Sl 99(98),9).

      Se prostrar por respeito e honra a um Anjo:
      E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos. (1Cr 21:16 ACF)

      Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. (Num 22:31 ACF)

      E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos. (Juízes 13:20 ACF)

      Se prostrar por respeito e honra a um homem:

      Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. (1Sm 25:23 ACF)

      E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis aí está o profeta Natã. E entrou à presença do rei, e prostrou-se diante dele com o rosto em terra. (1Re 1:23 ACF)

      E mandou o rei Salomão, e o fizeram descer do altar; e veio, e prostrou-se perante o rei Salomão, e Salomão lhe disse: Vai para tua casa. (1Re 1:53 ACF)

      Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o,prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias? (1Re 18:7 ACF)

      Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. (2Re 2:15 ACF)

      E veio Judá com os seus irmãos à casa de José, porque ele ainda estava ali; e prostraram-se diante dele em terra. (Gen 44:14 ACF)

      E o rei no seu furor se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe estava determinado pelo rei. Tornando, pois, o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído prostrado sobre o leito em que estava Ester. Então disse o rei: Porventura quereria ele também forçar a rainha perante mim nesta casa? Saindo esta palavra da boca do rei, cobriram o rosto de Hamã. (Est 7:7-8 ACF)

      E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram. Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo. Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se. E chegou também Lia com seus filhos,e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se. (Gen 33:3-7 ACF)

      E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. (Mat 18:25-26 ACF)

      Porém, depois da morte de Joiada vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu. (2Cr 24:17 ACF)

      Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda. (Exo 18:7 ACF)

      Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou. (1Sm 24:8 ACF)

      E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. (2Sm 9:6 ACF)

      E a mulher tecoíta falou ao rei, e, deitando-se com o rosto em terra, se prostrou e disse: Salva-me, ó rei. (2Sm 14:4 ACF)

      Então foi Joabe ao rei, e assim lho disse. Então chamou a Absalão, e ele se apresentou ao rei, e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão. (2Sa 14:33 ACF)

      Então Joabe se prostrou sobre o seu rosto em terra, e se inclinou, e agradeceu ao rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra do teu servo. (2Sm 14:22 ACF)

      E, atravessando a barca, para fazer passar a casa do rei e para fazer o que bem parecesse aos seus olhos, então Simei, filho de Gera, se prostrou diante do rei, quando ele passava o Jordão. (2Sm 19:18 ACF)

      E Bate-Seba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei; e disse o rei: Que tens? (1Re 1:16 ACF)

      Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei Davi meu senhor para sempre. (1Re 1:31 ACF)

      E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu. (2Re 4:37 ACF)

      E Davi veio a Ornã; e olhou Ornã, e viu a Davi, e saiu da eira, e se prostrou perante Davi com o rosto em terra. (1Cr 21:21 ACF)

      Os gentios se prostrariam à Jerusalém:

      Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel. (Is 60:14 ACF)

      Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus. (Is 45:14 ACF)

      Josué se prostra perante um objeto santo:

      Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. (Jos 7:6 ACF)

      Hebreus se prostraram ao Senhor e ao Rei:

      Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei. (1Cr 29:20 ACF)

      Perceba que nesta passagem mostra justamente um ato parecido, porém com sentidos e razões diferentes: eles se prostram a Deus, para adora-lo, mas também ao Rei, para reverencia-lo. Deus em momento algum se enfureceu com aquilo.

      Objeções

      João se prostrou ao anjo e foi repreendido:

      E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. (Apo 22:8 ACF)

      Aqui perceba que claramente João deixa muito claro qual foi o ato dele: adoração. Ele se prostrou justamente para adora-lo, e foi repreendido pelo próprio anjo:

      E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22:9 ACF)

      O mal aqui não estava em se prostrar, mas em se prostrar para adora-lo. Compare o ato de João com os citados acima, como 1Cr 21, 16 em que Davi se prostra para o anjo e não é repreendido pelo mesmo.

      Cornélio se prostrou a Pedro e foi repreendido:

      E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At 10:25-26 ACF)

      Aqui acontece a mesma coisa: Cornélio se prostra para adora-lo e não simplesmente reverencia-lo, por isso foi repreendido. Compare com esse texto:

      E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (At 16:27-31 ACF)

      A diferença entre esse texto e o de cima fica clara: em um houve adoração, já no outro não. Paulo e Silas não repreendem o carcereiro, pois o que ele fez foi apenas um ato de respeito, uma suplica, um pedido em desespero, longe de ser uma adoração aos mesmos.

      Conclusão

      Quando prestamos devida reverencia aos ícones sagrados, estamos apenas mostrando um respeito pelo que eles representam e não adorando os mesmos como ídolos. Nem toda vez que nos prostramos, como ficou claro nesse texto, é um ato de adoração. Por isso a Igreja não repreende quando é realizado ao sacerdote, ao altar, a uma relíquia, ao ícone, etc.

      É óbvio que certas posições, como a genuflexão, é recomendada pela Igreja para somente ser feita a Deus, em um ato de adoração. Com o tempo se criou o costume de diferenciar os dois hábitos, ou seja, dobrando-se o joelho esquerdo com sentido de respeito, obediencia e submissão ao Rei, e para Deus, dobrando-se o joelho direito, significando um ato de adoração, o culto a Deus, pois, somente Deus é adorado[1]. Mas aos ícones e as pessoas importantes, devemos reverencia-los pelo que significam para nós e pelo o que são para nós, respectivamente.

      • Rosângela disse:

        Prá vc, Edimilson, os Dez Mandamentos – Êxodo 20. 1 a 17

        ATENÇÃO ESPECIAL AO Nº 2

        1 – Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

        2 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

        Bem, se Maria está no céu, então é erradofazer imagem com semelhança aela e se prostrar e adorar, assim como tb não seria correto, imagens com semelhança de Deus ou os anjos.
        Se Maria está na terra, assim como os apóstolos ou os homens que foram beatificados, tb seaplica esse mandamento.

        Agora, qual a dificuldade em entender esse trecho?
        3 – Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

        4 – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

        5 – Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

        6 – Não matarás.

        7 – Não adulterarás.

        8 – Não furtarás.

        9 – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

        10 – Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

    • nivaldo disse:

      Olha Edimilson, vc é um cara muito inteligente mas, por favor, desdenhar do Leandro chamando ele de “colecionador de versículos bíblicos” é de mais…se não colecionarmos os versículos, livros, ensinamentos da bíblia , vamos colecionar o que? os livros dos padres do primeiro século? por favor…E por fim caro amigo, me perdoe a ignorancia mas, porque é tão dificil se prostrar só diante de Deus, porque tenho que venerar ou lembrar de qualquer outro santo que não seja unicamente Deus por Jesus, porque é tão dificil cultuar só a Deus,voces querem fazer pior que os fariseus, querem meter nas costas dos fiéis um monte de imagens, teorias explicativas para cultuar, venerar ou sei lá o que, e por fim, voce pode se prostar diante de maria seja como admirador, ou sei lá o que dentro dessa teoria católica porque não existe uma imagem real de jesus, maria pedro… são pinturas inventadas, criadas pelos homens que não representa a verdadeira imagem, como voce defende um Deus adimirando uma figura que vc nem sabe se existe, tem umas fotos, imagens ou como queira chamar de cristo e outros santos que parecem umas bichas! voces estão loucos! tem imagem ou fotos que são horrorosas, que ro te ofender meu irmão mas não entendo esse desejo de ter tantas fotos, imagens e sei lá mais o que, onde bastaria adorar, venerar, adimirar, ter como ídolo, Deus por Jesus cristo.

  30. Estevis disse:

    Tbem sou professor de história, e concordo com a influencia romana,,pois o maior motivador da igreja foi São Paulo, que era romano e criou as diferenças entre o judaismo e o cristianismo…nem por isso deixa de ser verdadeira,,somente chegamos a conclusão que ela foi bem administrada

  31. Marcone Santos disse:

    Caro Gilson, voce fala que se eslarecesse suas dúvidas, mudaria de religião, como se isso fosse um grande prêmio para a Igreja Católica…Voce não se apega nem respeita a igreja que ora frequenta, pratica a livre interpretação da bíblia, buscando apenas o que lhe interessa e lhe dá meios de confundir. Cuidado, provocar confusão e dúvidas na cabeça das pessoas não é de quem segue a Deus, é atitude daquele outro que voces dizem que “tá amarrado”. Está é muito souto pelo que vemos, Deus lhe proteja sempre!!!

  32. Edipo disse:

    Meu professor de história, que é formado na USP, nos exclareceu bem quando disse que a Igreja primitiva não usava imagens em seu culto a Deus. Sabemos então que a influencia no uso de imagens vem com o surgimento do Igreja/Estado por Constantino, aliando assim, a religião do imperio romano com a crença cristã da igreja primitiva.

Deixe seu comentário